A próxima década trará desafios sem precedentes para o setor de saúde. Além de ameaças emergentes, como a pandemia da Covid-19, a população global não só está aumentando, mas também envelhecendo.
Felizmente, a transformação digital tem apresentado inovações tecnológicas que ajudam hospitais e clínicas a responderem aos novos desafios. A tecnologia, aliás, sempre foi uma grande aliada do setor de saúde, principalmente no que diz respeito aos processos cirúrgicos.
Agora, ela está provendo, também, soluções para melhorar a eficiência operacional, ajudando a reduzir a carga de trabalho administrativo e a otimizar os fluxos de trabalho.
A seguir, você vai conhecer algumas dessas tecnologias que estão ajudando a construir os hospitais do futuro. Continue a leitura!
Visão computacional
A visão computacional é definida como um campo de estudo que busca desenvolver técnicas para ajudar os computadores a “ver” e compreender o conteúdo de imagens digitais, como fotografias e vídeos.
Para isso, são utilizados algoritmos de Inteligência Artificial que processam imagens, identificam padrões e agrupam resultados semelhantes.
No setor de saúde, essa tecnologia está ajudando um número cada vez maior de médicos a diagnosticar melhor seus pacientes, monitorar a evolução das doenças e prescrever os tratamentos corretos.
Atualmente, os casos de uso mais difundidos de visão computacional estão relacionados ao campo da radiologia e imagem.
No entanto, essa tecnologia pode ser usada para diversos outros fins, como, por exemplo, para medir a perda de sangue durante uma cirurgia ou calcular o percentual de gordura corporal de pessoas por meio de imagens tiradas com câmeras convencionais.
Com o avanço da prática da telemedicina, a visão computacional deverá desempenhar um papel fundamental, ajudando os profissionais de saúde a chegarem a diagnósticos mais precisos de maneira muito mais rápida.
Machine Learning
Manter e atualizar registros é um dos processos administrativos mais demorados e caros do setor de saúde.
É verdade que a tecnologia desempenhou um papel essencial na facilitação do processo de entrada de dados. No entanto, a maioria das atividades ainda leva muito tempo para ser concluída porque precisa ser feita manualmente.
É aqui que entram os aplicativos de Machine Learning na área de saúde, os quais prometem economizar tempo, dinheiro e esforço. Por exemplo, métodos de classificação de documentos que usam máquinas de vetores de suporte e reconhecimento de OCR já estão em uso no mercado.
Com essas soluções, é possível, por exemplo, automatizar a elaboração de formulários que precisam ser enviados para as seguradoras de saúde.
Essa tecnologia permite capturar informações de diversos documentos, digitais ou impressos, e transportá-las para campos específicos, em um outro documento, de forma rápida e com alto grau de precisão.
Isso reduz significativamente a quantidade de trabalho manual, além de permitir um atendimento mais rápido e eficaz.
Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas tem um potencial tão grande para o setor de saúde que tem até seu próprio apelido: Internet das Coisas Médicas (IoMT).
Muitas dessas soluções são utilizadas para diagnóstico, tratamento e monitoramento, mas há também outras aplicabilidades muito importantes que ajudam na gestão e no monitoramento de ativos fixos e instalações.
Um bom exemplo é a solução Hospital Monitora, desenvolvido pelo Brain, o centro de inovação e negócios digitais fundado pela Algar Telecom.
Essa solução ajuda hospitais e clínicas a rastrear e monitorar ativos de alto valor, como cadeiras de rodas e respiradores.
Para isso, são adicionadas tags com sensores a cada ativo e, a partir de então, é possível saber exatamente onde eles estão a qualquer momento.
Por meio de uma plataforma amigável, que pode ser acessada em diversos dispositivos, como notebooks, tablets e celulares, é possível saber a localização e a disponibilidade de um ativo.
Dessa forma, em vez de andar por uma enfermaria procurando um monitor de frequência cardíaca ou outro equipamento médico, as equipes de saúde podem acessar o sistema de localização em tempo real e localizar rapidamente a máquina mais próxima.
Essa solução ainda traz outros benefícios, como a possibilidade de programação de alertas para mudança de localização, contagem de ativos por área, controle de equipamentos em manutenção, integração com sistemas hospitalares e dados sobre tempo de permanência por área.
Assim, é possível planejar melhores atendimentos durante uma emergência, garantindo a disponibilidade de equipamentos conforme a demanda de cada setor.
Convergência de tecnologias voltadas para o setor de saúde
As tecnologias estão permitindo que os médicos tomem as melhores decisões com mais rapidez do que nunca, bem como possibilitando uma gestão hospitalar mais eficaz.
Com a demanda por maior eficiência e insights, a convergência contínua de soluções tecnológicas se faz necessária.
Em suma, isso proporcionará elaborações de procedimentos mais eficazes e um melhor aproveitamento do tempo dos profissionais e dos recursos que hospitais e clínicas têm à disposição. Tudo isso se traduz em um atendimento muito melhor e na garantia da satisfação dos pacientes.
Agora você já conhece algumas tecnologias que estão transformando e modernizando o setor de saúde. Aproveite a oportunidade e saiba mais sobre o avanço do uso de ferramentas inteligentes na área da saúde!