Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

As vantagens do cloud para o setor de varejo

Algar Telecom | 24 de agosto de 2016

Mesmo que muitos não percebam, o cloud está cada vez mais inserido no cotidiano das pessoas, seja com as redes sociais ou com os e-mails. Todos já estão na nuvem. E o mundo corporativo não está fora dessa tendência. De acordo com estudos, em um futuro próximo, a grande maioria das empresas migrará todos seus sistemas para o cloud computing.

Elas têm buscado soluções que aumentem a segurança, a confiabilidade e a produtividade em suas operações, mantendo a satisfação dos usuários e o acesso facilitado. Os varejistas gradativamente têm percebido que isto pode otimizar a operação comercial, reduzindo o consumo de energia e os gastos com compras de hardwares e servidores, o espaço para alocação de um servidor interno na empresa e a diminuição no número de profissionais especializados em informática.

Com a mobilidade, é possível acessar seus sistemas e arquivos em qualquer computador, de qualquer lugar, otimizando recursos. Já a elasticidade é excelente para demanda variável, por exemplo, já que o sistema permite aumentar ou diminuir a quantidade de recursos utilizados para cada época do ano ou sempre que necessário. No entanto, ainda é preciso desmistificar alguns pontos sobre a ferramenta:

1 – A segurança dos dados

A computação em nuvem tem se desenvolvido cada vez mais nos últimos tempos, principalmente com relação à segurança dos dados. Além disso, as empresas estão investindo cada vez mais em criptografia e modernos sistemas de proteção. Atualmente, existem modernos protocolos de criptografia de dados e autenticação de acessos que controlam a entrada dos usuários no ambiente de armazenamento, além da alteração de qualquer dado disponibilizado nos locais. Havendo, até mesmo, uma política de logins e senhas, para garantir que os clientes tenham características que dificultem o acesso por pessoas não autorizadas.

2 – O valor da ferramenta

Uma das maiores vantagens do cloud é justamente a economia que ele gera em diversas áreas. Com esta ferramenta, não são mais necessárias as instalações de programas nem as licenças de softwares para cada máquina ou hardwares para armazenamento ou banco de dados. Os conteúdos ficam disponíveis na nuvem, e a preocupação com a atualização dos sistemas em cada máquina e a manutenção de datas centers fica por conta da empresa fornecedora da tecnologia. Desta forma, em médio prazo o cloud justifica o investimento inicial.

3 – A segurança das nuvens públicas

As nuvens públicas são administradas por um provedor e divididas com outras empresas. Obviamente, para escolher esse modelo de trabalho é preciso muita atenção ao fornecedor contratado. Se confiável, certamente ele está preparado para vulnerabilidades, pois os provedores de cloud estão sempre em busca das melhores práticas do mercado. Para se manterem competitivos, investem muito em segurança da informação.

Com a tecnologia da nuvem, o varejista pode se concentrar nas estratégias de venda e como rentabilizar seu negócio. E você, já adotou o cloud computing na sua empresa? Compartilhe conosco as suas experiências!

Elastic Cloud

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: