Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

As 10 novidades lançadas no The Next Web Conference

The Next Web Conference é um festival de tecnologia que reúne executivos internacionais de tecnologia, investidores de primeira linha e startups promissoras no compartilhamento de negócios e conhecimento. É um dos principais eventos tecnológicos do mundo, que reúne 15 mil participantes por dia e 3.500 empresas de diferentes países.

Neste ano, a conferência, realizada em Amsterdã nos dias 18 e 19 de maio, sediou uma competição de startups, com apenas 60 segundos de lançamento para convencer um júri de hackers experientes. Dez finalistas foram selecionados para apresentar suas criações e disputar um prêmio de 2 mil euros.

Para você se inteirar das novidades mais relevantes lançadas nesta edição, trouxemos um resumo com os finalistas. Confira.

1. Sensors.fun

Sensors.fun é para os admiradores de sensores. Trata-se de um diretório de contribuição colaborativa que não se limita apenas à área técnica, deixando os dados abertos a todos os usuários. Não há problemas se o usuário não conhece a linguagem ou não tem certeza de como usar a ferramenta. A ideia é acionar, neste novo espaço de networking, sensores com a visualização de dados à escolha.

2. SafeEvent.space

O SafeEvent.space busca atender ao objetivo final de um hackathon: explorar cada vez mais APIs (Application Programming Interface) de parceiros. O resultado é uma maneira fácil e eficiente para os funcionários do local saberem o que está acontecendo em uma sala sem que, para isso, tenha que estar lá. O SafeEvent.space foi criado para tranquilizar as preocupações de segurança dos espaços públicos. Com ele, os funcionários sabem se os locais estão superlotados ou se uma situação de emergência acabou de ocorrer, por exemplo. Além da segurança física, a privacidade também foi levada em consideração durante a criação. Foram incorporadas ao sistema as funções de emparelhar e possuir a informação que o cliente usou. Dessa forma, os usuários não precisam fazer logon em uma conta. O cliente possui os sensores e, portanto, não precisa se preocupar em ser hackeado.

3. Home Alone

Você já deve ter assistido ao filme “Esqueceram de Mim” e viu Kevin McCallister divertindo-se e protegendo sua casa de ladrões, depois que seus pais saíram para uma viagem, esquecendo-o para trás. No entanto, crianças no mundo real não são tão criativas e esquecer um filho pode ser considerado um dos maiores medos de qualquer pai e mãe. A tecnologia de Home Alone quer acabar com esse problema. O sistema permite aos pais, a distância, alertarem seus filhos quando é hora de acordar, jantar e qualquer outra atividade ao longo do dia. E, o mais incrível: com suas próprias vozes.

4. Rock-on.space

Com Rock-on.space, sensores permitem que você conheça a música, as pessoas e a vibração geral de um bar ou casa noturna, sem precisar entrar. Assim, você pode encontrar a balada certa, de acordo com o seu gosto e seus interesses. Basta um clique e você encontra a música que estava procurando, envia para o bar e cria um fim de festa perfeito.

5. Quickly.press

Com uma população idosa cada vez maior, os botões de pânico são cada vez mais necessários. O Quickly.press é um botão de pânico inteligente, que envia mensagens de texto e áudio, bem como a localização do GPS para qualquer pessoa que você quiser. É possível adicionar membros da família, do governo ou outros serviços e muitas outras configurações.

6. Toonbnb.host

O Toonbnb é uma maneira de os anfitriões do Airbnb pouparem dinheiro. Com ele, é possível economizar em contas de energia, por exemplo. O aplicativo desliga as luzes e os aparelhos que os visitantes possam esquecer acidentalmente. Mas também permite recompensar os hóspedes que forem conscientes com um reembolso equivalente ao custo de energia poupado.

7. Fifi

Fifi é um dispositivo inteligente para que tutores de animais de estimação possam fazer viagens aéreas com menos preocupações. Com ele, é possível monitorar movimento de calibração, temperatura e som do animal a partir de aplicativo no smartphone. Ele usa até GPS para rastrear a localização do animal, caso ele seja perdido.

8. Bike Buster

Em Amsterdã, o uso de bicicletas, assim como o roubo delas, é muito comum – o que não é diferente no Brasil. Por dia, são, em média, 311 bicicletas roubadas ou vandalizadas na cidade holandesa. A proposta do Bike Buster é diminuir esse número. Com ele, é possível criar um alerta do local de estacionamento da bicicleta. Quando for pegá-la novamente, basta tocar no aplicativo. Se a bicicleta estiver em outro local, o aplicativo envia um SMS e a localização atual do GPS.

9. Data Orchestra

A quantidade de informações que temos disponíveis hoje é inestimável. Você já pensou em interpretar todos esses dados de forma auditiva? Com a Data Orchestra, a cada valor de dados é atribuído seu próprio instrumento, transformando-os em belos sons e tons. O som é crucial para qualquer experiência e ajuda a nos comunicarmos melhor. Por que apenas ver os dados, se você pode ouvi-los? Agora,é possível, por exemplo, ouvir os visitantes do seu site e até mesmo transformar o toque do seu celular em dados.

10. Bikingdrunkis.fun

O Beer Proof Bike une duas paixões dos holandeses: cervejas e bicicletas. Assim, depois de algumas garrafas, é possível acionar na bicicleta sensores de assento que fazem com que ela ligue automaticamente as luzes de freio e também o GPS para ajudá-lo a se localizar. Se você desistir depois de alguns quarteirões, é possível apertar um botão que envia as coordenadas de GPS para que você possa encontrar a bicicleta no dia seguinte.

Este foi o vencedor do grande prêmio da batalha de hackers deste ano. “O Beer Proof Bike mostrou que, ao treinar um AI com o conjunto de dados certo e misturá-lo com tecnologias contextuais e serviços de notificação, você pode resolver problemas comuns com ciclismo na Holanda. Melhorar a segurança ao longo do caminho é uma grande vantagem”, disse Sam Wierema, Senior Developer da MessageBird.

Gostou de conhecer as novidades lançadas no The Next Web Conference 2017? Quais delas você acha que podem impactar no futuro da web e da tecnologia? Deixe sua opinião nos comentários.

Receba informações e dicas exclusivas em TI e Telecom, assine nossa Newsletter:

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: