Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

7 transformações que Cloud Computing pode promover no seu negócio

Veja algumas mudanças de impacto que a nuvem traz na rotina da sua empresa

09/maio
Cristina Cruz

Com o advento da mobilidade no ambiente corporativo, é praticamente impensável uma empresa não contar com o serviço de cloud computing hoje em dia. Não só como uma ferramenta tecnológica que traz praticidade e segurança para os dados, mas também como uma forma de reduzir custos com infraestrutura e ter o potencial de unir equipes em projetos colaborativos, nos quais várias pessoas podem editar e contribuir com sua parte, desde que tenham acesso.

Já falamos algumas vezes por aqui sobre como ferramentas totalmente digitais podem afetar sua produtividade e quais são os erros mais comuns ao implantar a nuvem. Nesse artigo, vamos listar algumas transformações que a nuvem pode trazer para sua empresa, em diversos setores. Com isso, queremos que você veja como é importante contar com essa ferramenta, dentro de seu orçamento e demanda, e qual a melhor forma de explorá-la.

Receba informações e dicas exclusivas em TI e Telecom, assine nossa Newsletter:

1. Modelos de cloud computing sob medida e adaptado à sua equipe

Com diversos segmentos de empresas adotando a tecnologia em suas rotinas e espaços, as provedoras de serviços de nuvem precisam pensar em modelos específicos e que se adaptem a cada tipo de empresa. Isso pode ser muito benéfico para a equipe, pois a ferramenta, desde que tenha as características adequadas, como o espaço de armazenamento, tem o potencial de ajudar a alinhar os resultados, criar documentos específicos para cada tipo de negócio, aumentar os recursos de acordo com a demanda e junção com ferramentas adicionais que se adequem às atividades de cada empresa. Todos esses fatores mudam a rotina e a organização das equipes e facilitam o acompanhamento pelos gerentes.

2. Nuvem aliada a aplicações de análises e produção online

Uma das grandes inovações atuais é o Big Data, que está convergindo com as tecnologias em nuvem para potencializar a análise de dados, já que eles estão cada vez mais complexos. Com a crescente mobilidade, essas possibilidades analíticas se estendem a qualquer hora e lugar, acompanhando o ritmo de sua equipe. Isso muda a perspectiva do business intelligence da sua empresa, que passa a funcionar em uma convergência de nuvem, mobilidade e big data, e cria oportunidades de aplicações integradas. Além disso, há serviços, como o Microsoft Office 365, que funcionam totalmente em nuvem e possuem todos os programas já conhecidos e utilizados no seu computador ao seu alcance, como Word, Excel e Power Point, o que torna suas atividades rotineiras muito mais rápidas.

3. Custos com infraestrutura de TI caem visivelmente

Com tudo operando na nuvem, sua empresa não precisa mais gastar com grandes estruturas de data centers, servidores e até mesmo energia elétrica para manter tudo isso funcionando, já que os documentos, arquivos e dados passam a estar em bancos virtuais. Para garantir essa disponibilidade, é preciso contratar um serviço de cloud computing adequado e fazer uma transferência de tudo o que existe no negócio para esse ambiente. Ao longo do tempo, o processo torna-se natural, facilita as rotinas e simplifica o acesso de toda a equipe a projetos colaborativos. Assim, seus gastos com projetos de TI diminuem e são transferidos para outras necessidades.

4. Sua equipe ganha em produtividade e praticidade

Quando os documentos estão organizados na nuvem e os acessos funcionando perfeitamente, sua equipe de TI deixa de ficar sobrecarregada com problemas de servidores, sistemas e informações perdidas. Todos os seus funcionários passam a trabalhar de forma sincronizada, com os arquivos disponíveis de forma otimizada e efetiva. Isso aumenta a produtividade, consequentemente, os resultados tornam-se positivos e diminuem as dores de cabeça, o que possibilita aos gerentes focar em novas estratégias de crescimento e novos projetos.

5. Flexibilidade para adequar o serviço às demandas

O conceito de cloud computing tem sido tão bem aceito que o serviço já está sendo oferecido de forma mais flexível. Mas o que muda? Além de poder contratar uma plataforma para gerenciar seus arquivos e dados na nuvem, a versão 2.0 permite ao empresário aumentar ou reduzir a quantidade de recursos contratados a qualquer momento, tais como espaço, ferramentas de gestão de documentos e remanejamento de informações. Assim, no caso de uma necessidade maior de espaço ou um evento ocasional que demande alguma alteração nas configurações, basta acessar sua plataforma de cloud, de forma ágil e simples, e mudar o que for necessário. Dentro de pouco tempo, você terá seus novos recursos disponíveis, bem diferente do que aconteceria no caso de alteração de servidor local ou mudança em data center, que poderia atrapalhar a rotina da empresa e dependeria de suporte da infraestrutura.

6. Mobilidade e possibilidades de acesso de qualquer lugar

Com todos os recursos, ferramentas, documentos e dados na nuvem, você pode trabalhar de qualquer lugar, sem estar preso à necessidade de acessar o servidor físico da empresa. Além disso, se sua equipe está espalhada em várias localidades, os funcionários têm maior liberdade para compartilhar arquivos, trabalhar juntos e carregar projetos, apresentações e dados importantes para qualquer lugar. O risco de se perder algum documento também é menor e o acompanhamento da produtividade torna-se mais prático.

7. Segurança e disponibilidade para suas informações

Mesmo com tantas vantagens e sobressaindo-se em relação aos recursos não-virtuais, ainda há muitos gerentes e empresários que têm receio de transferir seus dados para a nuvem. Mas é importante ressaltar que o método é seguro e há diversos modelos de ferramentas, basta escolher a que você mais confiar e constatar como mais adequada. Uma das formas de se adotar o cloud é um modelo no qual há alguns arquivos que ficam ainda salvos localmente, enquanto outros são totalmente transferidos para a nuvem. Outro caso é o salvamento em cloud, mas que mantém cópias locais dos documentos na empresa. Por isso, é importante estudar as opções e contratar o serviço mais adequado para suas necessidades.

Como as empresas estão cada vez mais ingressando em ambientes virtuais e adotando ferramentas para facilitar o compartilhamento de informações, é certo que o cloud computing vai ganhar mais espaço e novos modelos podem surgir. Na sua empresa, você adota a nuvem? O que você percebe de mudanças na sua rotina? Conte pra gente e continue acompanhando nossos conteúdos.

Cloud Computing

 

Deixe seu comentário