O dinamismo do mundo de hoje e a alta concorrência nos mais variados mercados fizeram com que a importância da inovação se tornasse praticamente um consenso. Mas, na maioria das vezes, por terem um modelo de negócio mais tradicional, diversos processos e um número alto de colaboradores, o caminho percorrido para chegar à inovação em grandes empresas costuma apresentar alguns obstáculos.
Entretanto, fique sabendo que as médias e grandes empresas, por meio de um bom planejamento e da implementação de certas mudanças, são plenamente capazes de inovar. Ao aproveitar todo o seu potencial e seguir alguns passos importantes, é possível superar as dificuldades desse percurso.
Continue lendo e confira quais são os elementos primordiais para a inovação em grandes empresas acontecer e passar a fazer parte do negócio e do cotidiano de gestores e colaboradores.
Cultura voltada à inovação
A inovação em grandes empresas depende diretamente de profundas mudanças na cultura organizacional. Afinal de contas, é necessário criar um ambiente propício ao desenvolvimento de novas ideias e não apenas esperar que elas surjam espontaneamente, de uma hora para outra.
Esse processo de mudança cultural precisa acontecer de cima para baixo, ou seja, deve começar com a liderança e os gestores. Isso não quer dizer que apenas os líderes devem fazer parte da inovação nas grandes empresas, pois todos os níveis devem participar e abraçar essa cultura.
O motivo de o processo ter que seguir essa direção é evitar que os gestores barrem possíveis inovações sugeridas pelos colaboradores. Enquanto líderes, eles devem compreender a importância da inovação e, acima de tudo, incentivar as iniciativas dos demais profissionais da empresa, fazendo com que eles se sintam confiantes e motivados.
Inovação em grandes empresas: aprendendo com as startups
Quando se fala sobre inovação, a palavra startup costuma vir a nossa mente quase que automaticamente. Esse tipo de empresa é formado por profissionais com perfil empreendedor, que estão em busca de um modelo de negócios escalável, e com processos bem diferentes dos modelos mais tradicionais.
O que algumas pessoas ainda não sabem é que a inovação em grandes empresas pode acontecer seguindo os mesmos estágios de evolução de uma startup. O primeiro estágio se trata de encontrar possíveis soluções para um problema. Na fase seguinte, é preciso testar as várias possibilidades e fazer validações.
Já o terceiro estágio se refere ao crescimento, portanto, é a hora de definir o melhor canal de vendas e ajustar o produto de acordo com as necessidades do cliente para impulsionar seu crescimento. Por fim, os processos precisam ser estruturados, juntamente com a contratação de pessoas, para garantir um negócio escalável e de qualidade.
Todos devem estar envolvidos
Depois de abordar a questão cultural e os processos que permitem que a inovação em grandes empresas aconteça, é necessário falar sobre as pessoas, o elemento chave de todo o processo de mudança e da concretização das novas ideias.
Primeiro, vale a pena ressaltar que a inovação em grandes empresas não depende necessariamente da contratação de novos profissionais. Isso porque, muitas vezes, os inovadores já fazem parte das equipes da empresa. Portanto, eles só precisam ser motivados e ter espaço para inovar.
Em segundo lugar, todas as áreas da empresa e os diferentes níveis hierárquicos devem estar envolvidos em todo o processo. Para isso, o investimento em soluções de comunicação unificada é crucial para a troca de ideias a qualquer momento e de qualquer lugar.
Quer saber mais sobre inovação em grandes empresas? Conheça os 5 obstáculos que impedem novas iniciativas!