As Olimpíadas são um evento esportivo mundial que ocorre a cada quatro anos, reunindo atletas de diversos países em competições de várias modalidades. A primeira edição moderna aconteceu em 1896, em Atenas, inspirada nos jogos antigos realizados na Grécia.
Toda a competição tem um enorme impacto global, promovendo a união entre os povos e celebrando o espírito esportivo. Além disso, elas incentivam a prática de esportes e o desenvolvimento de atletas ao redor do mundo.
Em 2024, vamos ter uma nova edição do evento, que será em Paris. Pensando nisso, separamos um guia completo sobre o que você precisa saber sobre as Olimpíadas e o que esperar para esse ano. Continue na Algar e confira tudo sobre!
Quais são as modalidades olímpicas para 2024? Tem novas modalidades?
Para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, estão planejadas diversas modalidades esportivas. Além das modalidades tradicionais, haverá a inclusão de 2 novas modalidades, algumas das quais foram adicionadas para tornar os jogos mais atrativos e inclusivos. Aqui estão algumas das modalidades confirmadas e novas para 2024:
- Aquáticos (natação competitiva, artística, maratona aquática, saltos ornamentais e polo aquático);
- Atletismo;
- Badminton;
- Basquete e Basquete 3×3;
- Boxe;
- Breaking (nova modalidade);
- Canoagem de velocidade e slalom (nova modalidade);
- Ciclismo (BMX freestyle, BMX Racing, de estrada e de pista);
- Escalada esportiva;
- Esgrima;
- Futebol;
- Ginástica artística, rítmica e de trampolim;
- Golfe;
- Handebol;
- Hipismo (adestramento, salto e concurso completo);
- Hóquei;
- Judô;
- Levantamento de peso;
- Luta greco-romana e estilo livre;
- Pentatlo moderno;
- Remo;
- Rugby e Rugby sevens;
- Skate;
- Surfe;
- Taekwondo;
- Tênis;
- Tênis de mesa;
- Tiro com arco;
- Tiro esportivo;
- Triatlo;
- Vela;
- Vôlei de quadra e de praia.
Quando começam as Olimpíadas 2024? Qual o cronograma para o evento?
As Olimpíadas de 2024 começam em 26 de julho e vão até 11 de agosto. Durante esse período, haverá uma sequência intensa de competições, começando com as fases eliminatórias e culminando nas emocionantes finais.
Veja também 4 produtos da Algar Telecom para você ter na sua casa!
Como é a estrutura das competições?
As competições são organizadas para garantir que cada esporte tenha suas próprias eliminatórias, semifinais e finais. Isso faz com que seja uma experiência emocionante tanto para os atletas quanto para os espectadores. Com isso, elas são divididas da seguinte maneira:
- Eliminatórias: na fase inicial, todos os competidores participam para avançar às próximas etapas. Em alguns esportes, como atletismo e natação, as eliminatórias determinam os participantes das semifinais e finais;
- Semifinais: os melhores desempenhos das eliminatórias avançam para as semifinais, na qual competem por uma vaga nas finais. Este estágio é crucial para definir os finalistas e pode incluir várias rodadas, dependendo do esporte;
- Finais: nas finais, os atletas que se destacaram nas semifinais competem pelo pódio, disputando as medalhas de ouro, prata e bronze. As finais são o clímax das competições olímpicas, com alto nível de expectativa e emoção.
Dessa maneira, essa estrutura não apenas oferece um caminho claro para os atletas alcançarem o sucesso e também proporciona uma experiência mais interessante para o público, deixando-o mais engajado e animado para conferir o restante da competição.
Participação do Brasil nas Olimpíadas
A participação do Brasil nas Olimpíadas é marcada por uma presença constante desde 1920, com um histórico de conquistas significativas em diversas modalidades esportivas. O país já conquistou várias medalhas ao longo dos anos, destacando-se especialmente em esportes como vôlei, futebol, judô e natação, alcançando reconhecimento internacional.
Durante 23 edições dos Jogos Olímpicos de Verão, o Brasil acumulou um total de 150 medalhas: 37 de ouro, 42 de prata e 71 de bronze. Nas Olimpíadas de Inverno, o país competiu em nove edições, mas ainda não conquistou medalhas em nenhuma delas.
Entenda mais sobre qual a importância da segurança na internet + como proteger!
O que esperar do Brasil na próxima edição das Olimpíadas 2024?
Por mais que seja difícil ter uma previsão de como serão os resultados, podemos ter uma expectativa. Segundo algumas análises, o Brasil está bem posicionado com pelo menos sete oportunidades de conquistar medalhas de ouro:
- Gabriel Medina no surfe;
- Rebeca Andrade na ginástica, com destaque especial para o salto;
- Bia Ferreira no boxe;
- Ana Patrícia e Duda no vôlei de praia;
- Rayssa Leal no skate;
- Mayra Aguiar no judô;
- Martine Grael e Kahena Kunze na vela.
Onde posso assistir às Olimpíadas?
Quer acompanhar todos os dias deste evento emocionante? Para vivenciar cada momento das Olimpíadas, a Algar oferece duas opções de produtos ideais para você! Por aqui, você tem a chance de escolher a que mais cabe com o seu gosto e ainda aproveitar os dias de Olimpíadas. Confira:
- Globoplay: tenha acesso à cobertura completa dos Jogos Olímpicos por um preço acessível, perfeito para assistir em dispositivos móveis ou smart TVs. Você pode adquirir Globoplay diretamente pelo nosso site clicando aqui. Também oferecemos um passo a passo de ativação, e você pode comprar apenas este produto, sem a necessidade de contratar outros serviços da Algar.
- Sky: com a Sky, você pode sintonizar nos canais dedicados aos Jogos Olímpicos, garantindo uma experiência completa na sua televisão. Adquira Sky e desfrute da cobertura completa dos jogos diretamente pelo nosso site clicando aqui.
Ambas as opções proporcionam uma cobertura de alta qualidade das competições olímpicas, assegurando que você não perca nenhum momento importante. Não perca tempo e acompanhe de perto e apoie nossos atletas brasileiros nessa jornada de superação e conquistas.
Gostou do conteúdo e quer conferir mais? Navegue mais pelo nosso blog e confira outros conteúdos. Até a próxima!