Como o vendedor pode evitar golpes na Black Friday? 7 dicas

Escrito por humanos

Conhecida mundialmente, a Black Friday é uma época de vendas e uma ótima oportunidade para crescimento. Todo vendedor deve aproveitá-la ao máximo para garantir boas vendas, mas é preciso muito cuidado para se proteger e evitar golpes na data.

Nessa época, há uma diversidade de fraudes e tentativas de fraudes, principalmente na internet — onde a maioria das compras se concentra. Por isso, saber se prevenir contra esses golpes é a melhor maneira de combatê-los e tornar as suas vendas mais protegidas, para te guiar listamos 7 dicas para proteger vendedores de golpes na Black Friday. Confira!

1. Conheça os tipos comuns de golpes

Há diversos golpes comuns na Black Friday, como phishing, fraudes de pagamento dos mais variados e até mesmo ofertas falsas, feitas tanto para vendedores quanto para o público geral. Conhecer esses golpes é a primeira forma de evitá-los, veja mais sobre cada um: 

  • Phishing: um dos golpes online mais antigos do mundo, onde o golpista cria um link falso se passando por uma instituição confiável. Com isso, solicita dados para roubá-los ou utilizá-los para roubar outros recursos, como dinheiro;

  • Fraudes em pagamento: ocorrem em cartões de crédito clonados ou pagamentos que não foram autorizados, mas o golpista engana o vendedor e o convence de que, na verdade, a transação foi realizada. Atualmente, o golpe também pode ocorrer via PIX;

  • Ofertas falsas: ofertas de produtos que parecem realmente imperdíveis, mas são golpes onde muitas vezes o cliente lesado não recebe nada ou recebe um produto falso. Vendedores também devem prestar atenção para não serem vítimas. 

Ao conhecer mais cada uma dessas modalidades de golpes, você, vendedor, torna-se mais apto para evitá-los e proteger a segurança das suas vendas.

2. Verifique a autenticidade das ofertas

Certas dicas práticas auxiliam a ver a autenticidade das ofertas e, com isso, evitar golpes. Uma delas é comparar sempre o preço do produto durante a Black Friday com seu histórico e com outros concorrentes. Preços excepcionalmente abaixo dos praticados no mercado podem indicar problemas.

3. Invista em segurança digital

Para os vendedores, é muito importante ter um site com todos os elementos de segurança digital já prontos para serem utilizados. Esses elementos de segurança são simples, mas extremamente importantes para manter a compra do seu cliente e o seu lucro com as operações longe das mãos de cibercriminosos. Para isso, é válido:

  • Implementar HTTPS para garantir a segurança, a criptografia do site e a integridade dos dados; 

  • Utilizar sistemas de pagamentos de qualidade, que são confiáveis e que protejam as transações; 

  • Manter seus softwares de segurança e estrutura de TI atualizados, fazendo uma varredura antes da Black Friday. 

De certa forma, cuidar da segurança de suas vendas é também uma forma de vender mais na Black Friday. Afinal, uma loja com boa reputação, atrai mais clientes e, consequentemente, gera mais retorno financeiro.

4. Treine sua equipe

Uma equipe bem treinada capaz de aplicar todas as medidas de segurança, realizar checklists e garantir a proteção do seu negócio não só durante a Black Friday, como em todas as épocas do ano.

Para isso, faça treinamentos sobre as possíveis plataformas de venda, sistemas de pagamentos e busque informações para reconhecer golpes, movimentações e transações suspeitas. Esses pequenos cuidados e práticas podem proteger a sua loja de ser um alvo fácil de fraudadores. 

5. Comunique-se com seus clientes

Ter uma comunicação transparente e demonstrar confiança para seus clientes é uma das melhores maneiras de evitar fraudes envolvendo a sua empresa. Práticas de phishing, onde o seu negócio é utilizado como isca, podem prejudicar bastante a sua reputação.

Informe seus clientes sobre os principais golpes do mercado e como reconhecer operações suspeitas e fraudes. Também considere criar um canal de comunicação que seja eficiente, como informes via e-mail ou canais no WhatsApp.

6. Monitore transações suspeitas

Durante toda a correria de uma Black Friday, muitos processos padrões acabam sendo deixados de lado. Um deles, é monitorar em tempo real operações suspeitas e padrões que possam indicar algum tipo de fraude.

Para isso, existem ferramentas dedicadas que geram e analisam diferentes relatórios. O seu próprio sistema de pagamento é uma ótima fonte para a verificação e certamente pode revelar muito mais do que parece à primeira vista. Fique de olho em cada uma das operações, especialmente naquelas que envolvem ticket médio elevado ou compras de alto valor. 

7. Contrate os serviços de segurança da Algar Telecom

A Algar Telecom, além de oferecer um serviço de internet banda larga de qualidade, ainda disponibiliza serviços de segurança incríveis que tornam a sua Black Friday mais protegida. Nosso pacote de serviços de cibersegurança inclui diversos modelos — entre nossas soluções, estão: 

  • Anti-DDoS: evita ataques de DDoS contra os servidores de sua empresa;

  • SIEM: monitoramento global de sistemas de segurança;

  • MEDR: monitoramento, análise e vigilância de dados para evitar ataques;

  • SOC: gestão inteligente que dá estabilidade e evita que a empresa fique fora do ar;

  • SD WAN: traz segurança para o trabalho remoto e melhora o desempenho da rede. 

Como aproveitar a Black Friday para melhorar a estrutura de TI da sua empresa?

Com a Algar, você pode ter o serviço de estrutura de TI completo e eficiente, que torna a sua empresa mais capaz de se integrar e implementar sistemas de tecnologia. Aproveite a ocasião da data para adquirir e/ou indicar nossas soluções para sua empresa e faça como mais de 200.000 empresas que confiam na Algar Telecom em todo o Brasil.

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