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18/set
Cristina Cruz
Três grandes passos para a transformação digital da sua empresa

O norte-americano Bill Gates, um dos mais admirados gênios da informática e da gestão de grandes empresas, atribui o sucesso no mundo corporativo àqueles que não possuem receio de ousar: “A única forma de atingir um cenário super positivo é através de uma grande inovação. A inovação realmente muda o jogo”.

O mundo muda a cada dia. Com as constantes produções tecnológicas, transformam-se também o modo de fazer negócios, de se relacionar com seus clientes, de atrair novos investimentos e de alavancar o reconhecimento de sua marca. Mas por trás de todos esses resultados, é necessário aplicar uma gestão estratégica da empresa, com inteligência suficiente para saber aproveitar o que de mais interessante a tecnologia dispõe.

Para isso, é impossível ignorar as potencialidades oferecidas pelas ferramentas digitais. A transformação digital é um conceito necessário de ser entendido por qualquer gestor atento às novas condições do mercado. Utilizar os softwares coerentes no dia a dia da corporação é sinônimo de uma considerável redução de erros, mão de obra, custos, protocolos e tantas outras dores de cabeça.  

Mesmo as empresas mais presas ao passado utilizam de algum nível de digitalização em seus negócios. No entanto, muitos ainda deixam de usufruir todas as potencialidades que poderiam, facilmente, otimizar seu tempo, lucro e serviço. Mas, por onde começar?

Até mesmo um manager disposto a transformar sua empresa digitalmente pode se sentir confuso diante de tantas ferramentas disponíveis. Esse guia vai explicar, então, o que é a transformação digital, como é possível reconhecer o que de melhor a tecnologia lhe oferece para aplicar à realidade da sua empresa e, por fim, como colocar em prática esses novos aliados.

O que é digitalização e o que ela traz de positivo?

A transformação digital é um termo empregado para a passagem inteligente dos processos empresariais antes feitos de forma analógica (física) para um meio digital. Na prática, é tornar mais simples, automático, cômodo e otimizado. 

Tudo pode ser contemplado por meio da digitalização, desde ações simples (programar as escalas de férias dos funcionários) até soluções grandiosas capazes de potencializar lucros e evolução dos produtos (utilização de conceitos como Big Data, Internet das Coisas e Blockchain).

Ao todo, estima-se que haja 11 bilhões de dispositivos móveis conectados à internet ao redor do planeta. Isso rompe barreiras geográficas e se apresenta como uma globalizada fonte de opções a ser trabalhadas. Ferramentas permitem que você visualize a operação da sua própria empresa, estando em qualquer lugar do mundo.

Engana-se quem acredita que isso se aplique apenas a empresas de tecnologia. Todos os segmentos (agronegócio, indústrias, bancos, atacados etc) estão propensos a evoluir com esta nova realidade.

  • Identifique a realidade de sua empresa

O primeiro passo para transformar sua empresa digitalmente é identificar em qual estágio de avanço ela se encontra. Geralmente, as organizações podem ser classificadas em quatro fases digitais. Na primeira e mais carente de desenvolvimento, encontram-se as corporações com alta adesão dos processos analógicos e resistência do grupo gestor a investir em novos instrumentos. As ferramentas são denominadas imaturas. Nesses casos, o departamento de TI tem pouca visibilidade e integração com as demais áreas. Para melhorar o serviço, os gestores de TI precisam estreitar relações para definir em conjunto novas aplicações tecnológicas.

Em segundo estágio, existem os ambientes que já estão em processo prático de implementação de suas tecnologias, mas que contemplam baixa interação entre os departamentos. Para modificar esse cenário, os líderes precisam promover ações que ampliem o diálogo da TI e demais setores.

O terceiro quadrante de desenvolvimento é quando o departamento de TI é altamente integrado aos demais setores. No entanto, as tecnologias utilizadas não atendem às expectativas da empresa. Nesse caso, os gestores devem solicitar estudos de aplicabilidade de novas tecnologias.

As empresas mais desenvolvidas e que atingiram o grau máximo de transformação digital são aquelas onde são empregadas tecnologias altamente eficientes, aliadas a uma harmoniosa interação entre TI e os demais departamentos. Colaboradores de empresas nesse estágio tornam-se mais engajados com a corporação, incorporando conceitos como a mobilidade.  

  • Proponha resultados

A digitalização é uma facilitação de processos, não uma complicação. Antes de realizar qualquer mudança e investir em determinada ferramenta, é preciso conhecer quais pontos da cadeia produtiva de sua empresa são frágeis e devem ser desenvolvidos.  

O plano de digitalização precisa partir de uma questão inicial que responda quais resultados você quer atingir no curto, médio e longo prazo. Responder a essa pergunta é essencial para te dar um norte sobre quais atuais processos adotados estão indo contra as suas diretrizes de evolução e precisam ser remodelados.

Mesmo que cada empresa tenha uma realidade específica, existem fatores compartilhados por todas que devem ser levados em conta, que passam por estratégias de redução de custos, melhoria da produtividade e integração de todos os agentes da escala produtiva.

3 – Descubra as ferramentas

Com as metas bem estabelecidas, é hora de identificar quais ferramentas, de fato, otimizarão a gestão de seu serviço. Nesse ponto, é importante estar aberto a tudo e ir atrás dos mais variados recursos tecnológicos. Cada ferramenta digital pode ter uma aplicação objetiva dentro da realidade corporativa, basta conhecer suas possibilidades.

Algumas das maiores queixas dos gestores estão relacionadas à redução de custos de operação, melhoria de performance, agilidade e segurança. E para cada problema identificado na gestão, é possível que já exista uma ferramenta digital para solucioná-lo. Tais como:

Office 365

A mobilidade é um conceito que, após ser introduzido no mundo corporativo, vem beneficiando e auxiliando as empresas a alcançarem suas metas. Afinal, quem consegue viver sem ter acesso remoto à internet, arquivos e dados hoje em dia? Atualmente, a comunicação longe do desktop ou do escritório é vital para diversos profissionais.

Atualmente, já existem ferramentas que tornam isso possível. É o caso do Office 365. Lançado no Brasil em 2013, a solução funciona com o conceito de SaaS (software as a service) e oferece, além da facilidade de poder acessar documentos a partir de qualquer computador conectado à internet, uma série de vantagens para quem trabalha com equipes grandes.

Cloud Computing

Não só como uma ferramenta tecnológica que traz praticidade e flexibilidade para os usuários, o Cloud Computing também funciona como uma maneira de reduzir custos, já que os valores de infraestrutura, energia e instalação são usados no modelo de pagamento conforme o uso.

Além disso, todas as empresas prezam a proteção de seus arquivos, portanto, é importante mencionar a questão da segurança. Para proteger seus dados, há o backup na nuvem, que cria cópias de arquivos, mantendo-os seguros mesmo que haja qualquer tipo de problema com o HD ou exclusão de arquivos de origem.

O acompanhamento e o controle avançado de aplicações e componentes do negócio, tais como banco de dados, aplicações e middlewares também são essenciais para grandes empresas. O Max Monitor pode ser utilizado como gatilho para notificações, automações de elasticidade, parâmetros para definição e acompanhamento de tendências e tomadas de decisões técnicas e de negócio, além de ser capaz de reduzir as interrupções na rede, detectar, diagnosticar e resolver rapidamente problemas de desempenho, prever e criar relatórios de capacidade automatizados, evitando impactos no ambiente tecnológico da empresa, e auxiliar nos processos de tomadas de decisão, de acordo com relatórios do ambiente de rede.

Videoconferência

As reuniões por videoconferência são importantes no processo de transformação digital das empresas. Além da diminuição dos deslocamentos, que rende aumento de custos e perda de produtividade, a videoconferência faz com que as equipes de trabalho consigam produzir mais sem a existência de tantas interrupções longas e cansativas. A consequência natural é uma gestão melhor do tempo, que permite a realização de mais reuniões, sempre que se fizerem necessárias para o processo de tomada de decisões.

Link Dedicado

Manter a conexão com a internet, sem interrupções e com uma velocidade satisfatória é essencial para que todas as ferramentas citadas tenham bom funcionamento, garantindo também a fluência dos processos da empresa. Para isso, é essencial que as corporações contem com link dedicado, que garanta alta velocidade, confiabilidade e conexão permanente.

Além disso, com o cloud computing cada vez mais robusto, o link dedicado tem sido a aposta das empresas, que viram nele a oportunidade de armazenar todos os dados, sem a necessidade de comprar um servidor, ou seja, reduzindo custos.

Essas são algumas amostras do vasto universo tecnológico disponível para o andamento empresarial. O estudo correto da tecnologia faz com que o empresário consiga abandonar até mesmo operações já consagradas, como o pacote Office, e descubra alternativas que aumentem seu desempenho com menor custo.

As possibilidades são ilimitadas. Empresas que antes tinham problemas extremamente difíceis de serem resolvidos agora têm, em mãos, oportunidades simples de solução.

Hosting e Colocation

É essencial que todas as empresas mantenham seus dados, serviços ou mesmo ativos armazenados, protegidos, replicados e disponíveis em um Datacenter seguro que garanta especialização e ganho de escala, melhorando a qualidade, velocidade e padronização dos serviços.

Para isso, as soluções de Hosting e Colocation da Algar Telecom oferecem recursos exclusivos em um ambiente seguro e de alta disponibilidade para hospedar aplicações, ativos e soluções de TI, onde as tarefas de manutenção e funcionamento são de responsabilidade da operadora, enquanto o cliente direciona seu foco ao negócio e à inovação.

Outras dicas importantes

Escolha bem seus parceiros – O ideal é que todas as escolhas de investimentos sejam feitas em um trabalho bem alinhado com sua própria equipe de TI e empresas de consultoria ou venda de softwares. A relação deve ser muito mais que de cliente-fornecedor, mas de parceiros em busca de um mesmo objetivo de atingir resultados eficientes.

Lembre-se do cliente – Além de facilitar aspectos técnicos e administrativos da corporação, digitalizar modifica diretamente a relação de exposição de seu produto e, consequentemente, a forma de interação com seus clientes. É possível conhecê-los melhor e ter mais subsídios para agradá-los. Digitalizar seu negócio deve servir para que, no fim, você conquiste e fidelize mais pessoas. Opte por ferramentas que te propiciem monitorar redes sociais, explorar o marketing de precisão, simplifique as vendas, abra feedbacks com seu público e faça com que ele contribua para o desenvolvimento de seu serviço.   

Engaje sua equipe e prepare o ambiente – Transforme a digitalização em um lema de sua empresa e deixe que todos participem ativamente desse processo. Envolva  todos os colaboradores no processo. Isso vai aumentar significativamente os resultados. Não adianta ter grandes tecnologias em desenvolvimento sem colocar os colaboradores a par de seus benefícios e processos.

E você, conseguiu identificar em qual estágio de digitalização sua empresa se encontra? Lembre-se de que estamos na era da informática e é impossível ignorar todos os seus benefícios no universo corporativo.

Reúna sua equipe, estude sua empresa, informe-se sobre as novas ferramentas no mercado e descubra como potencializar o desenvolvimento de sua empresa. A Algar Telecom pode ajudar no processo de transformação digital da sua empresa, conheça nossos produtos: https://compre.algartelecom.com.br/

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