Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

TIC: como micro e pequenas empresas podem se beneficiar?

Algar Telecom | 13 de abril de 2020

TIC nada mais é do que a abreviação de Tecnologia de Informação e Comunicação, que inclui todos os recursos tecnológicos responsáveis por oferecer novos meios de se comunicar e otimizar diversos processos.

Falando assim, parece que TIC é algo feito apenas para as empresas grandes. Mas fique sabendo que isso é um mito.

As micro e pequenas empresas não só podem como devem investir em transformação digital. Afinal, ferramentas tecnológicas ajudam a solucionar problemas, aumentar o desempenho e garantir melhores resultados.

Continue lendo para conhecer os benefícios da TIC e algumas sugestões de aplicação que trazem impactos positivos!

Por que os pequenos negócios devem apostar em transformação digital?

Alguns empresários ainda resistem às soluções tecnológicas por pensar que é preciso ter um orçamento alto para investir em TIC. Em primeiro lugar, você precisa saber que a maioria das ferramentas não exige um investimento alto e, ao mesmo tempo, ajuda a reduzir custos.

Além disso, o retorno é praticamente imediato. Isso porque elas automatizam processos e as tarefas mais operacionais, permitindo que os colaboradores se dediquem a atividades mais complexas. Dessa maneira, o nível de produtividade e eficiência da empresa inteira tende a aumentar.

Pensando na concorrência do mercado, as empresas que não apostarem suas fichas na transformação digital correm risco de vida. Afinal, as tecnologias estão entre as grandes responsáveis por garantir mais vantagem competitiva para o negócio.

soluções empreendedor

Como aplicar a TIC na sua empresa

Mas como saber em qual tipo de solução a empresa deve investir? Essa é uma das maiores dúvidas dos pequenos empresários. Você vai precisar pensar nas prioridades do seu negócio e conhecer as tecnologias com as quais você pode contar. Conheça algumas delas!

Gestão de atendimento

Quando o assunto é TIC, as soluções usadas para gerenciar o atendimento ao cliente estão entre as mais conhecidas. Além de conferir agilidade em algumas tarefas, elas ajudam a melhorar o relacionamento com os consumidores.

Graças a essas soluções, as empresas podem fazer a gestão de todas as chamadas telefônicas em tempo real, gravar mensagens customizadas, armazenar áudios em nuvem e fazer análises. Isso tudo permite um atendimento rápido e de qualidade ao cliente, o que é fundamental para que ele tenha uma experiência positiva com a sua empresa.

Comunicação e colaboração

Usar ferramentas gratuitas para fazer reuniões virtuais ou realizar tarefas em equipe costuma dar muita dor de cabeça. Por isso, a melhor saída é investir em TICs que permitem trabalhar colaborativamente com a qualidade necessária.

O Office 365, por exemplo, é uma solução que oferece um conjunto de ferramentas de trabalho para comunicação, armazenamento de arquivos, compartilhamento de dados etc. Assim, possibilita que as pessoas trabalhem de onde estiverem, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Gestão financeira

As plataformas de gestão financeira também são ótimas parceiras das micro e pequenas empresas. Isso porque elas automatizam várias tarefas de rotina, como emissão de notas fiscais, controle de estoque, fluxo de caixa, entre outras.

Por não ter que gastar tempo com inúmeras planilhas de Excel, os profissionais de finanças se tornam mais produtivos. Além disso, as informações ficam mais protegidas, visto que são armazenadas em servidores seguros.

Todas essas soluções de TIC têm algo em comum: a computação em nuvem. Isso significa que a sua empresa deixa de lidar com as limitações de infraestrutura local, já que o provedor é quem cuida dos recursos necessários. Assim, fica mais fácil focar nos assuntos realmente cruciais para o negócio.

Já ouviu falar em solução de múltiplas nuvens? Conheça agora os benefícios do Multicloud da Algar Telecom!

Multicloud

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: