Gestão Algar Telecom | 17 de agosto de 2021

SMS Marketing: 5 estratégias para aumentar suas vendas

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabia que cerca de 90% das mensagens de textos são lidas em até três minutos? Fato é que as pessoas estão sempre com seus celulares perto e com fácil acesso. É muito raro encontrar alguém que não tenha um número de telefone ou que não o use para se comunicar.

Por isso, a maioria das marcas no momento focam grande parte de seu orçamento nos canais digitais de comunicação. Ou seja, nesta era digital em que estamos vivendo, o SMS acabou ficando para escanteio nas estratégias de marketing das empresas.

Porém, o SMS Marketing surgiu como uma boa alternativa para as empresas que desejam atingir diretamente o seu público. Há muitas estratégias e muitos benefícios que esse método pode trazer. 

Quais são as vantagens do SMS Marketing para empresa?

O SMS tem suas vantagens, principalmente por ser uma estratégia barata e que possui grande taxa de abertura pelos prospects.

Através dele, você pode se comunicar com seus clientes em qualquer momento do dia, de maneira eficiente. Sua taxa de conversão é mais alta e o investimento é relativamente baixo considerando o número de clientes acionados.

Além disso, as mensagens de texto da campanha podem ajudar a empresa a direcionar os clientes para outros canais de comunicação. Isso ajuda a manter o contato com o consumidor e impacta-lo em diferentes canais

Maior taxa de abertura de disparos

A grande vantagem do SMS é que ele pode impactar qualquer pessoa que possui um número de telefone. Afinal, muitas poucas pessoas não possuem um celular atualmente.

Isso porque o SMS tem uma taxa de abertura grande, cerca de 98%, mais vantajosa do que a taxa de abertura de e-mail, por exemplo. 

Aumento da taxa de conversão e vendas

Devido a sua grande taxa de abertura, a probabilidade de conversão se torna consequentemente maior. É muito provável que seu lead clique no link disponível na mensagem e realize a ação desejada.

Ou seja, se é divulgada alguma condição especial ou desconto, por exemplo, há grandes chances de que suas vendas aumentem.

Fidelização do cliente

O SMS marketing pode ser usado principalmente para estreitar o relacionamento que a empresa tem com o cliente. É possível divulgar promoções, plano de fidelidade e até mesmo pesquisas de satisfação. 

Essas estratégias fazem com que o consumidor se sinta valorizado e o incentiva a comprar novamente de sua empresa, o que consequentemente ajuda na sua fidelização.

Como implementar o envio de SMS Marketing?

Após entender melhor como o SMS marketing pode ajudar a sua empresa, o que você precisa para implementá-lo em suas estratégias? Confira um passo a passo a seguir.

Defina o seu público alvo

Antes de tudo, é ideal que a empresa tenha um bom conhecimento sobre o seu público alvo e como se comunicar com ele da maneira correta. Cada público tem suas particularidades e necessita de uma abordagem diferente. A geração Millennials, por exemplo, prefere se comunicar por mensagens de texto.

Portanto, é importante ter esse ponto definido para que suas campanhas obtenham o resultado desejado.

Seja direto

Um detalhe importante é que o envio de SMS marketing não pode ultrapassar o limite de 160 caracteres. Portanto, pense bem no objetivo da mensagem e como comunicá-la da melhor maneira possível, prestando muita atenção à ortografia.

Ao mesmo tempo, procure passar a sua mensagem de maneira atrativa e que seja chamativa para o cliente. 

Insira backlinks

Uma parte importante para que o envio de SMS traga resultados é inserir backlinks para direcionar os clientes à ação desejada. Ou seja, se o intuito é vender um produto específico, insira um link para o produto.

Para ajudar, há vários sites onde é possível encurtar os links mais longos para que a mensagem não ultrapasse o limite de caracteres.

Monitore resultados

Esse é um passo essencial para ajudar a nortear as estratégias de suas mensagens de texto. Por exemplo, caso uma comunicação esteja gerando muitas conversões você pode aumentar seu investimento.

Já no caso de um sms que não está gerando vendas, é possível retirá-lo de sua comunicação e de sua estratégia.

5 estratégias de SMS Marketing para aumentar suas vendas

Depois de entender melhor como implementar o envio de mensagens em seu planejamento de marketing, você já pode se aprofundar em outros detalhes. Portanto, separamos 5 estratégias de SMS Marketing que com certeza, vão te ajudar a chamar a atenção do seu prospect. Confira abaixo!

1. Ofertas e promoções

Uma ótima estratégia para aumentar as vendas de sua empresa através do SMS é divulgar ofertas e descontos para o cliente. Por exemplo, no caso de datas promocionais como Black Friday ou descontos pontuais.

2. Cupons especiais

Oferecer cupons é uma boa maneira de garantir vendas e chamar o seu consumidor para um produto ou serviço. É ideal inserir um prazo de validade para os mesmos, e um link explicativo para que ele possa se informar e realizar a compra.

3. Lançamentos ou reposição de produtos

A empresa também pode fazer a divulgação de lançamentos exclusivos e avisar clientes sobre reposição de produtos. Isso ajuda a impulsionar novas vendas e incentiva os clientes a comprarem novamente.

4. Divulgação de eventos

No caso de eventos ou webinars, a empresa pode fazer o envio de SMS com lembretes, contendo dia e horário. Assim, você interage com o seu lead e aumenta suas chances de conversão através do backlink disponibilizado.

5. Pesquisas de satisfação

Fazer pesquisas de satisfação é uma ótima maneira de manter contato e interagir com o consumidor. Com ela, sua empresa também consegue aumentar a fidelização de clientes e aumentar a chance de recompra.

Agora, para que suas estratégias de SMS Marketing tenham os resultados desejados, é ideal contar com uma ferramenta especializada.

O SMS Solution, da Algar Telecom, é uma plataforma de comunicação digital que sua empresa utiliza para se comunicar com seus clientes através de SMS. Nossa plataforma otimiza seus custos de envio, e pode realizar disparos de mensagens para qualquer operadora.

Achou interessante? Saiba mais sobre o SMS Solution e todos os seus benefícios.

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