1. Home
  2. /
  3. Gestão
  4. /
  5. Sistemas de gestão: por que as empresas estão adotando?


Gestão Escrito por Algar Telecom | 25 de fevereiro de 2020

Sistemas de gestão: por que as empresas estão adotando?

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Podemos dizer que os sistemas de gestão são soluções revolucionárias, desenvolvidas para otimizar a rotina de trabalho das empresas. Revolucionárias porque são ferramentas inteligentes, capazes de reduzir, por exemplo, taxas de desperdício e de retrabalho das equipes.

O grande diferencial desse tipo de tecnologia é o impacto sobre as tarefas manuais. Sistemas de gestão conseguem eliminar boa parte das atividades repetitivas e cansativas dentro de uma empresa, resultando em uma melhor performance nos números diários.

Devido à grande relevância dos sistemas de gestão no mercado atual, criamos este artigo para mostrar quais são os modelos existentes e por que as pequenas e microempresas devem adotá-los. Confira!

Quais os principais tipos de sistemas de gestão existentes?

Quando se fala sobre sistemas de gestão, muitas pessoas relacionam logo à questão financeira. Mas essa tecnologia não se limita a isso. Além da forte automatização, as soluções apresentam uma fácil adaptação em diversas funções.

Em outras palavras, existem sistemas de gestão para inúmeras áreas dentro de uma empresa. Afinal, por mais que a atividade central do negócio esteja em um segmento específico, o bom funcionamento dos outros departamentos também é algo essencial.

Confira abaixo quais são os principais tipos de sistemas de gestão existentes no mercado.

Gestão Financeira

Como dito, o sistema de gestão financeira é o mais conhecido dessa tecnologia. E isso não é por acaso. Por ser uma área de alta complexidade e importância, a solução é uma das primeiras a ser implantada em grande parte das corporações.

Com uma ferramenta de Gestão Financeira, você controla o fluxo de caixa, as receitas, despesas e todas as atividades inerentes ao capital do seu negócio.

https://algartelecom.com.br/empresas/gestao-fiscal?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=gestaofiscal

Gestão Fiscal

Outro que está na lista dos sistemas de gestão mais utilizados é o software fiscal. A razão é bem parecida com a da solução financeira: segurança e eficácia em uma atividade de grande relevância.

A Gestão Fiscal permite que a sua empresa se mantenha atualizada com todas as leis vigentes no país e tome as melhores decisões para cumprir as obrigatoriedades tributárias, diminuindo, assim, as chances de erros e complicações com o Fisco.

Gestão de atendimento

Já um sistema de gestão de atendimento é capaz de melhorar por completo o relacionamento da sua empresa com os clientes. Além de profissionalizar e gerenciar o seu serviço, a ferramenta apresenta uma gama de opções exclusivas, por exemplo:

  • inclusão da URA (Unidade de Resposta Audível);
  • gravação de mensagens customizadas;
  • monitoramento em tempo real.

Além desses softwares, a sua empresa pode encontrar outros mais específicos, desenvolvidos para otimizar o trabalho em áreas pontuais. São eles:

  • Gestão de Ordens de Serviço;
  • Gestão de Produtos;
  • Gestão de Compras;
  • Gestão de Vendas.

Qual a importância para micro e pequenas empresas?

Até aqui, você já entendeu o conceito e o funcionamento dos principais sistemas de gestão. Mas por que utilizar essas ferramentas em micro ou pequenas empresas?

A resposta para isso é simples: os benefícios dos sistemas de gestão trazem maior competitividade e credibilidade para o seu negócio.

Ainda que não contem com o mesmo capital das grandes empresas, os pequenos empreendedores também objetivam se destacar no mercado e atrair um número maior de clientes.

Sistemas de gestão são capazes de elevar os indicadores de qualidade de qualquer empresa, independentemente do tamanho. Com essas ferramentas, os funcionários tendem a ser mais produtivos e engajados, resultando em trabalhos mais sólidos e de alto padrão.

Com números melhores a cada mês, a tendência é de aumento de lucros e expansão da marca dentro do nicho de atuação.

Por isso, a ideia de que o investimento em tecnologia é só para as grandes empresas ficou no passado. Os sistemas de gestão são ferramentas que elevam o patamar do seu negócio, e estão disponíveis para empresas de todos os tamanhos. Então analise as dicas apresentadas e escolha a solução que melhor se adéqua ao perfil da sua organização.

Gostou do artigo? Que tal agora conhecer 5 sinais de que é hora de trocar o seu sistema de gestão financeira?

gestão financeira

Deixe seu comentário