Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify
Tempo de leitura: 5 min

Qual a diferença entre MPLS e SD-WAN?

Algar Telecom | 5 de fevereiro de 2019

Antes da criação do SD-WAN, as empresas utilizavam o Multiprotocol Label Switching (MPLS) para fazer o gerenciamento e a operação da rede. Agora que as duas soluções existem, como saber qual é a melhor opção? Conhecer a diferença entre MPLS e SD-WAN vai ajudar nessa decisão.

A seguir, entenda melhor como cada uma das soluções funciona, quais os benefícios para as empresas e quais as diferenças entre os dois serviços. Confira!

Multiprotocol Label Switching (MPLS)

O MPLS é uma tecnologia utilizada para a gestão de tráfego IP. A solução ajuda na diferenciação de tráfego da VPN (Virtual Private Network). O sistema cria um protocolo que prioriza o tráfego dentro da rede IP, direcionando-o adequadamente.

Isso é feito por meio de etiquetas, com informações sobre o que deve ser priorizado, que são adicionadas aos pacotes IP. Dessa forma, a rede tem uma sobrecarga menor, pois seu tráfego é balanceado.

O objetivo do MPLS é minimizar e até solucionar os problemas que as redes de computadores de uma empresa podem enfrentar, como:

  • velocidade;
  • escalabilidade;
  • gerenciamento de qualidade de serviço (QoS);
  • necessidade de engenharia de tráfego (TE).

Por muitos anos, o MPLS foi a única solução disponível e viável no mercado. Hoje em dia, as empresas já podem contar com outras opções, como a SD-WAN.

Software-Defined Networking in a Wide Area Network (SD-WAN)

A SD-WAN é uma solução que foi desenvolvida para gerenciar uma rede de longa distância (WAN). O gerenciamento de WAN é um dos maiores custos de uma empresa, pois é um serviço de grande extensão, alta complexidade e inflexível.

A Software-Defined Networking in a Wide Area Network surgiu como uma solução para facilitar o gerenciamento da rede de forma remota ou permitir que o próprio sistema execute o melhor percurso de roteamento de rede de forma automática.

Com essa solução, o tráfego é enviado de forma automática pelo melhor caminho da WAN. Para isso, o software utiliza informações sobre a qualidade dos links, o tempo de resposta e evita que o roteamento seja feito apenas por protocolo dinâmico.

Os dois serviços parecem operar de forma semelhante. Então, como é possível saber qual é a melhor opção? Veja a seguir a diferença entre MPLS e SD-WAN.

Qual a diferença entre MPLS e SD-WAN?

Apesar de serem semelhantes no objetivo de facilitar a gestão e o tráfego da rede, as duas soluções são diferentes em diversos pontos.

O MPLS tem alta capacidade de entrega de pacotes e oferece alta qualidade de serviço (QoS). A solução é satisfatória em gerenciar e evitar perda de pacotes, mantendo o fluxo do tráfego mais importante.

Serviços como VoIP e videoconferência, por exemplo, podem ser usados com a garantia de que a qualidade do sinal ou conexão não será impactada. O MPLS também usa criptografia de ponta a ponta, proporcionando maior segurança para o envio de informações. Por outro lado, o serviço apresenta um alto custo de largura de banda.

No caso da SD-WAN, a empresa tem disponibilidade global, maior visibilidade, escalabilidade, controle e desempenho. É mais fácil e rápido implementar um serviço SD-WAN e, além disso, a largura de banda pode ser adicionada ou reduzida sempre que a empresa achar necessário.

Com a SD-WAN, a banda larga de internet tem um custo muito menor quando comparado com soluções MPLS. Além disso, pode ser atualizada facilmente com novos links, sem precisar alterar a infraestrutura ou a rede.

As empresas preferem a SD-WAN principalmente no que se refere a segurança. A procura por sistemas de rede que integram segurança, política e orquestração é praticamente uma regra no meio corporativo.

A conectividade segura de uma SD-WAN é capaz de atender essa exigência, além, claro, da criptografia de ponta a ponta da rede e da internet. A SD-WAN é vista como o melhor serviço para quem quer aumentar a conectividade corporativa, de forma segura e econômica. Por tudo isso, essa solução tem apresentado maior procura e interesse no mercado.

A Algar Telecom oferece essa solução para empresas, contando com profissionais especializados e um índice de 94% de satisfação dos clientes corporativos. Conheça a solução SD-WAN da Algar Telecom

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: