Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Nuvem para pequenas empresas: 7 motivos para aderir a essa tecnologia

Algar Telecom | 22 de janeiro de 2019

Está querendo saber mais sobre a computação em nuvem para pequenas empresas? Sabia que, ao utilizar servidores remotos para armazenamento, gerenciamento e processamento de dados, a necessidade de um servidor local é eliminada, trazendo muitas vantagens para o negócio?

Por meio da internet, todos os colaboradores podem acessar os dados da empresa de onde estiverem. E o melhor de tudo é que esse não é o único benefício dessa tecnologia. Continue lendo e conheça todos os motivos para apostar na nuvem o quanto antes!

7 motivos que tornam a nuvem para pequenas empresas essencial para os negócios

1. Variadas funcionalidades

A tecnologia em nuvem para pequenas empresas permite que seu negócio possa não apenas armazenar arquivos como também fazer backup para que eles sejam acessados, compartilhados e sincronizados em diferentes dispositivos — computador, tablet ou smartphone.

E ainda: as empresas, independentemente do porte, têm a grande vantagem de poder contar com serviços de hospedagem de e-mail e aplicativos, além de plataformas de serviço. Isso significa que softwares como o Office, por exemplo, podem ser acessados pela web.

2. Mobilidade e acesso em tempo real

Um dos principais motivos que tornam a nuvem para pequenas empresas essencial para o crescimento dos negócios é a mobilidade. Isso porque todos os colaboradores contam com a facilidade de acessar documentos sem precisar instalar nada em seus dispositivos.

Para os gestores, isso permite que decisões importantes sejam tomadas de maneira mais ágil, já que eles conseguem acessar informações estratégicas de qualquer área da empresa. Portanto, os resultados são acompanhados de perto e em tempo real.

3. Aumento de produtividade

Por permitir que os dados internos sejam acessados de qualquer lugar, a nuvem para pequenas empresas impacta diretamente a produtividade dos colaboradores. Afinal, ninguém precisa estar no escritório para conseguir obter as informações necessárias.

Com cada vez mais pessoas trabalhando remotamente, no esquema home office, a tecnologia em nuvem vem se tornando essencial. Além disso, no caso de imprevistos, nenhum colaborador fica impossibilitado de trabalhar por não estar com seu computador corporativo.

4. Maior escalabilidade

Todo negócio tem o objetivo de crescer, não é mesmo? Isso torna a computação em nuvem para pequenas empresas algo ainda mais vantajoso. Por essa solução ser bastante flexível, os serviços podem ser ajustados conforme a demanda do seu negócio.

Isso significa que, quando for preciso expandir a empresa, você não precisará se preocupar com tantos custos adicionais, já que o investimento em infraestrutura de TI é baixo.

5. Redução de custos

Diferentemente de outras soluções tecnológicas, como você já deve ter notado, a computação em nuvem para pequenas empresas colabora também com a redução de custos. E quem não quer contar com o que há de mais inovador pagando pouco?

Embora seja preciso fazer um investimento inicial para a contratação da solução, os custos com manutenção, mão de obra e infraestrutura são muito mais baixos. Ou seja, isso acaba com o mito de que apenas as grandes empresas podem investir em novas tecnologias.

6. Dados protegidos

Seja qual for a área de atuação da empresa, a segurança de dados e informações sigilosas é sempre uma preocupação para os empresários. Quando se trata das tecnologias em nuvem para pequenas empresas, ainda há uma certa desconfiança por parte de alguns.

No entanto, fique sabendo que as soluções em nuvem são opções bastante seguras para o seu negócio. Isso porque os provedores de serviço são continuamente atualizados com as tecnologias mais inovadoras para a segurança de dados.

7. Ganho em competitividade

Você sabia que as pequenas e médias empresas que adotam a computação em nuvem têm um ganho de competitividade significativo diante das concorrentes? Não é à toa que as empresas investem cada vez mais nessa tecnologia.

Devido ao controle das informações ser feito de forma centralizada, por meio de aplicações, os processos internos se tornam mais ágeis e eficientes. A união entre maior escalabilidade, baixo custo e automação permite que o negócio possa crescer rapidamente, sem grandes impeditivos ou demandas relacionadas à infraestrutura.

Ficou interessado em migrar os dados da empresa para a nuvem? Então saiba quais são os erros mais comuns na hora de implementar essa mudança e evite que eles aconteçam.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: