Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Firewall UTM e NGFW: entenda as diferenças entre as soluções

Cristina Cruz | 15 de janeiro de 2019

A segurança de rede não é apenas uma boa opção para qualquer empresa. Hoje, ela é obrigatória para todos os negócios, desde o menor até o mais complexo. Ao pesquisar soluções de segurança de rede, as organizações se deparam com uma variedade de opções, e por isso nasce a dúvida: qual a diferença do firewall UTM e NGFW?

O fato é que existem desde soluções pontuais para tratar de cada ameaça individualmente até ferramentas que combinam dois ou mais serviços em um único conjunto. Mas, no topo da lista de soluções de segurança de rede, você geralmente encontrará as ofertas de firewall UTM e NGFW.

Na prática, o Firewall de Próxima Geração ou Next-Generation Firewall (NGFW) e o Firewall de Gerenciamento Unificado de Ameaças ou Unified Threat Management (UTM) são projetados para fornecer um conjunto muito específico de serviços de segurança para as empresas.

Mas, para saber quais as diferenças entre esses modelos, confira o conteúdo completo até o final que conta os detalhes entre esses dois modelos de solução.

Por que usar Firewall?

Um firewall é um software usado para manter a segurança de uma rede privada. Os firewalls bloqueiam o acesso não autorizado para redes privadas e são frequentemente empregados para impedir que usuários não autorizados da Web ou de algum software ilícito obtenham acesso a redes privadas conectadas à internet.

Um firewall pode ser implementado usando hardware, software ou uma combinação de ambos. Por isso ele é reconhecido como a primeira linha de defesa na proteção de informações confidenciais. Isso já deixa clara qual a importância de utilizar essa ferramenta.

Diferenças entre firewall UTM e NGFW

Ao pesquisar no mercado atual, sempre surgem as opções de firewall UTM e NGFW. Então vamos entender qual a definição de cada um.

O que é o firewall UTM?

O firewall UTM é aquele que centraliza várias funções de segurança e produtividade, com mais facilidade de gestão e implantação.

O UTM geralmente se refere a um firewall com uma mistura de outras funções de segurança, como antivírus e até proteção contra spam. Esses não são recursos de controle de acesso que normalmente definem um firewall, como vimos anteriormente.

O mercado percebeu que os UTMs eram necessários não apenas para a funcionalidade de firewall entre empresas de pequeno e médio porte, mas também para serviços de antimalware, antispam e filtragem de conteúdo. Tudo isso em um único sistema fácil de gerenciar.

O que é o firewall NGFW?

Quando falamos no Next Generation Firewall, percebemos que ele é destinado para empresas com políticas de gerenciamento mais personalizadas.

O que um NGFW faz é maior do que apenas um firewall. Um firewall faz o controle de acesso, basicamente decidindo quais aplicativos, portas, protocolos e usuários podem passar. O NGFW também pode procurar e negar o acesso, mas também com as ameaças.

Os NGFW surgiram em resposta a empresas que queriam combinar a filtragem tradicional de portas e a capacidade de detectar tráfego na camada de aplicativos. Com o tempo, eles adicionaram mais recursos, como inspeção profunda de pacotes e detecção de malware.

Qual modelo de firewall escolher?

Os modelos UTM fornecem políticas, gerenciamento e ferramentas de geração de relatórios prontos para uso, projetados para facilitar a implantação e o gerenciamento contínuo.

Já os modelos NGFW atendem organizações que desejam personalizar suas políticas de segurança e preferem técnicas manuais de relatório e gerenciamento.

Do ponto de vista do cliente, os dispositivos fazem praticamente a mesma coisa. Mas cada empresa precisa se concentrar no que é importante: o dispositivo será dimensionado para os volumes de tráfego de que precisa para lidar com todos os serviços utilizados? Essa é a questão mais importante.

Depois de conhecer todos esses detalhes e diferenças, conseguiu entender mais sobre o Firewall UTM e NGFW? Eles são fundamentais em uma boa estratégia de monitoramento de rede. Mas se você saber mais sobre como isso pode impactar diretamente o seu negócio, acesse o nosso conteúdo sobre o monitoramento na segurança de TI.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: