1. Home
  2. /
  3. Gestão
  4. /
  5. Gestão de atendimento: como treinar a sua equipe


Gestão Escrito por Algar Telecom | 17 de agosto de 2020

Gestão de atendimento: como treinar a sua equipe

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

Toda empresa que se importa com a experiência dos consumidores investe na gestão de atendimento. Afinal, não se trata mais de se diferenciar, mas de sustentar o negócio.

Para isso, treinar a equipe de atendimento ao cliente é fundamental. Se os seus atendentes não conhecerem bem os produtos oferecidos pela empresa ou estiverem desmotivados, o serviço jamais vai atender às expectativas dos consumidores.

Por isso, os gestores precisam estar atentos às dificuldades de suas equipes para tomar as iniciativas mais adequadas. Mas quais são elas?

Confira abaixo algumas ações que não podem faltar na gestão de atendimento da sua empresa!

5 dicas para treinar a sua equipe de atendimento

O despreparo dos atendentes geralmente está associado à falta de treinamento de equipe. Tanto é que esse é um dos erros mais frequentes nas empresas.

Se você quer deixar seus clientes satisfeitos, não siga cometendo o mesmo erro. Veja quais devem ser as suas prioridades!

1. Explicar tudo sobre a empresa

Antes de mais nada, a sua equipe precisa conhecer a fundo a empresa (valores, estratégia, cultura organizacional, departamentos etc.) bem como os produtos e serviços oferecidos.

É isso que vai garantir um alinhamento no discurso dos atendentes. Sendo assim, procure sempre apresentar todas as informações necessárias para que a equipe de atendimento possa fazer a parte dela.

2. Oferecer cursos de capacitação

Seja em forma de curso ou palestra, todo gestor deve promover iniciativas com o objetivo de melhorar as competências dos profissionais. E busque fazer isso com uma certa frequência.

Além da capacitação mais prática ou técnica, o desenvolvimento de habilidades interpessoais também deve ser uma prioridade. Isso porque elas ajudam a equipe a negociar e a atender bem os consumidores.

3. Ser claro e objetivo ao se comunicar

Orientar os colaboradores sobre as expectativas da empresa faz parte das atribuições do gestor. Por isso, tenha uma comunicação assertiva em relação ao padrão de atendimento.

Lembre-se de ser o mais específico possível, explicando qual deve ser a postura correta e como o trabalho dos atendentes impacta a experiência dos clientes. Ao entender o sentido de sua função, a equipe tende a ser mais engajada e, consequentemente, mais eficiente.

4. Compartilhar os cases de sucesso

Nada como partir de exemplos reais para destacar as melhores práticas de atendimento. Sendo assim, reúna as experiências mais positivas para usá-las durante os treinamentos.

Outra boa ideia é envolver os melhores atendentes para que eles compartilhem situações reais com os novos funcionários. Isso ajuda até mesmo na preparação psicológica da equipe.

5. Investir nas ferramentas necessárias

Mais um fator essencial é contar com as melhores soluções de atendimento, pois elas ajudam os colaboradores a atender bem os clientes. Usar uma solução de gestão de atendimento telefônico, por exemplo, faz toda a diferença.

Afinal de contas, por mais que existam outros meios de contato com as empresas, o telefone ainda é o canal de atendimento mais utilizado pelos brasileiros.

Aposte na eficácia da gestão de atendimento

Assim que você começar a notar os resultados positivos dos treinamentos, o significado de uma gestão de atendimento eficaz vai se tornar mais claro. A partir daí, será difícil desviar o foco do que realmente importa: os seus clientes.

Que tal se aprofundar mais no assunto? Veja quais são as melhores práticas de atendimento ao cliente!

Deixe seu comentário