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Endomarketing como ferramenta de fortalecimento da Cultura Organizacional

Cristina Cruz | 8 de agosto de 2016

O endomarketing é uma ferramenta que consegue capacitar, motivar e engajar os colaboradores de uma organização, visando envolver os objetivos pessoais de cada funcionário com a cultura organizacional da empresa. Dessa maneira, uma das ações mais importantes para o endomarketing é gerar comprometimento, e isso acontece por meio da transparência nas relações da empresa com os funcionários perante os objetivos da organização. É preciso que os colaboradores entendam de fato o programa de endomarketing, mas, principalmente, que sintam que os resultados beneficiarão tanto a companhia, quanto  suas vidas profissionais e pessoais.

Existem inúmeras formas de realização do endomarketing. As mais usuais são em formatos de treinamentos e workshops (com a liderança), palestras e oficinas de aprendizagens (com as equipes) e coaching (com os principais executivos). Esses programas normalmente são vivenciais e incentivam os participantes a testarem seu comportamento no dia a dia da organização.

E, em se tratando do fortalecimento da cultura organizacional, motivação e determinação devem ser acrescidas às seguintes análises:

  • Os valores pessoais dos colaboradores são condizentes com os valores organizacionais?
  • Existem valores limitantes na cultura vivenciada que representam disparidades ao desenvolvimento do grupo?
  • O grupo possui consciência e maturidade sobre a importância dos valores organizacionais na realização do propósito e estratégia do negócio?
  • O que a empresa faz além das ações de desenvolvimento para a continuidade da ampliação de consciência e fortalecimento dos comportamentos que ditam os valores da empresa?

A comunicação como ferramenta principal do endomarketing

Para que essas questões sejam respondidas, a comunicação deve permear todos os setores da organização. Por meio de diálogos é possível descobrir os desejos, dúvidas, pontos de vista e dificuldades dos envolvidos. É através da comunicação que subentende-se que todos terão acesso às informações que lhes darão meios necessários para realizar as tarefas solicitadas com qualidade. O alcance dos objetivos organizacionais depende da eficácia da comunicação que deve estar em sintonia com todos os níveis hierárquicos da empresa.

Sugestões para implementar o endomarketing na sua empresa:

A área de endomarketing nas empresas normalmente é gerida pelo setor de marketing ou de comunicação. Ao reunir essas equipes, crie um comitê multidisciplinar e conscientize o grupo de que todas as ações devem ser sincronizadas. 

Ótimos resultados podem ser conquistados se a cultura organizacional estiver fortalecida. O endomarketing pode ser uma ferramenta poderosa na retenção de talentos, no cultivo do bem-estar profissional e pessoal dos funcionários, na empatia, no aumento da autoestima, além de ser uma ferramenta capaz de provocar verdadeiras transformações dentro das companhias.

O endomarketing surge com o objetivo de facilitar ou intermediar a relação empresa x funcionário, apresentando-se como ferramenta auxiliadora, capaz de proporcionar a ambos satisfação nos relacionamentos.

Dessa forma, desperta para o valor de ações conjuntas, induz à reflexão e à empatia das classes envolvidas na relação. Eleva o valor da boa convivência no ambiente de trabalho, influenciando, assim, no social e emocional do indivíduo.

E você, já incorporou o endomarketing às ações da sua empresa? Compartilhe conosco as suas experiências!

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