Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Dicas para contratar um webservice de qualidade

Algar Telecom | 28 de dezembro de 2015

A equipe anda reclamando sobre a lentidão da internet, a demora para fazer download e upload de arquivos e a dificuldade para acessar as informações no tempo que precisa? Se, ultimamente, você tem escutado com frequência esse tipo de reclamação na sua empresa, pode ser a hora de pensar (ou repensar) sobre os serviços web.

A dificuldade para acessar os dados, lentidão no sistema e indisponibilidade nos servidores são problemas que contribuem para a queda da produtividade da equipe e desempenho operacional de toda a empresa.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), focada em entender como o ambiente tecnológico das companhias tem evoluído no país, hoje, 74% das companhias que utilizam computadores já oferecem alguma forma de acesso remoto aos colaboradores por meio do e-mail corporativo (56%) e sistemas, pastas e arquivos da empresa (49%).

Porém, quais critérios é preciso considerar para a escolha de um bom fornecedor de serviços web?

Garantir a privacidade e disponibilidade dos dados, facilidade na manutenção, flexibilidade e rapidez no atendimento são alguns pontos.

Mas existem outros fatores que precisam ser avaliados para se certificar que o seu parceiro não vai deixá-lo na mão. Confira:

# Oferecer infraestrutura escalável

Se você tem um site ou blog com muitos acessos, certamente precisará de um bom servidor para suportar essas atividades. Neste caso, ter um parceiro que ofereça essa infraestrutura e escalabilidade para necessidades futuras é a garantia do crescimento sustentável do seu negócio.

De acordo com a necessidade da companhia, a hospedagem compartilhada, ou seja, servidores que suportam diversos clientes simultaneamente, pode ser satisfatória. Porém, à medida que o seu negócio cresce, o melhor é pensar em manter servidores dedicados, que conseguem acompanhar essa expansão, até mesmo se houver um crescimento explosivo em um curto espaço de tempo.

# Fornecer serviços com altos níveis de segurança

O provedor de web serviço também precisa transmitir segurança para o contratante, por isso é importante incluir essa tarefa na sua checklist. As configurações devem ser feitas por meio da utilização de protocolos seguros e da criptografia – muito usada na internet, principalmente em sites de vendas, que precisam lidar com pagamentos e dados sensíveis dos clientes.

# Utilizar recursos na nuvem

Um web serviço de qualidade pode (e deve) trazer agilidade para os processos e eficiência na comunicação entre cadeias de produção ou de logística, além de organizar um cenário cercado por uma grande variedade de diferentes aplicativos, fornecedores e plataformas.

Por meio da nuvem, as operadoras permitem que as empresas acessem a infraestrutura necessária para o processamento e armazenamento de suas informações. Sua empresa passa a contar com data centers modernos, que garantem um excelente nível de disponibilidade; tudo isso com o diferencial de ter a cobrança por uso do serviço e sem a necessidade de ter um custo fixo.

Se você confia na qualidade e no relacionamento que tem com sua operadora de telecom, uma boa decisão também pode ser investir na integração dos serviços de Telecom e TI, consolidando o gerenciamento das soluções com um único provedor.

E então, preparado para fazer a sua escolha e aumentar as receitas e eficiência do seu negócio? Consulte um provedor de telecom de sua confiança e definam a melhor estratégia para a sua empresa.

Por: Equipe de Conteúdo Algar Telecom

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: