Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

20/dez
Algar Telecom
Conheça 3 tipos de firewall e as suas diferenças

Quando se pensa em segurança de informações corporativas, a primeira coisa que surge na mente de qualquer pessoa são os antivírus. Mas, será que basta utilizar apenas essa solução contra as ameaças que podem existir? É exatamente isto que que vamos falar neste artigo! E também vamos mostrar que é importante conhecer também os tipos de firewall.

Mas você já tinha ouvido falar nessa ferramenta? Sabe o que é e como funciona na prática o firewall? Podemos adiantar que essa é umas das melhores soluções para ajudar a impedir que algum tipo de tráfego indesejado entre na sua rede corporativa.

Então, confira agora o conteúdo completo que preparamos! Nele, vamos explicar o que é de fato um firewall e quais são os tipos existentes para que você consiga saber quais as suas diferenças e tomar uma decisão sobre qual utilizar.

O que é firewall?

Um firewall é um modelo de programa que filtra as informações que chegam da conexão de internet na rede privada da empresa e nos computadores. Se um pacote de entrada de informações é sinalizado como perigoso pelos filtros do firewall, não será permitido fazer o acesso a ele.

Como os dados se movem em alto volume na internet, o firewall é essencial para ajudar a proteger os computadores das grandes empresas.

Por exemplo: imagine um local de trabalho (que pode ser o seu) onde existem 350 funcionários conectados, com uma ou mais conexões com a internet. Sem um firewall, todas essas centenas de computadores podem ser acessados diretamente por qualquer pessoa. Um hacker, que sabe efetuar um ataque cibernético, pode investigar esses computadores e tentar fazer conexões indevidas.

Dessa forma, o firewall aplica um conjunto de regras de segurança de rede para decidir se permite ou nega determinado acesso. E é por isso que você precisa conhecer os diferentes tipos de firewall.

Quais os 3 principais tipos de firewall existentes no mercado?

1. Filtragem de pacotes (packet filtering)

O firewall de filtro de pacotes controla o acesso à rede analisando os pacotes de saída e de entrada. Na prática, ele permite que um pacote passe ou seja bloqueado durante o caminho fazendo a comparação com critérios definidos antecipadamente, como:

  • Endereços IP permitidos;
  • Tipo de pacote;
  • Número de porta para acesso.

A técnica de filtragem de pacotes é ideal para redes pequenas, já que fica complexa quando implementada em redes maiores. Esse tipo de firewall não pode impedir todos os tipos de ataques, pois ele não tem a capacidade de enfrentar os ataques que usam vulnerabilidades nas camadas de aplicativos e lutar contra ataques de falsificação.

2. Firewall de aplicação (proxy services)

Os Firewalls de servidor proxy são os tipos de firewall mais seguros. Eles podem proteger os recursos de rede de forma eficaz filtrando as mensagens, mascarando seu endereço IP e limitando os tipos de tráfego.

Eles fornecem uma análise de segurança completa e com reconhecimento dos protocolos que suportam. Para as grandes empresas, os firewalls de aplicação oferecem a melhor experiência na internet e resultam nas melhorias de desempenho da rede.

3. Inspeção de estados (stateful inspection)

O Stateful Packet Inspection (SPI), conhecido também como inspeção de dados, é uma poderosa arquitetura de firewall que examina os fluxos de tráfego de ponta a ponta na rede. Esses firewalls inteligentes e rápidos usam uma maneira inteligente de evitar o tráfego não autorizado, analisando os cabeçalhos dos pacotes e inspecionando o estado de cada um.

Esses firewalls funcionam na camada de rede e por isso são mais seguros do que os modelos básicos de filtragem de pacotes.

Conhecendo todos esses tipos de firewall, fica claro que esse é um elemento que todas as empresas precisam dar atenção. Então, aproveite também para ver o nosso conteúdo que fala como o firewall corporativo pode ajudar a proteger sua empresa.

Deixe seu comentário