Para criar campanhas mais estratégicas e que conduzam o consumidor pela jornada de compra, é preciso estudar a fundo quem é o seu público. Mapear quem são as personas do seu negócio pode ajudar (e muito) a aperfeiçoar os resultados da sua empresa.
O mercado está cada dia mais competitivo. Por isso, você não pode se conformar apenas com informações básicas do seu público (idade, localização e renda, por exemplo). Já, se você quer se destacar, precisa ir muito além. Venha conosco que vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre persona!
O que é persona?
Persona, também conhecido como buyer persona, é um personagem semifictício que representa o comprador ideal. Ou seja, é um estudo aprofundado sobre o cliente para entender melhor qual é o seu comportamento, suas características, seus sonhos, suas ambições, seus desejos e muito mais.
Qual é a sua importância?
Mapear personas da empresa traz muitos benefícios para o seu negócio. As personas são essenciais para ajudar a criar um planejamento estratégico que realmente traga resultados concretos para a sua empresa. Confira qual é a sua importância:
- permite conhecer melhor o seu cliente a fim de criar laços duradouros e de confiança;
- ajuda a determinar quais são os tipos de conteúdo mais relevantes e o tom de voz mais adequado para suas campanhas;
- contribui para a elaboração de estratégias de marketing mais direcionadas, personalizadas e criativas;
- conduz o cliente pela jornada de compra com mais facilidade e rapidez;
- possibilita a criação de anúncios e campanhas com mais chances de conversão e por um investimento muito menor.
Para que servem as personas?
Criar campanhas de marketing mais eficientes
Entender quem é o seu consumidor é uma das funções primordiais do do mapeamento de personas. Ao fazer um estudo mais aprofundado, você compreende o que afeta as decisões de compra do seu público. Isso permite criar campanhas de marketing muito mais eficientes, além de melhorar a atração de clientes.
Potencializar a comunicação
A comunicação da sua empresa é potencializada quando você aprende quais são os hábitos do seu consumidor. Assim, é possível criar campanhas mais humanizadas e personalizadas que garantem a lucratividade dos seus negócios.
Entregar a mensagem a quem realmente importa
Você precisa ter certeza de que a sua mensagem está sendo entregue para quem realmente tem interesse em saber sobre as suas soluções. Caso contrário, você estará apostando somente em leads não qualificados, trazendo, assim, desvantagem para o seu negócio.
Definir os melhores canais de comunicação
É preciso saber quais são os canais (como as redes sociais) em que o seu público está presente e por quais ele tem preferência. Isso permite interagir melhor com o seu consumidor, uma vez que você sabe onde ele está e como se comporta em cada mídia.
Como criar uma persona da minha empresa?
Determine a forma de entrevista
Determine o meio para a coleta de informações. Uma dica interessante é apostar em uma entrevista com alguns de seus clientes, utilizando formulários on-line.
Elabore as perguntas
Crie um roteiro de perguntas. É importante fazer um estudo aprofundado, coletando as seguintes informações:
Dados pessoais e demográficos
- Qual é a sua idade?
- Qual é o seu gênero?
- Qual é o seu estado civil?
- Qual é a sua escolaridade?
- Quais são os seus maiores sonhos?
- Quais são os seus maiores desafios?
- Quais são as suas ambições?
- Em qual cidade ou bairro você mora?
- Em qual empresa você trabalha?
- Qual é a sua faixa salarial?
Conteúdo
- Em quais redes sociais está presente?
- Como interage nas mídias?
- Quais são os assuntos que gosta de acompanhar?
- Como se mantém atualizado sobre as notícias?
Hábitos de compra
- Tem preferência por quais marcas?
- Por quais canais prefere interagir com as empresas?
- Como é o processo de compras?
- Quais são os valores que procura em uma marca?
Relações com a sua empresa
- Quais são seus objetivos com a nossa empresa?
- O que levou você a considerar a nossa empresa para comprar um determinado produto?
- Como nossa empresa ajuda a solucionar suas dores?
- Qual é a maior qualidade da nossa empresa?
Dados da persona
- Nome
- Idade
- Cargo
- Educação
- Mídias
- Objetivos
- Desafios
- Como a minha empresa pode ajudar
Atribuições no processo de compra
Se você analisar o papel de compra do seu consumidor, vai perceber que existem diferentes atribuições que interferem na decisão de aquisição de um produto ou serviço.
Destacamos os dois principais:
- Influenciadores: são aqueles que dão conselhos e opiniões que influenciam diretamente na decisão de quem vai adquirir o seu produto ou serviço.
- Decisores: são os que, de fato, decidem sobre uma compra. São aqueles que avaliam a proposta de valor e optam pela melhor solução para os seus problemas.
Criei a persona. E agora?
Crie conteúdo personalizado
Depois de criar as personas do seu negócio, é fundamental apostar em um calendário editorial com conteúdos direcionados a elas. Elas devem ser usadas como base para a criação de qualquer campanha.
Determine uma linguagem e o tom de voz da marca
As suas personas devem ser norteadas pelo mesmo tom de voz. Dessa forma, tanto o texto quanto os elementos (arte, ícones etc.) precisam se encaixar no gosto da sua persona.
A importância da conversão
Todos os canais (como landing pages, site, blog, redes sociais, dentre outros) devem ter foco na conversão. Da mesma maneira, todos os CTAs e conteúdos devem ajudar o seu cliente a percorrer pela jornada de compra.
Gostou de aprender mais sobre como montar as personas do seu negócio? Se sim, aproveite e compartilhe este infográfico!