Autoatendimento: dê autonomia ao seu cliente e ganhe em produtividade

Escrito por humanos

O autoatendimento é um serviço em que o próprio cliente consegue as respostas e as soluções para os seus problemas. Por isso, ao investir em tecnologias que facilitam o seu próprio atendimento, você traz mais otimização para o seu time e ainda reduz os custos operacionais da sua empresa.

São diversas as vantagens de investir nesse recurso. Com o autoatendimento, você:

  • melhora a produtividade do seu time;
  • aumenta a satisfação de clientes e colaboradores;
  • eleva o ticket médio da sua empresa;
  • reduz o abandono do carrinho;
  • resolve as dores do cliente;
  • promove uma experiência única ao consumidor.

Vamos aprender mais sobre esse assunto? Continue com a gente!

Como funciona o autoatendimento ao cliente?

O autoatendimento funciona como uma central de atendimento automática. Por exemplo, o cliente vai até o site da sua empresa, abre o chatbot e digita a sua dúvida.

Imediatamente, o back-end cruza a sequência das palavras, interpreta a dúvida por meio de um sistema de processamento de linguagem natural (PLN) e envia a resposta mais adequada. Pronto! Em questão de segundos, o seu cliente tem a dúvida respondida.

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Por que é importante investir na autonomia do cliente?

Precisamos considerar que estamos lidando com um novo perfil de clientes. Todas as empresas precisam estar preparadas para atender o novo consumidor, que está cada dia mais exigente e precisa de soluções imediatas.

Portanto, quando ele tem uma dúvida, é preciso saná-la rapidamente. Por isso, ao investir na autonomia do cliente, por meio de diversos canais de autoatendimento, você resolve o problema e ainda promove a satisfação do seu consumidor. Afinal, você proporciona uma experiência rica, única, inovadora e personalizada.

Além disso, ao disponibilizar o serviço de autoatendimento que proporciona autonomia para o cliente, a sua empresa permite que os colaboradores focam em tarefas que realmente tragam valor para o seu negócio. Assim, consequentemente, aumentando a produtividade de todas as suas equipes.

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Qual a disponibilidade do serviço de autoatendimento?

Como falamos anteriormente, o autoatendimento permite que o cliente resolva as suas demandas de forma imediata. Portanto, não importa onde ele está, em qual horário ou em qual dia da semana: o autoatendimento está ativo durante 24 horas e responde em questão de segundos.

Assim, com apenas alguns cliques, o cliente tem a solução para os seus problemas. Além disso, outro grande benefício é que ele não é forçado a esperar em uma fila para receber a atenção de um vendedor ou atendente — o que pode ser extremamente frustrante se você demorar para atendê-lo.

Por que o autoatendimento aumenta o poder competitivo das empresas?

Esta ferramenta é uma maneira de se destacar da concorrência e conquistar o coração do seu consumidor. Afinal, se o cliente tem uma dúvida, requer uma resposta rápida, certo? Se você demorar para respondê-la, pode perder a oportunidade de conquistar um promotor para o seu negócio.

Além disso, as chances de ele ir para a concorrência aumentam consideravelmente. Pois, a qualidade no atendimento ao cliente não é mais uma estratégia de diferenciação no mercado e, sim uma necessidade de sobrevivência.

Dessa forma, considerando que o mercado está cada vez mais competitivo, não podemos cogitar essa possibilidade, concorda? Então, ao dar autonomia para o seu cliente, você ganha mais produtividade, como mencionamos acima, e ainda se destaca diante da concorrência.

Otimização de processos

Sem contar que um sistema de autoatendimento ao cliente vai ajudar a identificar, organizar, controlar e otimizar suas solicitações de atendimento. Assim, facilitando a vida da sua equipe e, ao mesmo tempo, melhorando a experiência do cliente.

Por exemplo, com esse tipo de ferramenta, a sua empresa poderá tratar os dados coletados e transformá-los em informações valiosas para auxiliar na tomada de decisão, identificar gargalos nos processos, o que contribui de forma significativa para o planejamento estratégico do seu negócio. Isso aumenta o poder competitivo da empresa, afinal, você pode avaliar o que está dando certo e o que deve ser aperfeiçoado.

Você gostou de aprender mais sobre o autoatendimento? Então, confira agora mesmo 3 recursos para automação do atendimento ao cliente. Boa leitura!

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