1. Home
  2. /
  3. MGE
  4. /
  5. A nova fronteira da produtividade no cenário corporativo


Artigos Escrito por Algar Telecom | 19 de dezembro de 2016

A nova fronteira da produtividade no cenário corporativo

Tempo de leitura: 4 minutos
Tempo de leitura: 4 minutos

Em um mercado cada vez mais competitivo, produtividade e eficiência podem ser fatores determinantes para o saldo positivo ou negativo no que diz respeito ao desempenho das empresas. Por isso, qualquer perda de recursos, relacionados principalmente aos colaboradores, pode impactar diretamente o resultado dos negócios. Nesse cenário, a tecnologia, apesar de grande aliada, pode representar também um dos principais motivos pela queda de rendimento e atenção por parte dos trabalhadores.

Uma pesquisa realizada pela norte-americana CareerBuilder em fevereiro deste ano mostrou que para mais de 55% dos donos de empresas entrevistados, a internet, juntamente com o smartphone, são considerados os principais vilões quando o assunto é a diminuição da produtividade corporativa. Além disso, o levantamento apontou ainda que 75% dos gestores entrevistados acreditam que seus colaboradores gastam diariamente duas ou mais horas com atividades que não fazem parte de suas tarefas relacionadas ao trabalho.

Essas distrações normalmente acontecem pelo fato dos profissionais estarem sempre próximos de seus dispositivos eletrônicos pessoais, o que torna as pausas para conversas em aplicativos de mensagens e redes sociais, por exemplo, uma ação frequente. Por isso, a alta conectividade, apesar de ser vista com bons olhos, precisa ser gerenciada, uma vez que tanto o próprio profissional quanto a empresa podem ser prejudicados pelo uso em excesso dessas ferramentas digitais.

Trabalho orientado a resultados

Apesar de serem considerados os grandes culpados, a internet e o smartphone não são necessariamente os únicos responsáveis pela queda na produtividade no meio corporativo. Sendo assim, é preciso que os gestores estejam sempre atentos quanto à execução e aos resultados obtidos  em relação às tarefas pré-estabelecidas junto aos colaboradores.

Além disso, é preciso que o foco de atenção seja direcionado para o alcance de metas e objetivos considerados importantes pela empresa, pois assim os funcionários serão orientados a resultados e não apenas ao cumprimento das horas diárias acordadas. Atitudes como essa contribuem para o desenvolvimento de uma cultura corporativa saudável, gerando um clima organizacional favorável para todos que fazem parte da equipe.  

Comunicação interna via aplicativo social: conheça o Workplace

De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, chamada Future of Work, apenas 15% dos gestores entrevistados se dizem completamente satisfeitos em relação à comunicação interna e à colaboração de suas empresas. Parte dessa insatisfação pode ser explicada pelo aumento do número de colaboradores que passaram a estar conectados via smartphone, tornando o ambiente interno de trabalho mais complexo quando o assunto é troca de informações e experiência entre os mesmos.

Foi pensando em ajudar a resolver esses problemas de comunicação e colaboração interna, que o Facebook lançou no último mês uma nova ferramenta voltada para o mundo corporativo: o Workplace. A plataforma, que é uma espécie de versão profissional da rede social mais difundida no mundo, pretende estabelecer contato entre todos os colaboradores de uma empresa por meio do celular. Apesar de já existirem ferramentas semelhantes no mercado, como o Slack, por exemplo, o Workplace pode ganhar um espaço natural nesse mercado, pelo fato de boa parte das pessoas já estarem acostumadas com o Facebook em suas vidas pessoais.  

Dicas de ferramentas relacionadas à produtividade no trabalho

Muitas pessoas enfrentam dificuldades quando o assunto é a concentração no trabalho, fator este fundamental para a manutenção da produtividade. Para isso, contar com a ajuda de ferramentas gerenciais, que têm como objetivo auxiliar na conquista de foco, pode ser uma boa alternativa na conquista de metas diárias pré-estabelecidas no trabalho. Conheça a seguir algumas dessas plataformas digitais.

  1. Glass Planner

Calendário dinâmico que integra todas as tarefas e metas relacionadas ao fluxo diário de trabalho.

  1. Sleep time

Essa ferramenta possui um alarme que monitora o ciclo de sono do usuário, ajudando a aumentar a disposição necessária para um bom desempenho ao longo do dia no trabalho.  

  1. Pomodoro

Ajuda o usuário a manter o foco e a concentração na execução de tarefas a partir da técnica: 25 minutos de trabalho x 5 minutos de pausa.

  1. Coach me

Esse aplicativo oferece a oportunidade de estabelecer as metas pessoais e profissionais que a pessoa deseja atingir com o objetivo de aumentar sua produtividade. E você, indica ou faz uso de alguma ferramenta de produtividade na sua empresa? Compartilhe conosco suas experiências.

empresas

Deixe seu comentário