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Artigos Escrito por Algar Telecom | 10 de agosto de 2020

7 soluções para manter a produtividade no home office

Tempo de leitura: 4 minutos
Tempo de leitura: 4 minutos

Devido à pandemia do coronavírus, 43% das empresas brasileiras adotaram o home office, segundo pesquisa realizada com 359 corporações, em março de 2020. Em outras palavras, esse modelo de trabalho se tornou uma solução viável até mesmo para as organizações que, até então, não tinham cogitado essa possibilidade no dia a dia. Nesse sentido, será que o home office realmente veio para ficar?

O estudo, realizado pela consultoria Betania Tanure Associados (BTA), indica que mais de 60% das empresas veem a “adaptação das atividades presenciais para virtuais” como maior desafio da prática de home office e 45% apontam o “gerenciamento remoto de pessoas”. Neste último aspecto, a consultoria Betania Tanure avalia que as companhias que adotar

Diante disso, a preocupação com a produtividade no período de home office passou a fazer parte do cotidiano de muitas empresas. Dessa forma, para garantir que os dias de trabalho em casa sejam realmente produtivos, vale a pena contar com a ajuda da tecnologia e apostar em algumas soluções interessantes.

Que tal uma ajuda? Conheça 7 soluções tecnológicas para manter a produtividade no home office!

1. Trello

O Trello é uma plataforma útil para o planejamento e para a organização de tarefas. Nele, é possível:

  • criar cartões contendo as atividades;
  • especificar as campanhas e ações;
  • definir prazos para cada tarefa;
  • separar os projetos por prioridade;
  • conferir o andamento das atividades;
  • marcar os responsáveis em cada tarefa;
  • sinalizar as tarefas com a marcação de etiquetas;
  • fazer um checklist de cada atividade.

Essa solução ajuda muito na hora de manter a produtividade no trabalho remoto, pois ela permite que as tarefas sejam compartilhadas com a equipe e atualizadas em tempo real.

2. Microsoft Teams

O Microsoft Teams é uma plataforma que integra diversas soluções que podem otimizar o dia a dia no home office. Com ele, é possível:

  • criar bate-papo com o time;
  • organizar e realizar videoconferências;
  • realizar chamadas;
  • compartilhar arquivos em tempo real;
  • sinalizar alterações/andamento nas tarefas para os colegas de trabalho;
  • gerenciar projetos;
  • reunir as conversas e os arquivos em um só lugar.

Além disso, o Microsoft Teams é uma forma de organizar as atividades sem comprometer a segurança e a privacidade do time. Ele permite ainda a integração com uma série de plataformas e aplicativos (como o Skype For Business, o Yammer e o SharePoint) que facilitam ainda mais a rotina.

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3. Toggl

O Toggl é uma solução perfeita para ajudar a lidar com as infinitas distrações que tiram o foco no home office. Ele permite:

  • cronometrar as atividades;
  • controlar o tempo das tarefas, monitorando o tempo gasto;
  • ter mais produtividade nas tarefas;
  • emitir relatórios de produtividade em tempo real;
  • armazenar essas informações, gerando gráficos e estatísticas;
  • gerenciar projetos em equipe;
  • integrar outras plataformas, como Trello, Evernote e Google Drive.

Portanto, ele ajuda a controlar e organizar as atividades para que elas sejam cumpridas dentro do prazo. Assim, é recomendado para todas as pessoas que precisam registrar e monitorar o tempo gasto com as suas tarefas.

4. Office 365

O Office 365 é a ferramenta ideal para você reinventar a sua forma de trabalhar e oferecer ainda mais flexibilidade para os seus colaboradores. Além de aumentar a produtividade no home office, essa solução torna as operações da sua empresa ainda mais modernas. Ele permite:

  • acessar os seus aplicativos por dispositivos móveis;
  • organizar melhor as suas tarefas e de todo o time;
  • conferir a sua agenda e também a dos seus colaboradores;
  • utilizar ferramentas como Word, Excel e PowerPoint de uma forma mais rápida e eficiente;
  • utilizar aplicativos para comunicação, como Outlook e Skype.

5. Slack

O Slack é uma plataforma de comunicação interna que reúne a equipe onde quer que ela esteja. A ideia é centralizar a comunicação em um único canal, evitando e-mails bagunçados e tarefas desorganizadas. Com ele, você pode:

  • criar conversas organizadas;
  • criar canais específicos para falar sobre um determinado assunto;
  • priorizar as conversas e os assuntos;
  • compartilhar arquivos;
  • convidar e adicionar membros;
  • agendar reuniões;
  • fazer integrações com o Trello e o Google Drive.

O Slack também permite criar canais que ajudam a equipe a visualizar o progresso e o objetivo de cada um. O melhor de tudo é que isso é feito de forma compartilhada. Assim, todos têm uma visão ampla sobre tudo o que está acontecendo no grupo de trabalho.

6. Forest

O Forest é um aplicativo perfeito para as pessoas que precisam de uma ajuda para manter o foco no home office. Ele ajuda o usuário a gerenciar o tempo de uma forma divertida, plantando árvores virtuais. Veja como funciona:

  • plantar uma árvore virtual, que só cresce se o app ficar aberto;
  • deixar o celular de lado se quiser que a sua floresta cresça;
  • determinar o tempo (entre 10 e 120 minutos) necessário para a árvore crescer — ela cresce somente se você não mexer no celular.

Dessa forma, ele obriga o usuário a não utilizar o celular enquanto a árvore está crescendo. Assim, você pode focar nas suas atividades do home office.

Além disso, o aplicativo permite integrar as equipes com o recurso “plantar juntos”. Dessa maneira, é possível adicionar os membros do time e criar uma floresta virtual compartilhada.

Além da brincadeira, o app possibilita o seguinte: cada vez que o usuário gasta 2.500 moedas em uma árvore real, o Forest doa dinheiro para a Trees for the Future — que usa esse dinheiro para plantar uma árvore real na África.

7. Evernote

O Evernote é uma plataforma que permite organizar e anotar informações importantes. Ele funciona como uma espécie de banco de dados virtual somente seu. Além disso, possibilita:

  • separar as anotações por cores e listas;
  • adicionar datas e lembretes;
  • inserir anexos (imagens, áudios, vídeos e outros documentos);
  • criar e renomear os cadernos de acordo com sua necessidade;
  • mover e excluir notas.

Portanto, ele permite que você anote tudo o que precisa lembrar e que guarde conteúdos interessantes para ler depois, facilitando a organização do dia a dia. Além disso, ele possibilita compartilhar as suas ideias com outras pessoas.

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