Se a sua empresa ainda não investe em gestão de marca, é hora de começar. Afinal, esse é um dos caminhos para que você consiga atribuir ainda mais valor aos serviços oferecidos.
Como o valor está ligado a aspectos subjetivos, mais especificamente à percepção dos clientes, essa missão de agregar valor depende de um conjunto de esforços contínuos.
Quer saber como esse processo funciona? Continue lendo para entender por que apostar na gestão de marca, o significado do conceito de valor e como agregá-lo aos serviços prestados pela sua empresa.
Qual a importância da gestão de marca?
A gestão de marca, também conhecida como branding, é um conjunto de estratégias focadas em criar uma percepção positiva sobre uma marca. E elas vão muito além do logotipo e da identidade visual.
Como a marca se comporta e de que maneira se relaciona com o cliente são pontos considerados hoje mais importantes do que os elementos visuais. Isso porque tais atitudes transformam a experiência dos consumidores e, ao mesmo tempo, têm o poder de fortalecer um negócio.
Portanto, a gestão de marca funciona como uma ferramenta potente para qualquer empresa que queira se diferenciar da concorrência e agregar valor aos seus serviços.
Valor não é sinônimo de preço
O preço é algo concreto, calculado a partir de fatores, como:
- custos envolvidos na prestação de um serviço;
- margem de lucro;
- poder de compra do público-alvo;
- lei da oferta e da procura.
Assim, a empresa define quanto custa o serviço que oferece. Já o valor é mais subjetivo e conferido pelo cliente. De um lado, está a ligação particular da pessoa com o serviço escolhido e com o que ele representa. De outro, está a experiência do cliente com a marca.
Portanto, nem sempre a qualidade é o que determina o valor do serviço. Também é preciso levar em conta o posicionamento da marca e o tipo de experiência oferecida por ela.
Como agregar valor aos seus serviços?
1. Faça pesquisas de mercado
Conhecer o mercado e de que maneira a sua empresa deve se posicionar é o primeiro passo. Além de conhecer a fundo o serviço prestado pela sua empresa, você precisa entender os concorrentes e as particularidades de cada um deles.
A partir disso, é possível identificar tanto os seus pontos fortes quanto os pontos fracos. Entender o diferencial do seu serviço em relação à concorrência vai ajudar você a se posicionar da melhor forma.
2. Conheça o seu público
Quem é o seu consumidor? O que ele procura? E o que mais valoriza no serviço prestado pela sua empresa? Saber responder a essas perguntas é essencial. Do contrário, você corre o risco de estabelecer uma comunicação equivocada.
Por isso, invista em pesquisa com os consumidores se quiser agregar valor à sua marca. São essas informações que vão determinar toda a comunicação da empresa, baseada em uma linguagem com a qual o público se identifique.
3. Valorize o relacionamento com os consumidores
A atribuição de valor por parte do cliente a uma marca está diretamente relacionada ao tipo de relacionamento que ele possui com a empresa.
Dessa maneira, é essencial que você mostre o quanto você se importa com o seu público. Para isso, será preciso oferecer diversos canais de comunicação, atendimento rápido e personalizado, além de boa disposição para resolver possíveis problemas.
4. Invista no pós-venda
A experiência do cliente não acaba quando ele adquire o serviço. O pós-venda é outra etapa importante, que faz parte da experiência dele com a sua marca. Sendo assim, a venda jamais deve ser vista como a linha de chegada.
Agradecer pela compra, dar um retorno sobre alguma informação que a pessoa pediu ou simplesmente manter um contato simpático de vez em quando são algumas das estratégias de pós-venda. Elas demonstram interesse por parte da empresa e fazem os clientes se sentirem mais valorizados.
Todas essas dicas fazem parte dos esforços de gestão de marca. Ao colocá-las em prática, você vai notar como elas são capazes de alterar a percepção dos clientes, colaborar com o posicionamento da sua empresa e agregar valor aos seus serviços.
Muitas vezes, na hora da decisão, o que conta não é apenas o preço. Cada vez mais, o valor agregado a um serviço tem um grande peso na escolha dos consumidores. Portanto, aposte no fortalecimento da sua marca!
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