Contar com o gerenciamento NOC em sua empresa é ter pessoas e ferramentas prontas para o monitoramento e a identificação das condições de risco de equipamentos ligados em rede.
Manter um ambiente NOC é, por isso, uma das práticas mais buscadas pelas organizações.
Se antes essa era uma preocupação de grandes companhias, agora é algo essencial também para micro e pequenas empresas. Afinal, a produtividade e a continuidade das operações é desejável em qualquer porte de negócios.
Por isso, apresentamos alguns conceitos importantes sobre o monitoramento NOC. O que é serviço NOC? Como funciona esse gerenciamento? Quais são seus benefícios?
Vamos responder a todas essas perguntas, acompanhe!
Conheça o serviço NOC 24×7 da Algar Telecom!
Leia também:
- O que é NOC, principais benefícios e como implementar em sua empresa?
- Monitoramento de infraestrutura de TI: quais os benefícios?
- Grandes ambientes de TI: como monitorá-los?
O que é NOC e gerenciamento NOC?
NOC é a sigla para Network Operation Center (Centro de Operação de Rede) que designa uma estrutura composta por profissionais especializados e responsável por monitorar e gerir os eventos de TI de uma empresa, um órgão ou uma instituição.
Por meio de diversos componentes de software, essa equipe consegue monitorar todo o ambiente de TI, o que inclui computadores, servidores, gateways ou outros dispositivos conectados à rede.
O gerenciamento NOC é, então, esse monitoramento e gestão dos eventos de TI.
Agora que você sabe o que é NOC, é importante não confundi-lo com SOC.
NOC x SOC
SOC ou Security Operations Center é uma estratégia focada em segurança da informação cujo objetivo é lidar com incidentes que afetam os ativos de segurança da empresa ou instituição.
Como apontamos, o monitoramento NOC trata de incidentes relativos à disponibilidade ou à performance dos sistemas empresariais.
Nada obsta, porém, que as duas estratégias sejam combinadas para aprimorar o desempenho da rede. Isso porque a equipe responsável poderá avaliar os recursos e a maturidade da segurança da rede.
Com esses serviços caminhando juntos, é possível oferecer maior proteção ao ambiente de TI e proatividade na hora de lidar com incidentes.
Entendeu o que é serviço NOC? Vamos passar então ao seu funcionamento!
Como funciona o gerenciamento NOC?
No gerenciamento NOC, os especialistas fazem o monitoramento dos alertas gerados pelos ativos de TI. Para que ele funcione bem e mantenha o ambiente estável, é preciso ter, além de pessoas qualificadas, ferramentas e processos bem definidos.
Um software para monitorar dados em tempo real com foco em infraestrutura de TI e redes é fundamental.
Se ele apresentar funcionalidades avançadas que permitam gerar alertas para profissionais corretos, hierarquizar serviços e automatizar a criação de relatórios, melhor ainda.
Além do monitoramento, a equipe responsável pelo ambiente NOC deve executar scripts para estabilizar incidentes de maneira imediata e documentar os eventos para futuro aprendizado, proporcionando melhorias no serviço.
Outras rotinas específicas para garantir a segurança das informações, como atualizações de softwares e licenças, e rotinas de backup, fazem parte do dia a dia das equipes.
O importante é ter em mente que o gerenciamento NOC depende de:
- Ferramentas eficientes para o monitoramento de infraestrutura, rede, banco de dados, etc.;
- Profissionais especialistas que consegue fazer a correta interpretação de informações por meio de um SLA de atendimento;
- Agilidade ao tomar decisões para corrigir os problemas o mais rápido possível, de modo que os usuários sequer sintam qualquer instabilidade.
Após compreender seu funcionamento, o gestor empresarial já tem uma noção da importância do monitoramento NOC em seu negócio.
Porém, reforçamos a seguir os benefícios que ele pode proporcionar para uma empresa.
Benefícios do gerenciamento NOC
Já pensou em responder aos erros da sua infraestrutura de TI com rapidez, evitando a indisponibilidade dos sistemas?
Esse é só um dos benefícios do gerenciamento NOC, confira!
Economia de tempo
Você sabia que redes monitoradas apresentam uma resposta 69% mais rápida, enquanto o tempo de reparo é 32% menor, quando comparadas às redes não monitoradas?
Os dados do Network Barometer Report 2016 apontam um dos benefícios relevantes do gerenciamento NOC: a economia de tempo em diversas situações.
Isso se dá devido ao rastreamento constante de todos os equipamentos da rede. Os profissionais responsáveis não precisam se dedicar ao trabalho intensivo em caso de incidente, pois atuam preventivamente e já estão preparados para uma resposta rápida diante dos eventos.
A consequência positiva da economia de tempo é o aumento da eficiência, exatamente pela característica de monitoramento constante, que é o próximo benefício que citamos.
Monitoramento constante
Você já parou para pensar em qual a perda financeira para seu negócio se suas operações são interrompidas por quatro horas? Se, por algum motivo, sua rede ficou indisponível por este tempo, quantos profissionais ficam ociosos?
A produtividade da sua empresa reduz consideravelmente em casos como esse, motivo pelo qual um dos benefícios mais relevantes de ter um ambiente NOC é o monitoramento constante.
Ele possibilita fazer uma gestão correta da rede, prevenindo possíveis erros na operação e economizando na manutenção dos equipamentos. Afinal, está constantemente de olho em potenciais vulnerabilidades e outras questões de desempenho dos ativos de TI.
Imagine que você terceirizou o serviço de gerenciamento NOC. Essa equipe especializada prestará atendimento 24 horas por dia em todos os dias da semana.
Basta uma irregularidade na rede para que um alerta seja enviado à equipe para que o erro seja resolvido a qualquer hora do dia ou da noite. É, assim, uma forma de evitar a diminuição da produtividade e os períodos de inatividade.
Percebe como esse monitoramento constante é importante para a disponibilidade dos seus sistemas de TI? Mas ele depende de outro ponto importante, que é a coleta de dados.
Coleta de dados automática
Para um gerenciamento e monitoramento remoto constante da infraestrutura de TI de uma empresa, os profissionais precisam coletar dados com informações essenciais sobre a rede e os pontos de melhoria.
Felizmente, o monitoramento NOC trabalha com a coleta de dados automática, economizando horas de trabalho do gestor de TI e facilitando a atuação ágil da equipe em caso de problemas na rede.
Vale destacar, também, que essa coleta automática favorece bastante o trabalho preventivo da equipe, pois ela terá em tempo real as informações sobre os ativos de TI. É exatamente isso que favorece a prevenção de problemas.
Prevenção de problemas
Pensando nas características do gerenciamento NOC, que monitora e faz a gestão dos eventos de TI, apresentamos outra vantagem: a prevenção de problemas.
Com esse processo de monitoramento constante e ativo, as equipes conseguem realizar rotinas que garantem maior segurança e estabilidade ao ambiente de TI. Ou seja, conseguem atuar para prevenir problemas relacionados aos ativos.
Isso inclui, por exemplo, backups de informações críticas, atualizações de software e definições de vírus, automatização da manutenção dos principais sistemas e muito mais.
Além de proporcionar a prevenção de problemas, o ambiente NOC também provoca o menor tempo de inatividade.
Menor tempo de inatividade
Você sempre quis ter profissionais de TI proativos na resolução de incidentes para que o tempo de resposta deles seja o menor possível?
Seu sonho é ter uma equipe capaz de identificar falhas que podem atrapalhar o desempenho dos negócios ou comprometer o funcionamento de dispositivos?
Nós entendemos esse desejo dos gestores, pois são formas de garantir o menor tempo de inatividade possível na empresa. E, felizmente, com profissionais dedicados ao gerenciamento NOC isso é possível.
Uma rede monitorada constantemente permite que sua equipe trate eventuais problemas de forma ágil e correta.
Mesmo que existam inúmeras formas e possibilidades de erros na rede, os profissionais terão capacidade de atuar rapidamente para detectá-los e corrigi-los.
Em suma, a equipe consegue diminuir os períodos de inatividade, evitando perdas financeiras para a empresa e insatisfação dos clientes. Por isso, não é exagero pensar que o monitoramento NOC contribui, também, para um melhor atendimento ao cliente.
Como consequência da oferta de um serviço de qualidade aos usuários, sua empresa terá ainda uma significativa vantagem competitiva.
Diante de tantos benefícios, você já deve estar se perguntando “O que faz um assistente NOC?” para contratá-lo para sua empresa, certo?
Mas os profissionais especializados são apenas um pilar para ter um ambiente NOC eficaz. Veja a seguir como implantar o gerenciamento NOC em sua organização.
Como implantar o gerenciamento NOC?
A implementação de um ambiente NOC na empresa depende de três pilares: pessoas, processos e ferramentas. Por isso, o primeiro passo é montar ou buscar uma equipe qualificada.
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Monte ou busque uma equipe qualificada
Você precisa de profissionais especializados para monitorar constantemente seu ambiente de TI. Por isso, é fundamental montar uma equipe qualificada e coesa para realizar unicamente esta tarefa.
Pode ser interessante ter profissionais de diversas áreas de conhecimento em tecnologia, de acordo com as necessidades da sua empresa.
Caso você tenha um bom orçamento para isso, é possível montar uma equipe interna de monitoramento NOC. Caso contrário, considere a terceirização e busque um parceiro confiável e que ofereça um serviço de excelência.
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Escolha as ferramentas mais adequadas
O bom trabalho dos profissionais é desenvolvido a partir de ferramentas adequadas para o monitoramento dos ativos de TI.
Como apontamos anteriormente, um bom software precisa apresentar funcionalidades avançadas de coleta de dados para municiar sua equipe com informações valiosas.
Lembre-se de que a coleta será feita em servidores, estações de trabalho, rede e em toda a infraestrutura.
Busque também uma ferramenta de coleta que “entregue” os dados à equipe em forma de relatórios de atividades, informando sobre vulnerabilidades, falhas e outras informações relevantes.
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Crie processos para o gerenciamento NOC
Por fim, a última etapa para implementar o gerenciamento NOC na empresa é criar processos para auxiliar na detecção rápida de erros, bem como na prevenção de problemas.
Com as rotinas de administração bem definidas, a equipe saberá exatamente o que deve fazer diante do erro apresentado.
Essa etapa é especialmente importante em caso de equipe interna, pois as empresas terceirizadas já têm expertise no assunto, apresentando boas práticas de TI e frameworks que se encaixam no perfil da operação montada.
Uma dessas empresas que prestam um serviço de excelência é a Algar Telecom!
Como a Algar Telecom pode te ajudar no gerenciamento NOC?
Considerando que as empresas têm recursos limitados e não conseguem ter uma equipe própria, a terceirização viabiliza o gerenciamento NOC.
Além da redução de custos, as organizações de todo porte buscam também mais flexibilidade e conhecimento em relação às novas tecnologias.
É neste contexto que a Algar Telecom entra. Ela possui profissionais com experiência em monitoramento de redes e infraestrutura de TI preparados para lidar com o ambiente corporativo.
Nosso foco é possibilitar que sua área de TI foque apenas no core business da empresa, deixando o monitoramento constante com nossos especialistas.
Seja em ambientes simples ou complexos, nosso Centro de Operações de Rede é baseado em disponibilidade, continuidade, escalabilidade e assertividade.
De forma simples, temos a missão de garantir os níveis de disponibilidade exigidos pelas operações da empresa, prezando pela execução ininterrupta das atividades.
Além disso, prestamos suporte resiliente e seguro ao crescimento exponencial do negócio e realizamos uma gestão eficaz das capacidades atual e futura do ambiente, favorecendo investimentos precisos.
Conclusão
O gerenciamento NOC é uma estrutura formada por pessoas, processos e ferramentas que realizam o monitoramento contínuo dos eventos de TI de uma organização.
Contar com esse serviço traz economia de tempo, menor tempo de inatividade e muitos outros benefícios ao negócio.
No entanto, para que isso aconteça, é preciso fazer uma boa implementação, com equipe qualificada, processos bem definidos e ferramentas corretas.
Compreender outros conceitos relacionados também é algo importante para o gestor que busca aprimorar o desempenho de sua área.
Que tal saber como NOC, SOC e BOC garantem disponibilidade de TI?