Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Segurança do wi-fi: 5 dicas para manter seus dados seguros

Algar Telecom | 5 de setembro de 2018

Ter uma rede de acesso segura e longe de possíveis ataques de hackers em busca de informações é essencial para qualquer empresa. A segurança do wi-fi é um dos maiores desafios nessa nova era de transmissão de dados de forma digital. Seja para compras ou transações bancárias os dados de cada pessoa são fornecidos e precisam estar seguros até chegarem em seus destinos.

Mas você sabe como aumentar a segurança do wi-fi?

Conheça agora cinco dicas fáceis para manter a segurança do wi-fi da sua empresa e continuar tranquilo com o envio e recebimento de dados, principalmente, com os dados dos seus clientes.

Manter o Firewall atualizado

O Firewall funciona como uma “rede” filtrando o que entra e sai da sua conexão. Ativar o firewall da sua rede wi-fi ajuda para que apenas os dispositivos autorizados consigam o acesso, impedindo outras pessoas de usar a conexão disponível sem que isso seja percebido.

Atualizar softwares periodicamente

Mantenha sempre atualizados os softwares que estão em funcionamento na sua empresa. Os próprios fornecedores mantêm seus sistemas de segurança protegidos com tais atualizações, garantindo a segurança deles e dos clientes que contratam suas funcionalidades. Fazer a atualização do sistema da empresa com regularidade ajuda a manter seus dados seguros e assegura o uso total das funcionalidades contratadas do software.

Desligar WPS aumenta segurança do wi-fi

O wi-fi Protected Setup é um sistema que facilita o acesso a sua rede apenas com a verificação de um PIN (Personal Identification Number) com até 10 dígitos. Esse acesso é mais frágil, se comparado ao acesso por uma senha formada por letras e números. Ou seja, nesse caso, as  letras, os números são alterados e ainda ocorre uma dupla verificação – que não é realizada quando o WPS está ligado.

Alguns roteadores já vem com ferramentas de segurança do wi-fi relacionadas ao PIN. Em algumas delas, as tentativas de acesso são bloqueadas após um determinado número de tentativas.

Alterar senha do administrador

Apesar de parecer bastante simples, essa é uma das principais ações para garantir a segurança do wi-fi na sua empresa. Quando instaladas, essas senhas são normalmente sequenciais e muito fáceis de serem combinadas,  ainda mais quando a rede tem um nome facilmente identificável, como “empresa 123”. Personalizar esses dados ajuda a dificultar a entrada e o uso de sua rede por pessoas não autorizadas.

Desabilite o gerenciamento remoto

O gerenciamento remoto (remote management) é um dos maiores problemas com a segurança do wi-fi, mas pode ser resolvido de maneira simples. Essa conexão é uma porta aberta da interface do gerenciamento do seu roteador pela internet. Para desativá-la, vá até as configurações de segurança do seu roteador e altere o endereço na caixa correspondente. Isso garante que seu roteador só possa ser alterado e acessado diretamente.

Além da segurança do wi-fi da sua empresa, pensar na eficiência e alcance da sua rede é muito importante para garantir os melhores resultados para a sua empresa. A Algar Telecom possui a solução na medida certa para o formato da sua empresa e para o alcance que ela precisa. Quer saber mais? Agende uma visita com nossos consultores agora mesmo. Acesse aqui!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: