Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Lan to Lan: conheça essa solução e seus benefícios

Cristina Cruz | 19 de fevereiro de 2018

A conectividade eficiente é fundamento essencial para se obter o sucesso de um negócio. A cada dia, a tecnologia é aprimorada, de modo que diferentes opções no mercado se propõem a melhorar o fluxo de informações de uma empresa.

Lan é um eficiente tipo de configuração de rede que interliga um conjunto de computadores de uma mesma organização, espalhados pelo espaço físico da empresa. Ela permite o compartilhamento de dados, programas e informações de forma segura e eficiente. Nesta opção, é possível conectar uma série de dispositivos que propiciam a distribuição e transmissão da conexão de rede.  Devido ao seu alto custo-benefício, é uma configuração amplamente difundida, pois alia bom desempenho a um custo considerado baixo diante de seus benefícios.

A rede Lan é presença certa dentro das corporações, pois propicia a constância na comunicação entre cada membro do organograma, seja de setores distintos ou compartilhados. Sua utilização não chega a ser uma novidade, já que exerce, há muito tempo, papel fundamental no dia a dia de médias e grandes empresas.

Mas a realidade de um grande negócio muitas vezes não se resume a uma única unidade. A existência de filiais e parceiros de negócio espalhados por vários cantos do país, ou até mesmo do mundo, cria a necessidade de conectividade. Mesmo dentro da mesma cidade, um empreendimento de grande porte pode dividir sua atuação em vários pontos estratégicos, de modo que apenas a tradicional instalação de rede interna pode se tornar insuficiente.

A Lan to Lan surgiu para melhorar a comunicação entre todas as matrizes, filiais e demais unidades de um negócio, independentemente de onde estejam localizadas geograficamente. Trata-se de um produto capaz de conectar todas as redes Lans instaladas nas diferentes unidades da empresa ou em demais parceiros estratégicos. Com ela, é possível potencializar a conexão de hardwares e softwares instalados em computadores localizados a longa distância, até mesmo em território internacional.  

Na prática, os computadores, notebooks, impressoras, bancos de dados, aplicativos, programas de gestão e outras ferramentas incorporarão um grande e efetivo sistema orgânico de produção. As vantagens do ponto de vista corporativo são imensas, com uma possibilidade real de aumentar o rendimento, diminuir despesas e reduzir significativamente a ocorrência de erros por má comunicação.

Em resumo, esta é uma das soluções que trazem mais segurança, transparência e rapidez ao que se propõe. Mas vamos entender melhor suas vantagens e como escolher um plano que atenda às reais necessidades de cada negócio: 

Escolhendo um bom plano

Um sistema que vai ter a responsabilidade de interligar todos os canais de comunicação de um negócio precisa ser altamente eficiente e imune a eventuais falhas. É por isto que o primeiro passo a ser adotado por qualquer gestor interessado em usufruir deste recurso é saber escolher um prestador de serviço reconhecido por sua seriedade, competência e seu histórico no mercado.

Há mais de 60 anos oferecendo soluções inovadoras para empresas de todo o Brasil, a Algar Telecom também é referência na disponibilização da melhor opção de Lan to Lan do país. A solução foi desenvolvida por profissionais de capacitação internacional, com base em um alto investimento em tecnologia de última geração.

Estes dois fatores aliados foram capazes de disponibilizar a mais eficiente solução de conexão corporativa à distância disponível. São inúmeras vantagens desenvolvidas visando ganhos reais do ponto de vista de gestão. Um de seus benefícios é a sua capacidade de ser moldada diante da realidade de cada corporação, com opções flexíveis ao porte e segmento.

A opção da Algar Telecom oferece, ainda, um maior controle por parte do gestor sobre todo o desempenho de rede. Sua implementação disponibiliza uma completa transparência com relação às aplicações, devido à característica de sua arquitetura. Além disso, o suporte diferenciado e o atendimento em tempo integral fazem com que haja uma grande confiabilidade operacional em sua execução.

Melhorias de performance

A contratação de um bom serviço de Lan to Lan permite que todas as redes sejam conectadas com significativo controle, transparência, confiabilidade e excelente performance durante a transmissão de dados, por meio de alta disponibilidade e de parâmetros de tráfego de dados. Entenda melhor:

Alta disponibilidade: Dizer que um sistema de interconexão tem alta disponibilidade significa que ele é muito mais resistente a falhas de hardware, software e energia. Isto garante que todos os serviços a que se propõe estejam sempre disponíveis por tempo integral, sem acarretar perdas por sua interrupção. Antes de fechar qualquer contrato, é preciso descobrir se o prestador do serviço oferece, de fato, componentes que atestem sua estrutura adequada para o efetivo funcionamento do recurso.

Baixa latência: Na linguagem computacional, latência significa atraso na transmissão de dados de um ponto a outro. Lan to Lan reduz drasticamente o tempo de envio de um pacote de informações entre os diferentes destinos, com uma capacidade de transmissão imediata e contínua. É possível acompanhar a produção de uma filial mesmo a muitos quilômetros de distância.

Menos overhead de protocolos: Qualquer sistema computacional pode sofrer uma considerável baixa em sua performance se houver excesso de processamento ou armazenamento. Esta sobrecarga é conhecida como overhead. Em um bom plano Lan to Lan, este problema é significativamente amenizado, pois memória e demais recursos são compartilhados e utilizados de forma inteligente pelo sistema.  

Menor fila: Os equipamentos de rede convencionais geram filas de entrada e saída de dados. Isso faz com que pacotes de dados e execução de programas fiquem em espera. Quanto menor for a capacidade da rede, maior o congestionamento no tráfego de informações, o que pode gerar uma série de inconvenientes para o dia a dia de um negócio. Lan to Lan elimina este problema, garantindo mais agilidade à troca de conteúdo em tempo real.  

Menos buffering: Em uma configuração de rede comum, existem dados que precisam ser armazenados temporariamente até que sejam transferidos de um ambiente digital a outro. O buffering (processo de carregamento) é diminuído com a LAN to LAN, o que é algo de grande proveito para empresas que precisam compartilhar mídias e programas que exigem grande espaço de armazenamento.

LAN to LAN pode ser a solução certa para o seu negócio. Entender melhor como as ferramentas tecnológicas disponíveis podem colocar sua empresa em um outro patamar de conectividade e produção. Conte para nós o que você achou deste recurso e se pretende implementá-lo em seu negócio!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: