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Conheça quais são as 3 principais normas de qualidade em TI

Conheça as 3 principais normas de qualidade em TI e qual sua importância para as empresas.

26/nov
Algar Telecom
Conheça quais são as 3 principais normas de qualidade em TI

A crescente adoção das melhores práticas de TI foi impulsionada pela necessidade do setor em gerenciar melhor a qualidade e a confiabilidade da TI nos negócios e responder a um número crescente de órgãos reguladores e requisitos contratuais. Nesse sentido, as normas de qualidade em TI passaram a ter grande importância para as empresas.

Uma empresa que se mantém alinhada às melhores práticas de TI do mercado demonstra, além de preocupação em realizar serviços com qualidade, um empenho em fornecer aos seus clientes garantias quanto aos seus processos e sua busca constante por melhorias. Veja a seguir quais são as três principais normas de qualidade em TI!

1. ISO/IEC 20000

International Standard Organization (Organização Internacional de Normalização) — ou simplesmente ISO — estabelece padrões para o desenvolvimento de produtos e serviços que as empresas usam para melhorar sua eficiência e rentabilidade econômica.

A ISO/IEC 20000 foi uma das primeiras normas e padrões internacionais projetados para o setor de TI. Globalmente, ela compila processos focados no gerenciamento efetivo de serviços de TI para clientes internos e externos. Os padrões ISO/IEC 20000 são apresentados em dois documentos:

  • ISO 20000-1: aborda os requisitos obrigatórios para fornecer serviços de TI. Ele abrange a prestação de uma gestão de serviços eficaz e eficiente para clientes e empresas.
  • ISO 20000-2: detalha o conjunto de práticas para gerenciamento de serviços relacionados ao primeiro documento.

Dentre as principais proposições da ISO/IEC 20000, destacam-se:

  • coordenação de funções dentro da empresa;
  • definição e planejamento de serviços de acordo com as necessidades reais dos clientes;
  • definição de um sistema de melhoria contínua tanto na qualidade dos serviços prestados como no planejamento de novos serviços, bem como na modificação dos existentes;
  • aumento da competitividade, oferecendo os serviços requeridos pelo mercado, reduzindo os riscos e melhorando os custos;
  • melhoria da participação de mercado, demonstrando a qualidade da sua gestão.

A importância do Certificado ISO/IEC 20000 reside na conexão entre a tecnologia da informação e o sucesso de uma empresa. A qualidade dos serviços de TI determina fortemente se uma organização é capaz ou não de atingir seus objetivos.

A ISO/IEC 20000 define o funcionamento da empresa e suas formas de comunicação. A implementação dessa norma traduz-se em aumento de receita, redução de custos e, também, na melhoria da imagem da empresa.

2. COBIT

Trata-se de um conjunto de ferramentas destinadas a assegurar o controle e o monitoramento da governança de longo prazo dos Sistemas de Informação por meio de auditorias. COBIT corresponde à sigla para Control Objectives for Information and related Technology (Controle de Objetivos para Informação e Tecnologia Relacionada, em tradução livre) e compila as melhores práticas levantadas por especialistas em TI de vários vetores, como indústria e serviços.

De fato, as normas COBIT compilam, organizam e gerenciam todo o ciclo de vida da informação, desde a criação até sua disposição final, a fim de garantir o controle de qualidade.

O COBIT é estruturado em 34 processos devidamente agrupados em quatro domínios:

  • Alinhamento, Planejamento e Organização: Centrado em fazer o melhor uso das tecnologias para que a empresa atinja seus objetivos.
  • Construção, Aquisição e Implementação: Defina, adquira, ajuste e implemente as tecnologias necessárias para os processos de negócios.
  • Entrega, Serviço e Suporte: Garante a eficácia e eficiência dos sistemas tecnológicos em ação.
  • Monitoramento, Avaliação e Análise: Garante que a solução implementada corresponda aos objetivos do negócio.

A proposta do COBIT ajuda as empresas a alinhar as estruturas existentes na organização e a entender como cada estrutura se ajusta à estratégia geral. Também pode ajudar as empresas a monitorar o desempenho de cada estrutura, especialmente em termos de segurança.

3. ITIL

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library ou, em português, Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) é uma coleção de práticas recomendadas para o gerenciamento eficaz de sistemas de informação.

Inicialmente, foi projetado para melhorar os serviços de TI para o setor público. No entanto, foi tão eficiente que o setor privado começou a implementá-lo em todo o mundo.

Os interessados ​​em obter a certificação devem saber que existem vários níveis de certificação:

  • ITIL Fundamentals: É o nível mais básico e permite adquirir o conhecimento necessário sobre a terminologia, estrutura e conceitos básicos usados ​​pelo framework ITIL de melhores práticas. É uma certificação obrigatória para ser elegível para as demais.
  • ITIL Practitioner: É focado em melhoria contínua de serviço. Este nível de certificação permite que os candidatos adquiriram as competências e habilidades necessárias para aplicar os conceitos de ITIL em sua organização e realizar iniciativas bem-sucedidas em favor das melhorias necessárias.
  • ITIL Expert: Nível destinado a todas as pessoas que obtiveram a certificação ITIL Fundamentals e que estão interessadas em obter um nível mais alto de conhecimento em ITIL como um todo.
  • ITIL Master: Corresponde ao mais alto nível na carreira de Service Management da ITIL. Esta certificação é obtida com base em méritos profissionais e é destinada a profissionais especializados que demonstram experiência comprovada na vida real em gerenciamento de serviços de TI.

Por que as normas de qualidade em TI são importantes?

O uso da tecnologia, atualmente, é o maior diferencial competitivo para as empresas. No entanto, devido à dependência da tecnologia por parte das empresas, esse setor é um dos mais críticos em qualquer companhia. Por isso, é importante buscar fazer o melhor uso da TI nas operações, a fim de garantir segurança, confiabilidade e qualidade. Nesse sentido, as normas de qualidade em TI são essenciais para orientar os profissionais quanto às melhores práticas disponíveis para extrair o máximo de proveito da tecnologia da melhor forma possível.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as principais normas de qualidade em TI, conheça alguns impactos financeiros da gestão inadequada nesse setor.

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