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02/jan
Algar Telecom
Cloud Phone e PABX tradicional: descubra as diferenças!

O PABX foi, por muitos anos, a maior tecnologia em telefonia utilizada por grandes empresas. Esse equipamento era responsável por centralizar as linhas e os ramais com o objetivo de torná-los seguros e eficientes. Porém, com as exigências de um mercado cada vez mais tecnológico e móvel, o PABX deixou de ser a solução mais eficiente. Assim, nasceu o Cloud Phone.

O Cloud Phone é uma solução de PABX que funciona na nuvem, por meio de um aplicativo instalado no computador ou no dispositivo móvel do profissional. Com essa tecnologia, é possível levar o atendimento da empresa para qualquer lugar. Veja neste artigo quais são as principais diferenças entre as duas soluções.

Cloud Phone x PABX: conheça as diferenças entre os serviços

Infraestrutura

A implantação de uma rede de telefonia PABX requer a instalação de equipamentos de telefone específicos, cabeamento, quadro de distribuição e equipamentos para a central de PABX.

O Cloud Phone não depende da criação de toda uma infraestrutura para sua operação. A empresa utiliza a rede de internet que já está em uso, e o sistema é instalado, por meio de aplicativo, nos computadores ou dispositivos móveis que vão utilizá-lo.

Manutenção

Uma central de PABX deve passar por manutenções frequentes, pois o cabeamento sofre com as ações do tempo e pode ser danificado por causa de insetos, ratos e poeira. Além disso, os aparelhos de telefones devem ser limpos de forma adequada, normalmente por uma equipe especializada. Com o tempo, é necessário trocar a fiação e os aparelhos de telefones.

O Cloud Phone exige apenas atualizações de sistema, que são realizadas com frequência e  fazem parte do pacote de serviços.

Chamadas

Em um sistema de PABX convencional, a empresa utiliza o pacote de ligações contratado com a operadora. O sistema permite que seja identificado de qual ramal a ligação foi realizada e a tarifa é cobrada de acordo com o que foi negociado com a operadora.

Com o Cloud Phone, as ligações não são tarifadas entre os ramais instalados para a mesma empresa. E ligações para outros estados ou países têm tarifas reduzidas.

Mobilidade

Uma das maiores desvantagens do PABX tradicional é a falta de mobilidade. O avanço da tecnologia tem proporcionado maior flexibilidade nas relações de trabalho. O home office tem crescido, pois já não é mais necessário ter o colaborador dentro da empresa todos os dias.

No entanto, equipes de atendimento ao cliente ainda são dependentes da estrutura física da empresa. Uma pesquisa recente realizada pelo Ibope Conecta em parceria com a Microsoft revelou que 53% dos profissionais brasileiros não fazem home office, sendo que 19% deles trabalha na área de atendimento das empresas.

O Cloud Phone tem potencial para mudar esse cenário. A solução permite que, por meio de um aplicativo instalado no computador ou no smartphone, o colaborador preste atendimento ao cliente de qualquer lugar que estiver.

Além disso, com o Cloud Phone é possível aumentar a capacidade de atendimento e realizar videoconferências com as equipes. A gestão de comunicação de um PABX convencional, por sua vez, exige investimento na ampliação de sua capacidade. O serviço também pode apresentar falhas, deixando a rede indisponível e prejudicando a operação da empresa.

O Cloud Phone é a solução da Algar Telecom, e a gestão é feita por meio de um painel interativo, com riscos de inatividade reduzidos e com ferramentas como URA, sala de audioconferência, videoconferência, painel de gestão e configuração, dentre outros recursos. Conheça agora o Cloud Phone!

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