Buscar estratégias que melhorem as taxas de fidelização é essencial para o sucesso de qualquer empresa atualmente. Nesse ponto, as pesquisas de satisfação entram como fundamentais. A partir delas os clientes podem emitir opiniões sinceras e facilitar a ação das empresas.
Porém, com rotinas cada vez mais puxadas, nem sempre os consumidores dispõem de tempo para entrar em sites ou ler grandes formulários após suas compras, dificultando bastante a efetividades das pesquisas de satisfação. A saída para as empresas é encontrar uma forma de tornar esse processo muito mais dinâmico: é aí que entra em cena o SMS Solution.
Continue lendo e entenda mais sobre a relação entre o SMS e as pesquisas de satisfação e confira como a plataforma SMS Solution é capaz de facilitar a sua estratégia nesse sentido.
Boa leitura!
Por que utilizar o SMS para aplicar as pesquisas de satisfação?
Hoje em dia a opinião dos clientes é tratada como um verdadeiro tesouro pelo mundo corporativo, com empresas investindo altos valores apenas para decifrar a visão dos consumidores em relação aos seus serviços e produtos.
O interessante é que, em geral, os clientes não se incomodam em repassar esse tipo de informação. Porém, como já mencionado, grande parte não dispõe de tempo para ler formulários após a finalização da compra ou acessar links externos.
Ou seja, o grande desafio não é nem convencer os clientes a responderem as pesquisas de satisfação, mas sim desenvolver uma forma de tornar o processo mais prático e acessível. É então que uma ferramenta simples e bastante usual como o SMS assume um papel de protagonista.
Para uma estratégia que demanda alto índice de engajamento e precisão, como é o caso das pesquisas de satisfação, o SMS é praticamente perfeito. Em comparação a outras iniciativas como e-mail marketing ou ações em redes sociais, a ferramenta leva muita vantagem e traz números que agradam qualquer gestor, tais como:
- taxa de entrega das mensagens de 98% (não precisa ter internet);
- 99% dos SMS são lidos em até 10 minutos;
- tempo médio de entrega de 3 a 5 minutos.
Em outras palavras, o SMS possibilita a dinamicidade que uma estratégia de pesquisas de satisfação precisa. Com a utilização da ferramenta, o processo ocorre sem gerar incômodo ao cliente, com recebimento, leitura e respostas acontecendo em um curtíssimo espaço de tempo.
O que é o SMS Solution e como ele pode otimizar as suas pesquisas de satisfação?
O SMS Solution é um serviço desenvolvido pela Algar Telecom para melhorar o desempenho de estratégia de SMS (short message service) das empresas. Uma plataforma digital completa, que traz diversidades de envio como:
- notificação sobre status das compras;
- lembrete sobre datas importantes;
- comunicação sobre promoções;
- envio de alertas com tokens;
- cupons de desconto;
- links encurtados.
Além dessas funcionalidades, o SMS Solution é um facilitador para as pesquisas de satisfação. Isso porque não se trata de uma simples ferramenta de envio, mas sim de uma plataforma completa, que otimiza desde a construção das pesquisas até o envio em grande escala.
Para entender o quanto o SMS Solution é capaz de aumentar a performance da sua estratégia, confira algumas das vantagens da plataforma.
Grande alcance
A plataforma SMS Solution não tem nenhum limite em relação às operadoras. Como gerenciador do serviço, você consegue enviar mensagens para inúmeros clientes ao mesmo tempo, independentemente da empresa de telefonia dos destinatários.
Isso permite uma escala de alcance muito maior para as suas pesquisas de satisfação, trazendo os resultados esperados pela empresa em menor tempo.
Maior engajamento
Como explicado, sem a necessidade de internet para recebimento, grande parte dos SMS chega aos seus celulares de destino. Além disso, muitos aparelhos são configurados para que o corpo da mensagem apareça na tela no momento do recebimento, aumentando ainda mais o índice de acesso pelo usuário.
Com esses números a favor e utilizando uma plataforma completa como o SMS Solution, você melhora o nível de engajamento do cliente. Em poucos minutos, a sua empresa passa a ter respostas das pesquisas de satisfação enviadas.
Melhor custo-benefício
Além de apresentar números mais favoráveis em relação ao alcance e ao acesso, uma estratégia baseada no envio de SMS é menos custosa comparada a muitas outras. Ou seja, ao utilizar o SMS Solution para aplicar as pesquisas de satisfação, a sua empresa tende a trabalhar em uma margem melhor de custo-benefício.
Enfim, muito além das opiniões, as informações obtidas através das pesquisas de satisfação podem ser determinantes para o sucesso dos objetivos do planejamento estratégico e para a melhoria dos resultados financeiros da sua empresa. Contar com uma ferramenta como a SMS Solution, capaz de aumentar o alcance da estratégia, passa a ser mais que essencial para o seu negócio. Lembre-se: a fidelização do seu cliente pode estar na resposta da sua próxima pesquisa. Não perca tempo.