Landing Zone é um recurso indispensável para que empresas possam se desenvolver em um ambiente seguro que permite a estruturação de diversas atividades diferentes. Por meio dela é possível permitir que diversas contas tenham acesso ao mesmo conteúdo e, por lá, gerenciar aplicações, recursos e muito mais.
Especialmente para arquivos, recursos e funções em nuvem, o Landing Zone é fundamental. Esta metodologia permite que uma empresa possa utilizar os recursos em nuvem com mais liberdade e incluir diversas funções e equipes diferentes em uma ou mais atividades diferentes.
O que é uma Landing Zone em Cloud Computing?
Uma Landing Zone é um espaço virtual para gestão de atividades de empresas, em especial por meio da administração de diferentes contas e de equipes distintas. O diferencial do recurso é permitir que equipes distantes possam trabalhar pela nuvem como se estivessem muito mais próximas.
O Cloud Computing é a tecnologia que permite aplicativos, recursos, atividades, times e até mesmo equipes trabalhando pela internet em um só lugar, ou em um mesmo processo. Dentre todas as funções do Cloud Computing, o serviço se destaca pela facilidade e praticidade na administração de processos diferentes.
Hoje o Cloud Computing representa a atualidade e a inovação em tecnologia, no qual empresas podem, no ambiente digital, ter todos os recursos que teriam em um empreendimento físico, com segurança, praticidade e agilidade.
Passos para estruturar uma Landing Zone
A criação de uma Landing Zone deve corresponder a certos processos e etapas, para que o serviço ofereça todas as vantagens e benefícios para a empresa e demais contas ou equipes que irão utilizá-la. Esses passos são muito importantes e devem ser estabelecidos com cuidado para o sucesso desse espaço.
Dentre todas as garantias, qualidades e vantagens que esses passos apresentam para o resultado final, se destaca a segurança e praticidade da Landing Zone. Se sua empresa deseja otimizar o Cloud Computing e garantir uma Landing Zone de qualidade, então atente-se aos passos a seguir.
Conheça 10 boas práticas em Cloud Computing na Algar Telecom.
Planejamento e definição de objetivos
O primeiro passo é definir os objetivos e planejar quais serão os métodos e meios para chegar até eles. Ter os objetivos claros para uma Landing Zone é muito importante, pois é com base nessa definição que diversos elementos podem ser buscados e firmados. Entre os principais, destacamos:
-
Estabelecimento de metas;
-
Definição de quais recursos estarão presentes no Landing Zone;
-
Tamanho da área de trabalho da nuvem;
-
Administração das diferentes contas presentes no recurso.
Planejar bem o começo de um sistema de Landing Zone traz todos esses benefícios para o seu negócio. É muito importante que o planejamento seja bem realizado e ofereça benefícios como estes no futuro. Quanto mais atenção for dada para o começo do projeto, melhor serão seus resultados a longo prazo.
Escolha da plataforma de Cloud Computing (AWS, Azure, Google Cloud)
É preciso deixar claro que Landing Zone não é a mesma coisa que nuvem. Landing Zone é o ambiente configurado para permitir que computadores e equipes possam trabalhar de maneira remota, mas dentro deste contexto existem diferentes tipos de nuvens que podem ser aplicadas.
Por exemplo, a plataforma de Cloud Computing pode ser AWS, Azure ou Google Cloud. O Landing Zone pode ser criado para suportar cada uma delas, ou até mesmo permitir que equipes transitem em diferentes sistemas de nuvens, conforme a conveniência.
-
AWS: estável, seguro e muito popular. Esse tipo de nuvem permite o acesso de várias coisas e oferece configurações de segurança bem interessantes que integram até mesmo automação;
-
Azure: gerenciada pelo Microsoft Azure, este tipo de nuvem permite mais acessibilidade e é conhecido por ser bem prático. Além disso, oferece recursos de monitoramento e segurança avançados, como os do Windows;
-
Google Cloud: como é de se imaginar, esse tipo de nuvem é mantido pelo Google e oferece uma série de especificações interessantes.
A escolha da nuvem é muito importante, pois impacta de maneira direta os recursos que o Landing Zone terá e qual o material que poderá trabalhar. Mais uma vez, é um recurso em nuvem seguro que oferece a integração de sub redes, VPC, controle de acesso e diversos diagnósticos para monitoramento.
Configuração de contas e permissões
Landing Zone é um ambiente de acesso. Logo, é muito importante configurar quem pode utilizar esse espaço virtual. Muitas dessas permissões estão intrinsecamente ligadas ao estilo de nuvem utilizada na sua Landing Zone (então é ainda mais interessante se atentar a esse detalhe).
É preciso deixar claro que nem todas as contas têm o mesmo tipo de acesso e permissão. Certas contas devem ter mais acessos e poderes de administrar os diferentes processos e projetos presentes no serviço em nuvem, outras devem estar restritas às suas respectivas áreas.
Qual é a arquitetura de uma Landing Zone?
Uma arquitetura para Landing Zone deve abranger uma série de fatores que visam tornar o serviço utilizável e pronto para oferecer todos os benefícios, como contas diferentes, organização e uma rede estável. Dentre todos os elementos que devem ser levados em conta, reforçamos:
-
Logs: coleta de logs para auditoria e monitoramento da Landing Zone;
-
Automação: a arquitetura deve ter uma infraestrutura de rede que promovem automação;
-
Segurança: gateways, sub redes e demais práticas que garantem segurança e proteção;
-
Criptografia: a arquitetura deve proporcionar uma criptografia de ponta para proteger os dados da Landing Zone;
-
Backups: é fundamental um sistema de backup, que sejam automáticos e evitem erros e prejuízos críticos;
-
Organização de contas: as contas devem ser múltiplas e com acessos hierarquizados, com testes e outros protocolos.
Esses são alguns dos elementos que tornam a experiência de utilizar o Cloud Computing muito mais tranquila, sem desperdícios ou perigos que possam colocar os dados das empresas ou seus colaboradores em risco.
Como uma Landing Zone impacta na segurança e compliance?
Para empresas é fundamental ter uma Landing Zone funcional e segura, pois esses ambientes podem ser invadidos e dados importantíssimos podem ser roubados. Se você deseja proteger tanto seus próprios dados quanto os dos seus clientes, é essencial que esse serviço seja muito bem gerenciado, administrado e implementado.
A má compliance não só acaba com a reputação da empresa, como pode colocá-la em certos problemas legais. Hoje, no Brasil, há diversos regulamentos a serem respeitados, como o GDPR (Regulamento Geral de Dados) e HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act) — o segundo trata-se de normas de padrão de segurança internacional, que torna a sua compliance diferenciada.
Se o seu negócio busca garantir uma Landing Zone de qualidade, busque a Algar Telecom. A provedora de internet oferece não só um serviço banda larga de qualidade, mas também um provedor nuvem Cloud Plus. Será por meio dele que a sua empresa adquirirá melhoria contínua, com uma Landing Page que tornará seus serviços mais práticos. Conte conosco!