Inovação é um dos conceitos mais discutidos atualmente, inclusive nas empresas. E dentro da Algar Telecom, o termo é mais que uma palavra, é um valor que guia o trabalho dos associados. Pensando nisso, em dezembro de 2013, foi criada a área de Gestão da Inovação, cuja primeira iniciativa foi a criação do Espaço Inovação, um ambiente que serve como ponto de encontro dentro da organização onde qualquer associado pode sentar para conversar sobre o assunto.
De acordo com Rodolfo Ribeiro, do Innovation Management Officer (IMO – Escritório de Gerenciamento de Inovação), o Espaço foi criado como uma oportunidade para que as pessoas pudessem sentir a inovação. “Criamos esse espaço, num lugar central da empresa, para que as pessoas pudessem trabalhar protótipos, ideias, projetos, conversar, bater papo, enfim, um ambiente mais leve do que o tradicional de trabalho”, diz.
Uma das características do local é ser flexível, ou seja, a possibilidade de alterar a configuração do ambiente de tempos em tempos. Rodolfo conta que durante um ano e seis meses o Espaço teve um formato, baseado em mesas grandes para reuniões e TVs e, há menos de um mês, a estrutura foi alterada. “Trabalhamos agora alguns aspectos um pouco mais móveis do espaço: mesas flexíveis, a arquibancada, as TVs com braço. É um ambiente com muita cor, porque elas estimulam, trazem uma liberdade criativa para o dia a dia das pessoas”, reforça.
Leia também: Conheça os planos de internet fibra óptica Algar
O associado conta também que a Algar Telecom possui um processo de inovação, no qual todo e qualquer funcionário da empresa pode dar suas ideias para novos projetos. O processo é um funil de inovação, composto por três grandes fases: ideia, protótipo e projeto e cada uma das fases possui etapas. Para dar uma ideia, basta que o associado acesse uma plataforma, que funciona como uma rede social interna, e descreva sua sugestão. Os outros podem curtir, comentar, compartilhar e contribuir com a ideia do colega. “A gente parte do pressuposto que uma ideia nunca é boa sozinha, ela sempre precisa de complementos dos outros, então é um formato que achamos mais transparente”, explica.
Assim que uma ideia é cadastrada na plataforma, ela está sujeita a se tornar um projeto, mas, para isso, precisa ser bem votada e aceita e evoluir dentro das etapas. A cada novo patamar, o criador da ideia ganha um prêmio e ela se torna mais propícia a ser planejada para ser validada pelo Comitê de Inovação. Assim que é estruturada, a ideia tem três meses para ser testada e desenvolvida pelos responsáveis e, depois desse período, recebe uma avaliação, é escalada e passa a ser um projeto acompanhado pelo PMO (Portfólio Management Officer) da Algar Telecom. “Criamos um formato em etapas para auxiliar a empresa a incorporar a inovação, porque antigamente também a gente tinha muitas iniciativas legais, mas não tinha continuidade, era só uma iniciativa”, completa Rodolfo, que diz ainda que esse processo é um dos mais inovadores do Brasil, tanto que várias empresas veem conhecer o Espaço Inovação da Algar Telecom e a organização já foi reconhecida entre as empresas mais inovadoras do país.
Semana da Inovação
Em comemoração ao Dia da Inovação, que é celebrado em 19 de outubro, o IMO organizou a Semana da Inovação. Além de palestras e painéis com especialistas em empreendedorismo e inovação, a proposta é levar a leveza do ambiente do Espaço Inovação para todos os setores da Algar Telecom, por meio de atividades diferentes, como fliperamas, sorteios, food trucks e interação com equipamentos tecnológicos de última geração. “Nossa ideia é mostrar que o ambiente de trabalho mais leve pode ser estimulante e benéfico para a produtividade”, diz Rodolfo. Abaixo, confira algumas fotos da Semana.
Por: Maria Tereza Borges