No passado, havia uma ideia de que a satisfação do colaborador não era importante para o crescimento de uma empresa. Bastava um salário para que o trabalhador cumprisse a sua função exemplarmente. Contudo, hoje já se sabe que quanto maior o engajamento do funcionário, maiores são as chances de sucesso de um negócio. E graças ao eNPS é possível até mesmo medir a satisfação da sua equipe.
Sim, tão fundamental quanto a satisfação do cliente é a participação do colaborador no dia a dia da empresa. Afinal, ele é o responsável por colocar planejamentos e estratégias em prática. Sem motivação ou um clima organizacional favorável, dificilmente os bons resultados acontecerão.
Mas como funciona o eNPS? Como calculá-lo? Qual é a sua importância? Para entender tudo sobre essa métrica utilizada por empresas renomadas, continue a leitura!
O que é o eNPS?
O eNPS é uma variação do conhecido medidor NPS (Net Promoter Score) – utilizado para medir a satisfação do cliente de uma empresa. Ele segue o mesmo conceito do KPI original, só que aqui mede a satisfação do funcionário.
O “e” adicionado ao NPS deixa isso claro, visto que significa employee (empregado ou funcionário, em inglês). Assim, o departamento pessoal de uma empresa pode avaliar o nível de satisfação e lealdade dos trabalhadores.
Embora seja uma métrica relativamente nova aqui no Brasil, o eNPS já é bastante utilizado na Europa e nos Estados Unidos.
Como calcular o eNPS?
Como dissemos, o eNPS segue o mesmo conceito da métrica original. Assim, da mesma forma que o NPS, aqui tudo começa com uma pergunta direta para o colaborador:
“Considerando uma escala de 0 a 10, quais as chances de você indicar a nossa empresa para outro profissional?”
O próximo passo é dividir os funcionários que responderam à pergunta em três grupos:
- promotores;
- neutros;
- detratores.
Leia também: Testes comportamentais: entenda como conhecer melhor seus colaboradores
Promotores (notas de 9 a 10)
São os colaboradores mais satisfeitos e que sentem prazer em compartilhar com outras pessoas o fato de estar trabalhando na sua empresa.
Neutros (notas de 7 a 8)
Não estão infelizes, mas talvez acomodados. Provavelmente, não estão motivados a se esforçar além do normal, caso a sua empresa precise.
Detratores (notas de 0 a 6)
São os colaboradores realmente insatisfeitos. Possivelmente, falam mal da empresa para outros colegas e para profissionais de fora.
Para simplificar ainda mais a tomada de decisão, algumas empresas adicionam um segundo questionamento: “O que motivou você a dar essa nota?”.
Com isso, fica mais fácil saber o que pode ser feito para transformar os detratores em promotores, por exemplo. Lembre-se de que o eNPS só é válido se você utilizar corretamente as informações extraídas.
Quais as vantagens do eNPS?
Adotar o eNPS é vantajoso, principalmente, pela dinamicidade da métrica. Não há muita complexidade ou burocracia na aplicação. É uma pergunta simples e direta ao colaborador, com um feedback instantâneo.
Além disso, como as respostas são dadas de maneira anônima, o funcionário pode responder com tranquilidade e transparência. Isso ajuda a melhorar o monitoramento da empresa e a tomada de ação de cada gestor de equipe.
Outra vantagem é que, como é possível adicionar perguntas extras, a empresa pode obter insights para melhorar o clima organizacional.
Como você viu, o eNPS é muito importante para uma empresa. Com o colaborador engajado, as chances de o seu cliente receber um atendimento satisfatório são muito maiores. Vale destacar que hoje há um entendimento de que as empresas são feitas por pessoas. Ou seja, garantir a satisfação e a lealdade dos seus funcionários é garantir o sucesso do seu negócio.
Gostou do artigo? Então, aproveite para entender como funciona o endomarketing, uma ferramenta de fortalecimento da cultura organizacional!