Você já ouviu falar sobre endomarketing? Sabe qual é o significado desse conceito? E tem ideia do quanto ele pode contribuir com o clima organizacional?
Quando a missão é aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores, boa parte dos gestores compartilha as mesmas dificuldades. Se você faz parte desse time, fique sabendo que a solução que você procura pode estar bem aqui.
A seguir, você vai conferir o que significa endomarketing, qual a relação dele com o clima organizacional e como é possível conectar a empresa de forma inteligente.
O que é endomarketing?
Conhecido também como marketing interno, o endomarketing é uma estratégia voltada à motivação e ao engajamento dos colaboradores. E o principal objetivo é fazer com que eles criem uma imagem positiva da empresa e se sintam parte dela.
Afinal, os profissionais deixaram de se enxergar apenas como mão de obra. Eles querem ser valorizados, trabalhar em um local cujo clima organizacional é agradável, ver seus esforços serem reconhecidos e encontrar oportunidades de crescimento.
Quando os colaboradores estão satisfeitos com o trabalho, eles têm uma sensação de bem-estar maior, falam bem da empresa para outras pessoas e até se tornam mais produtivos.
Por isso, investir em ações de endomarketing traz impactos significativos para qualquer negócio. Ainda, é uma ótima maneira de resolver outros problemas, como o turnover, por exemplo.
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Qual a relação com o clima organizacional?
Ao pensar em como essa estratégia impacta o público interno, talvez seja mais fácil de entender como o endomarketing fortalece a cultura e melhora o clima organizacional.
A partir do momento em que a empresa demonstra transparência, reconhece seus funcionários e oferece boas condições de trabalho, tudo muda. Atitudes como essas fazem com que eles se sintam verdadeiramente acolhidos.
Dessa forma, tornam-se mais leais à empresa e passam a ser mais proativos. Nesse contexto, todo mundo sai ganhando.
Além disso, não se pode deixar de lado outra ferramenta valiosa do endomarketing: a comunicação interna. Trata-se de mais um fator relevante para a gestão do clima e que diz respeito ao compartilhamento de informações entre a empresa e os seus colaboradores.
É fundamental que todos sejam avisados sobre o que acontece na empresa. Mais do que um meio de reforçar a cultura, uma boa gestão da comunicação interna é o que garante o alinhamento entre todos os envolvidos no negócio.
Como conectar toda a empresa de forma inteligente?
Para tirar proveito das boas práticas de comunicação interna, é preciso melhorar os processos de comunicação com os colaboradores.
Um erro comum das empresas é não dar voz aos funcionários, sendo que todos deveriam se sentir confortáveis para expressar suas opiniões. É dessa forma que eles se sentem mais úteis e engajados.
Outro ponto importante é oferecer diferentes meios para que o diálogo aconteça. Isso significa disponibilizar canais em diferentes formatos para a troca constante de informações entre os colaboradores.
No caso das empresas que possuem várias unidades de negócio, manter a comunicação interna alinhada pode ser um pouco mais complicado. Por isso, vale a pena contar com a ajuda da tecnologia, como a solução SD-WAN 2.0, para garantir a conexão entre as filiais e a matriz.
Comece o quanto antes a usar as ferramentas do endomarketing em favor do clima organizacional. Além do ganho para as interações entre as pessoas, os resultados do negócio também vão sentir os benefícios dessa prática.
A empresa está ficando grande e precisa de ajuda para assegurar uma boa comunicação interna? Então, saiba mais sobre como manter as filiais integradas!