Em um mercado cada vez mais competitivo e com tantas oportunidades, se destaca quem faz diferente e é inovador. Mas, nem sempre é fácil inovar, investir em algo novo ou criar o seu diferencial. Por isso, o SEBRAE listou dicas fundamentais para os empreendedores que querem entender melhor a inovação e apostar nisso. Confira:
Inovação é diferente de invenção
Na teoria, muita gente imagina que inovar é ficar trancado em um laboratório, pensando em novas tecnologias ou novos produtos. Na prática, está em tudo o que pode ser um diferencial competitivo, algo que ninguém nunca fez na área, como um atendimento personalizado, por exemplo.
Leia também: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NAS EMPRESAS | COMO IMPLEMENTAR DE MANEIRA SIMPLES
Inovação pode ser dividida em duas etapas: concepção e desenvolvimento
Normalmente, ideias geniais não são suficientes para inovar. É preciso que, além da concepção de algo novo, o empreendedor saiba como transformá-lo em diferencial e passe a desenvolvê-lo dentro da empresa para aumentar os resultados da empresa.
Para ter boas ideias, tenha muitas ideias e anote todas
A melhor forma de ter uma boa ideia é ter várias: se você está sempre pensando em formas de inovar, existe maior probabilidade muito maios de ter boas ideias do que aqueles que esperam uma ideia mágica e brilhante surgir do nada.
Mesmo as melhores ideias são rejeitadas no começo
Qualquer coisa que envolva mudanças não é bem recebida logo de cara: a inovação envolve o comportamento dos clientes e eles podem não se adaptar. É importante testar os conceitos de forma rápida, com possibilidade de não dar certo e buscar entender os motivos da rejeição a fim de melhorar.
Fonte: http://goo.gl/6DD0n8