Quando o assunto é startup, além de associar o conceito à inovação, logo pensamos no seu talento para conquistar cada vez mais clientes.
É inegável que a tecnologia e as soluções diferenciadas oferecidas pelas startups são elementos centrais para o sucesso.
Porém, as estratégias usadas com os consumidores também são grandes responsáveis pelo crescimento desses negócios, sabia?
Mas não pense que essas estratégias só podem ser aplicadas no mercado de startups.
Entenda mais sobre esse modelo de negócio, conheça as principais estratégias e comece a aplicá-las na sua empresa!
O que é uma startup?
Você certamente já deve ter utilizado os serviços – ou pelo menos ouvido falar – de algumas das startups mais conhecidas, como é o caso, por exemplo, da Uber e Airbnb.
Por essas empresas serem fundadas na tecnologia, o conceito de startup acaba ficando associado aos produtos digitais. No entanto, fique sabendo que não é bem assim.
Na verdade, o que caracteriza uma startup é o seu potencial de crescimento rápido, sua escalabilidade.
Por isso, muitas delas trabalham com soluções digitais, já que no universo online é possível ganhar escala de forma bastante acelerada.
Seja um produto ou serviço físico ou digital, o que eles têm em comum é a inovação.
Além de ser uma novidade, costumam ser capazes de transformar setores inteiros para atender às novas necessidades dos consumidores.
6 estratégias usadas pelas startups para atrair novos clientes
1. Construir o negócio a partir da perspectiva do cliente
Nas startups, o cliente está no centro de tudo. Por isso, elas valorizam o relacionamento e buscam conhecer de perto seus consumidores.
É dessa forma que conseguem atender às necessidades deles, oferecendo o que realmente precisam.
2. Oferecer uma experiência diferenciada
A experiência do cliente é um dos pontos cruciais para a estratégia de qualquer startup. Afinal, além dos produtos e serviços, a experiência é o que atrai muitos consumidores.
Isso porque, hoje, as pessoas querem se sentir valorizadas e, se possível, criar um laço com as marcas que consomem.
3. Usar a retenção para crescer
Ao oferecer uma experiência positiva, as chances de uma empresa reter os clientes são muito maiores.
Além de ajudar a criar um relacionamento a longo prazo, a retenção gera economia, já que conquistar novos clientes temcustos mais altos.
4. Oferecer facilidade na comunicação
Disponibilizar diversos canais de comunicação é mais uma estratégia que funciona. Assim, a empresa permite que o cliente escolha o canal mais conveniente.
Portanto, as startups não ficam restritas apenas às redes sociais ou ao WhatsApp. Elas oferecem todos os meios para que o cliente tenha facilidade para conversar, pedir ajuda, tirar dúvidas, etc.
5. Deixar o cliente chegar até a empresa
Diferentemente das empresas tradicionais, uma startup não costuma ir atrás dos clientes, mas usa os recursos certos para que eles a encontrem.
Para isso, investem em SEO, marketing de conteúdo, mídia paga em redes sociais, entre outras estratégias digitais.
6. Tomar decisões com base em dados
As startups têm uma cultura baseada em dados, ou seja, elas utilizam de dados reais para encontrar oportunidades, tomar decisões e traçar seus caminhos.
Assim, conseguem se antecipar aos movimentos do mercado e às necessidades dos clientes para desenvolver seus produtos e serviços.
Aplique essas estratégias na sua empresa!
Como você deve ter notado, a aplicação das estratégias apresentadas aqui depende de uma mudança de perspectiva sobre o negócio.
Isso não quer dizer que seja preciso transformar todos os processos da empresa da noite para o dia. Mas, adotar atitudes mais alinhadas ao mundo de hoje, como fazem as startups, é algo possível.
E contar com a ajuda dos recursos certos para colocar essas estratégias em prática faz toda a diferença, sabia?
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