Uma das maiores dificuldades de quem produz trabalhos acadêmicos é a formatação dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Só de ouvir falar em finalizar os trabalhos, os estudantes já ficam mais desanimados. E é pensando em facilitar essa tarefa que três estudantes de pós-graduação em Computação da Universidade Federal de Pernambuco criaram um programa que automatiza a formatação dos trabalhos acadêmicos.
Chamado de FastFormat, a ferramenta atua como um editor de texto convencional, mas que oferece as correções e normas da ABNT para que o usuário substitua o conteúdo correspondente. Outra funcionalidade é a formatação em LaTex, para ajudar quem trabalha com números, equações e operações matemáticas, que já exibe a equação da forma correta depois de escrita. E, claro, uma das partes mais importantes: o software faz o registro de referências, por meio de cadastros num gerenciador de referências.
Leia também: AUDITORIA DE SOFTWARE | 5 FORMAS DE SE PREPARAR
Para contemplar a variedade de tipos de trabalhos, o FastFormat possui vários modelos, que incluem desde artigos científicos, periódicos, conferências científicas a TCCs e teses. Ao final do trabalho, é possível salvar o arquivo em PDF para impressão e entrega. Os criadores da ferramenta criaram um blog para ajudar os estudantes em cada passo da elaboração do trabalho com a utilização do software. Eles listaram dicas, tutoriais e métodos para facilitar a vida de quem procura formas mais práticas de escrever seus trabalhos acadêmicos.
O software de formatação é gratuito, por enquanto, mas, à medida que for recebendo melhorias e desenvolvimentos de novas funcionalidades, ele pode ganhar preços de acordo com a utilização do usuário.
Por: Equipe de Conteúdo Algar Telecom
[mc_newsletter]