Treinar os colaboradores para que se tornem experts na fidelização de clientes é sempre uma ótima estratégia. Afinal, quando os consumidores estão satisfeitos, eles tendem a continuar comprando da sua empresa, indicando-a aos amigos e, ainda, tornam-se promotores e defensores da sua marca.
Inclusive, já vimos aqui no blog da Algar que, de acordo com Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. Portanto, ter um bom time de vendedores que entendem a importância do assunto e que se dediquem a fidelizar os consumidores é fundamental para a retenção de clientes.
Vamos conferir algumas dicas que podem ajudar a sua equipe na fidelização de clientes? Venha conosco e saiba mais!
Crie um relacionamento de confiança com o cliente
Não é nenhuma novidade que, quando uma empresa ganha a confiança do seu cliente, conquista também o seu coração. Isso significa que há uma conexão emocional importantíssima para o sucesso dos negócios.
Para criar esses relacionamentos, é importante não ter aquela visão de que é preciso investir somente em técnicas de vendas (que, muitas vezes, são forçadas e sem naturalidade).
É preciso ser empático, demonstrar o quanto o cliente é importante, resolver os seus problemas de forma imediata e ficar muito atento aos feedbacks. Assim, fica mais fácil criar um ótimo planejamento estratégico de vendas, com o foco na fidelização de clientes.
Entregue mais do que prometeu para promover a fidelização de clientes
Nem precisamos comentar que você deve entregar sempre o que prometeu, certo? Se você prometeu que o produto resolverá tal problema, ele deverá cumprir o que fora proposto. Se você prometer que o serviço será entregue em 10 dias, cumpra. Isso deve ser uma obrigação.
No entanto, se você quer fidelizar clientes com mais facilidade, vá além! Surpreenda-o com algo que você não prometeu. Entregue um brinde, um presente ou qualquer outro adicional que faça o cliente se sentir especial e valorizado. Certamente, ele não esquecerá essa experiência positiva.
Leia também: 6 ações mais eficazes para fidelizar clientes.
Conheça bem o seu cliente
Antes de sair oferecendo milhares de soluções, é preciso compreender o real problema do seu cliente. Conhecê-lo bem é fundamental para melhorar o ritmo dos atendimentos e criar uma valiosa conexão.
Ao entender quais são os anseios, medos, sonhos, dificuldades, desafios e problemas do seu consumidor, você cria um roteiro de vendas muito mais adequado. Da mesma maneira, cria uma conversa mais amigável e empática — características que são essenciais na hora da fidelização de clientes.
Argumente de maneira mais assertiva e personalizada
O time de vendas precisa ter bons argumentos de venda na ponta da língua. No entanto, não podem ser frases soltas, decoradas por meio de um roteiro automatizado. É fundamental argumentar de forma assertiva e, é claro, personalizada.
Para isso, é preciso demonstrar interesse pelas necessidades do cliente, saber ouvir com atenção e falar no momento certo. Incentive a fala do consumidor, utilizando perguntas estratégicas que o conduza pela jornada de compra com mais facilidade. Dessa forma, fica muito mais fácil apresentar uma solução que o convença.
Realize o pós-venda customizando o contato
Engana-se quem pensa que a venda acaba quando o cliente fecha um pedido. Se você quer investir na fidelização de clientes, precisa realizar um pós-venda impecável. Para isso, customizar o contato é muito importante, pois, assim, você cria experiências únicas e criativas.
Invista em ações de pós-venda, como e-mails, SMS, telefonemas, e encontre formas de manter o cliente sempre perto da sua empresa. Convide-o para responder uma pesquisa de satisfação para você avaliar e qualificar ainda mais os atendimentos.
Aproveite e use a tecnologia para fidelizar clientes. Manter contato pelas redes sociais, por exemplo, é uma ótima opção, pois elas são excelentes ferramentas de relacionamento.
Você gostou de aprender mais sobre fidelização de clientes? Se sim, aproveite para complementar o estudo aprendendo como criar uma campanha de vendas de sucesso. Boa leitura!