O forte avanço tecnológico na sociedade atual transformou radicalmente o comportamento do consumidor. Hoje, no momento de uma compra, o cliente age e pensa completamente diferente de uma década atrás. O consumidor contemporâneo está no centro da transformação digital e todos os esforços despendidos por grandes e médias companhias é com o objetivo de melhor atendê-lo, promovendo a esse interlocutor uma experiência mais personalizada, rápida e eficiente.
Assim como os demais segmentos, o varejo precisou enfrentar a mudança e romper com vários paradigmas tradicionais. A internet tornou a tela dos dispositivos móveis uma enorme vitrine, onde destacam-se inúmeras lojas, com opções e promoções diversas, além de possibilitar, por meio das mídias sociais, um canal de comunicação direto com o comprador, em que o cliente pode questionar, opinar, elogiar, contar experiências de consumo etc.
Ademais, o valor que é dado ao cliente a partir das soluções de Big Data e Business Intelligence, em que o consumidor se torna cada vez mais especial, tendo suas demandas atendidas de acordo com seus perfis particulares, é um diferencial fundamental para as varejistas que pretendem continuar expandindo seus negócios.
O case do Magazine Luiza
Um dos maiores grupos varejistas do país, o Magazine Luiza é um exemplo de companhia que soube se reinventar na era da transformação digital e apostar nas inovações para enfrentar momentos de crise e continuar crescendo.
Para se ter ideia, em 2015, o Magazine Luiza faturou R$ 10,5 bilhões, enquanto que em 2016, o valor foi ainda maior, R$ 11,4 bilhões. 2017 promete ser um ano de ainda mais crescimento , pois só no segundo trimestre deste ano, a varejista teve o maior lucro de sua história, no valor de R$ 72 milhões, uma alta de quase 600% em relação ao valor registrado no mesmo período do ano passado.
Nesse mesmo período, foi registrado uma alta de 55% nas vendas do eCommerce, o que indica a sinergia do Magazine Luiza com a filosofia do ser digital. Por meio de novos canais de venda e aplicativos para celular, a empresa busca conquistar o consumidor da web, oferecendo a ele um pouco da experiência das lojas físicas – e vice-versa. Já é oferecida, por exemplo, a possibilidade de comprar pela internet e retirar o produto na loja física mais próxima.
Além disso, o Magazine Luiza também busca implementar o uso de outras ferramentas e, com a ajuda de seu banco de dados, a companhia consegue prever as necessidades e os desejos de seus clientes, oferecendo aos consumidores produtos relacionados aos seus hábitos de compra; estratégia determinante para o seu crescimento.
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Magazine Luiza e Algar Telecom: uma parceria de sucesso
Dentro desse processo de transformação digital do Magazine Luiza, a Algar Telecom foi uma de suas parceiras, atuando na proposição de soluções de TI voltadas especificamente para o contexto do varejo, e de acordo com o perfil da própria empresa.
O Magazine Luiza possui mais de 800 lojas localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, contando com mais de 20.000 funcionários.
O desafio da equipe de TI é buscar a melhor qualidade da rede para a execução dos atendimentos em todos os canais, em períodos de grandes festividades, como o dia das mães, dia dos namorados, Black Friday, natal, saldão de fim de ano, dentre outros. Tendo isso em vista, a segurança, o monitoramento e a disponibilidade da rede devem ser impecáveis e precisos e, diante dessas demandas, a Algar Telecom é a empresa ideal, que tem contribuído efetivamente com os negócios do Magazine Luiza.
A varejista conta com a estrutura de redes de alta tecnologia da Algar Telecom, monitoramento 24 horas por meio do atendimento premium, escalonamento de toda equipe técnica e comercial para contatar a qualquer momento, serviços pró-ativos na rede para eventos e datas festivas, além de competitividade nas propostas e diferenciação por meio de um atendimento especializado e único. “A Algar Telecom continua desenvolvendo toda a tecnologia, montando novas redes, se modernizando, mas não perde o jeito especial de atendimento”, conta Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza.
Além disso, a Algar Telecom tem, em seu time de profissionais, especialistas altamente qualificados, certificados pelos principais players de mercado: ITIL, HDI, Cisco, Microsoft, Linux, Oracle, CISSP, PMP, CITRIX, EMC, CA, HP, IBM; buscando vender não somente produtos e serviços, mas soluções sob medida, de acordo com as necessidades e desafios de cada cliente, como é o caso da vitoriosa parceria com o Magazine Luiza.
A transformação digital é uma realidade e as redes varejistas mais tradicionais, que ainda não se adaptaram totalmente a esse novo contexto, certamente serão engolidas pelas concorrentes que, cada vez mais, têm investido em tecnologia para melhor atender o seu bem mais precioso: o cliente. A sua empresa tem se inspirado na transformação pela qual passou o Magazine Luiza? Conte-nos suas experiências na seção de comentários.
Confira no vídeo abaixo, as palavras de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza, sobre seu relacionamento com a Algar Telecom: