Como lidar com ameaças cibernéticas: guia para o seu negócio

Escrito por humanos

A segurança cibernética, ou cibersegurança, é fundamental nos dias atuais e se define como a prática de proteger os ativos de tecnologia e softwares de uma empresa contra ameaças digitais. É uma área que indica um conjunto de recomendações a serem seguidas para garantir a integridade dos dados de clientes e do negócio.

No entanto, para a cibersegurança ser colocada em prática da forma correta, é necessário conhecer quais são os tipos de ameaças cibernéticas, assim como identificá-las e quais medidas adotar contra elas. Entenda sobre o assunto a seguir.

O que são ameaças cibernéticas?

As ameaças cibernéticas são práticas que colocam em risco a segurança digital, como roubo e vazamento de informações, por exemplo. Um ataque virtual contra uma empresa pode ter várias motivações, sejam elas intenções políticas, financeiras, criminosas ou para obter qualquer vantagem pessoal sobre os dados roubados. Outros exemplos de ameaças cibernéticas que podem ocorrer, incluem:

  • Malware: software malicioso que infecta um sistema para roubar dados confidenciais;

  • Ransomware: é um tipo de malware. Se um computador for infectado por ransomware, ele tem seu acesso bloqueado, com isso os criminosos solicitam um valor para liberar o equipamento;

  • Phishing: este representa um ataque que usa engenharia social para induzir o usuário ao erro. Mensagens com links ou arquivos falsos são enviados, como se fossem verídicos e, assim, quando o indivíduo acessa, têm seu computador infectado;

  • Injeção SQL: em um ataque desse tipo, os invasores fornecem dados confidenciais com má formatação a serem usados em uma consulta SQL. Assim, a parte fornecida pelos criminosos será reconhecida como um comando e permite que o mesmo controle uma ação no banco de dados.

Alguns casos famosos mostram o quão grande pode ser o impacto de um ataque virtual. Entre os anos de 2013 e 2014, o Yahoo foi hackeado duas vezes e sofreu com a exposição de 3 bilhões de contas de usuários, colocadas na dark web e que continham nomes, assim como outras informações de vários indivíduos.

Em um caso mais recente, em 2022, a rede do jogo NFT Axie Infinity sofreu ataque em virtude de falhas na blockchain ronin, onde criminosos validaram transações falsas. O ataque, como consequência, resultou em quase 3 bilhões de prejuízo.

Como identificar ameaças cibernéticas?

Dispositivos lentos, inúmeras pastas desconhecidas criadas, ações realizadas de forma misteriosa, dados indevidamente excluídos ou alterados, programas não instalados pelo usuário consumindo recursos são sinais que indicam alguns níveis de ameaças cibernéticas.

Para garantir a segurança cibernética do seu negócio você pode usar ferramentas de monitoramento e análise. O monitoramento contínuo da rede permite identificar ataques virtuais. Além disso, é importante adotar algumas medidas para prevenir malwares e possíveis golpes online.

Medidas de prevenção contra ameaças cibernéticas

A segurança cibernética em uma empresa pode ser implementada com a adoção de algumas práticas: manter os sistemas da empresa atualizados, ter um backup dos dados, usar antivírus, implantar políticas de acesso e treinar funcionários. Essas são medidas eficazes para mitigar ataques cibernéticos. 

Uma das principais falhas de segurança cibernética é a humana, em outras palavras, atitudes de usuários que inconsistentemente abrem diversas brechas para os cibercriminosos.

Antivírus e firewalls 

O antivírus protege dispositivos de softwares maliciosos, o firewall monitora o tráfego de entrada e saída da rede e pode bloquear sites ou conteúdos específicos conforme regras de segurança definidas pela empresa.

Atualizações de softwares 

Cada vez que algum software é atualizado ele fornece correções de segurança. O objetivo é eliminar vulnerabilidades que tenham sido identificadas no sistema. Nesse sentido, é extremamente importante manter a atualização em dia.

Treinamento de funcionários 

É recomendado treinar os colaboradores quanto ao recebimento de e-mails suspeitos, eles devem ser orientados sobre como identificar links e arquivos suspeitos. É válido implantar regras para impedir o download de programas por parte dos funcionários.

Se o funcionário precisar instalar algum programa, o recomendado é que o mesmo faça uma solicitação para a área de suporte, que avalia e faz a instalação. Nesse ponto, é essencial que os colaboradores não tenham permissão de administrador nos computadores.

Como responder a um ataque cibernético?

Ao perceber que sua empresa sofreu falhas na segurança cibernética e enfrenta ataques virtuais, é necessário comunicar imediatamente a equipe de TI, que deve identificar os motivos do ocorrido para evitar danos maiores. Algumas medidas podem ajudar enquanto o problema não é corrigido.

Por exemplo, os sistemas devem ter seu funcionamento interrompido, servidores e computadores devem ser desconectados temporariamente, senhas precisam ser trocadas, a equipe de TI deve identificar qual é o tipo de falha e fazer sua correção, e o acesso deve ser restabelecido gradualmente.

Em caso da confirmação de ataques hackers sofridos por sua empresa, você deve fazer uma denúncia em uma delegacia virtual especializada em cibercrimes. Em cada região é disponibilizada uma unidade, que pode ser conferida na lista disponibilizada pela Safernet, responsável por manter a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos.

Planos de recuperação e continuidade de negócios

Ter uma estratégia de recuperação é importante porque permite restaurar os dados violados. Para isso, um plano de continuidade de negócios (PCN) pode ser muito útil porque define protocolos para prevenir e recuperar os sistemas da empresa em casos de ataques virtuais.

Em outras palavras, quando algo inesperado ocorre, o PCN ajuda a colocar tudo de volta ao normal. Portanto, a estrutura deste plano deve conter a declaração de política, o objetivo e o escopo de todos os procedimentos.

Equipes de TI devem operar programas de backup e manter servidores alternativos e o suporte deve oferecer respostas em até trinta minutos. Além disso, o diretor da área de tecnologia precisa operar as salas de servidores alternativos para evitar grandes perdas em virtude do sistema paralisado.

Melhores práticas para a segurança cibernética

As práticas para a segurança cibernética ajudam a deixar os ativos de TI e os softwares protegidos. A tecnologia traz muitos benefícios, mas também inclui vários desafios, principalmente no que diz respeito à confiabilidade e integridade dos dados dos clientes de uma empresa.

Algumas recomendações podem reduzir as perdas de informações em virtude de ataques hackers. O uso de senhas fortes e autenticação múltipla, por exemplo, são opções para garantir a segurança.

Políticas de senhas

As senhas devem ser fortes, combinar caracteres maiúsculos e minúsculos, conter símbolos especiais e números — bloqueie o uso de números que indiquem a data de aniversário. Outra recomendação é a troca de credenciais a cada três meses.

Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores, chamada também de 2FA, é um método de autenticação que requer duas formas para o indivíduo fazer acesso no sistema. Por exemplo, para usar algum software, o usuário deve informar senha e token.

Backup regular de dados

O backup é o processo de criação de cópia de todos os dados, de forma contínua, que pode ser diária ou semanal, conforme a política da empresa. Isso permite recuperar os dados perdidos em casos de ataques cibernéticos.

Auditorias de segurança

A auditoria de segurança avalia a existência de fraudes e práticas de atividades criminosas, além disso, por meio dessa prática, a equipe de TI pode avaliar o funcionamento dos equipamentos, servidores e demais ativos da empresa.

Como a Algar Telecom pode ajudar o seu negócio?

A Algar Telecom oferece soluções em tecnologia da informação para atender as empresas em diferentes necessidades. O serviço de Anti-DDoS, por exemplo, mitiga ataques do tipo negação de serviços e monitora se existem outros riscos de segurança cibernética.

Além disso, a Algar Telecom conta com outras soluções, como o Vision MEDR, Cloud Backup e Plus, SD-Wan Super Seguro, SOC (monitora dados digitais e emite alertas) e o SIEM (cria alertas em tempo real).

Para conhecer mais de perto cada uma dessas soluções em segurança cibernética e entender qual é a melhor para a sua empresa, entre em contato com a equipe da Algar Telecom!

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