Quer conhecer mais a fundo o seu público? Se você não sabe como fazer uma pesquisa de mercado, saiba que ela é fundamental para entender o perfil dos seus clientes. E mais: qualquer negócio bem-sucedido depende de um conhecimento detalhado sobre o mercado como um todo.
Além de descobrir como fazer uma pesquisa de mercado, o post de hoje mostrará a importância de aplicá-la e como ela pode impactar os seus resultados. Acompanhe!
Por que a pesquisa de mercado é importante para os negócios?
Antes das dicas sobre como fazer uma pesquisa de mercado, é necessário entender a sua importância. Em primeiro lugar, é preciso desmistificá-la, pois alguns mitos em torno dela fazem com que algumas pessoas diminuam a sua relevância ou não entendam a sua verdadeira função.
Há quem pense, por exemplo, que verificar o que os concorrentes andam fazendo seja algo negativo, que isso tire o foco do que realmente importa ou que impeça a inovação. No entanto, a pesquisa de mercado vai muito além de conhecer a concorrência.
Trata-se de analisar todo o contexto em que se encontra o negócio. Isso significa que, na hora de pensar sobre como fazer uma pesquisa de mercado, estamos falando também dos desafios impostos pelo mercado, das oportunidades disponíveis, das necessidades dos consumidores, entre outros fatores.
A partir do estudo desses elementos, a empresa se torna capaz de verificar se o negócio é viável ou não. E ainda pode explorar novos nichos de mercado, identificar informações estratégicas para a criação de um produto ou serviço, otimizar processos internos e desenvolver ações mais competitivas.
Como aplicá-la à realidade da empresa?
Infelizmente, não há uma fórmula mágica sobre como fazer uma pesquisa de mercado. Os empreendedores, donos de empresas e gestores precisam saber que a busca de informações cruciais para o crescimento do negócio é um exercício que exige persistência.
Mas é claro que há algumas formas de observar o que interessa para a empresa e técnicas de pesquisa para ajudar nessa tarefa. É possível, por exemplo, coletar os próprios dados ou utilizar fontes secundárias, como os órgãos públicos ou institutos de pesquisa.
Além disso, tudo vai depender das necessidades de cada negócio. Dependendo do caso, fazer visitas a outros empreendimentos é uma boa ideia; em outros, vale mais a pena contar com especialistas ou fazer pesquisas presenciais.
Então, como fazer uma pesquisa de mercado?
Algumas etapas básicas te ajudam a entender como fazer uma pesquisa de mercado para conhecer os seus clientes e alavancar os negócios. Confira abaixo:
1. Objetivo
O primeiro passo é definir o principal objetivo da sua pesquisa. Afinal, é ele que servirá de guia para as demais etapas. Junto a essa definição, você deve estabelecer quem é o público que irá respondê-la.
2. Amostra
Com base no objetivo, determinar a amostra é o segundo passo de como fazer uma pesquisa de mercado. Ao tentar descobrir hábitos de consumo do seu público, por exemplo, pense sobre quantas pessoas você precisará entrevistar. Isso é importante para a validação da pesquisa.
3. Metodologia
Qual é o método ideal para extrair os dados necessários? Essa é a pergunta a ser respondida nessa terceira etapa. E isso pode ser feito a partir de entrevistas online ou presenciais, pesquisas secundárias etc.
4. Análise
A análise dos dados é o último passo de como fazer uma pesquisa de mercado. Aqui, além de compilar as respostas, uma boa dica é criar relatórios a partir dos resultados obtidos. Isso pode ser realizado em forma de tabelas, gráficos e outros formatos. O mais importante é facilitar a visualização do todo.
Uma boa notícia é que hoje existem diversas ferramentas para facilitar esse e outros trabalhos. Para conhecer a fundo o seu público e identificar as oportunidades e os desafios do seu mercado, vale a pena explorá-las.
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