Lidar com a concorrência é um dos desafios das pequenas empresas. Infelizmente, muitas vezes, os empreendedores têm uma boa ideia de como será o novo negócio, porém não têm tanta facilidade em entender os desafios provenientes dos concorrentes já estabelecidos. Não importa qual serviço ou produto seu negócio oferece, inevitavelmente, sua empresa será comparada com os concorrentes e você precisa, obrigatoriamente, estar atento ao comportamento deles.
Como estudar a concorrência?
Existem maneiras simples e eficientes de se obter informações dos seus concorrentes, como consumir o produto ou serviço oferecido por eles. Assim, você analisa o atendimento, os preços, a qualidade do que é oferecido e até mesmo pode conversar com os funcionários a fim de extrair informações que irão enriquecer seu planejamento estratégico.
Ao fazer isso, você descobrirá que há muito a se ganhar sabendo como eles estão trabalhando e que também estão expostos aos mesmos riscos que o seu negócio, visto que seus interesses são os mesmos e você pode aprender com os erros e acertos de quem está no mesmo segmento.
Confira alguns pontos a se considerar na análise da concorrência e como lidar com ela de forma competente e saudável:
Aprenda com exemplos ao seu redor
A concorrência não deve ser considerada apenas como algo negativo. Os cases inspiradores da sua área podem servir como exemplo, então tente incorporar estratégias de sucesso em sua empresa. O mesmo vale para os erros cometidos, que podem servir de alerta para evitar a repetição deles.
Leia também: 5 METODOLOGIAS PARA ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
Cuide da sua reputação – Seja ético
É importante lembrar que a concorrência é formada por outros empreendedores e, assim como você, estão apenas buscando o melhor para o seu negócio. Esteja atento às possibilidades de sinergias, afinal, competidores também podem se tornar parceiros e, portanto, uma reputação sólida é bastante valiosa.
Esteja atento a concorrentes desleais
Respeito é essencial, bem como saber se impor frente a concorrentes desleais e predatórios. Nesse caso, é importante saber equilibrar uma postura ética com iniciativas mais combativas.
Apesar de muitas vezes temida, a concorrência também pode ter boas lições a ensinar. Cabe ao empreendedor escolher a melhor maneira de lidar com ela.
Gostou do conteúdo? Compartilhe conosco a sua experiência e enriqueça este debate!