As medidas estatísticas permitem comparar grupos de variáveis relacionadas e obter um quadro simples e resumido do cenário de uma empresa. Sendo assim, a aplicação da estatística nos negócios incentiva a reagir de modo inteligente aos acontecimentos do contexto corporativo. Passando a refletir, analisar e questionar as informações encontradas, os empresários têm maiores condições de tomar decisões mais acertadas ao administrar e controlar as organizações. Ou seja, muito além de reconhecer a importância da estatística, é preciso tomar providências e decisões a partir de seus resultados.
Sabe-se que um negócio é sempre pensado para ser lucrativo e duradouro. Para isso, o uso das análises estatísticas se faz necessário a fim de viabilizar as complexas atividades empresariais. Sendo, portanto, uma ferramenta essencial tanto no início, quanto no desenvolvimento e na manutenção das empresas, visto que não apenas monitoram o progresso como também contribuem para melhoria dos resultados.
Estatística e gestão empresarial
A direção de qualquer tipo de empresa exige de seu gestor a tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da estatística são grandes facilitadores desse trabalho. Por meio da coleta de dados, é possível conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa e a partir de então estabelecer metas com maiores chances de serem alcançadas a curto, médio ou longo prazo.
A estatística também auxilia na seleção e desenvolvimento da estratégia a ser adotada no negócio e na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e perdas. Justamente pelo fato de os gestores estarem sempre em busca de novas maneiras de aumentar seus ganhos e taxas de vendas ao mesmo tempo em que procuram diminuir as dificuldades, a ciência de dados é uma ferramenta indispensável.
Atualmente, o mundo empresarial está inundado de dados. Esses dados podem ser variados, no entanto, o desafio é conseguir extrair percepções e análises que possam agregar valor à organização quando postas em prática. Confira a seguir uma lista de maneiras de usar a ciência de dados centrada nos negócios para auxiliar no aumento dos lucros:
Elevar a eficiência de sistemas e processos:
Tanto os cientistas de dados quanto os analistas de negócios utilizam a análise para otimizar processos de negócios, estruturas e sistemas, mas com métodos e fontes de dados diferentes. O objetivo é sempre o mesmo: diminuir gastos com recursos desnecessários e aumentar o retorno sobre o investimento para as despesas justificadas.
Diminuir riscos financeiros
Um cientista de dados pode diminuir o risco financeiro de um comércio eletrônico, por exemplo, usando métodos de detecção de anomalia em série para detecção de fraude em tempo real. O varejo também tem colhido bons resultados com esse tipo de análise através dos inúmeros bancos de dados detalhados sobre o perfil comportamental de seus consumidores.
Aumentar as taxas de vendas
Empregar um cientista de dados com foco no negócio pode ajudar a encontrar as melhores maneiras de fidelizar o cliente ou aumentar as conversões em cada camada do processo de vendas. Pode ser que a sua empresa já esteja empregando algumas táticas visando esses resultados, porém, um cientista de dados focado nos negócios terá um olhar treinado para todos os dados relacionados ao negócio, sendo capaz de gerar insights não percebidos até então.
Conclusão
Utilizar o montante de dados das empresas para identificar situações problemáticas, compreender o que acontece em seus negócios e melhorar a qualidade de suas decisões, entender o desempenho das vendas de produtos ou serviços, identificar causas de defeitos ou motivadoras da baixa qualidade, interpretar o comportamento dos clientes frente à empresa e aos seus produtos são algumas das aplicações que a estatística pode ter para o seu negócio.
Ao se configurar como uma ferramenta que pode trazer contribuições vitais aos gestores ao lidarem com informações e com os mais diversos problemas encontrados no universo corporativo, não é de se surpreender que a estatística seja largamente aplicável em praticamente todas as áreas das mais diversas atividades econômicas e empresariais, além de ser utilizada na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões baseadas em análise e interpretação de dados.
Como é a utilização de dados na sua empresa? Suas decisões costumam ser baseadas na ciência de dados? Compartilhe conosco suas experiências!