Cloud security: o que é e como garantir a segurança na nuvem

Escrito por humanos

O cloud security é um conceito muito importante para qualquer empresa que deseja proteger os seus ativos de tecnologia e proteger os dados dos seus clientes. A segurança na nuvem envolve um conjunto de técnicas, medidas e políticas para proteger as informações, garantindo que apenas usuários autorizados tenham permissão para visualizar informações sensíveis.

A segurança cloud, quando bem definida e implementada, garante que os dados de um negócio estejam protegidos contra os olhares de criminosos virtuais. Para te ajudar a entender melhor essa abordagem, preparamos este conteúdo com os principais conceitos relacionados à segurança na nuvem.

O que é cloud security (segurança na nuvem)?

Traduzido como segurança na nuvem, o cloud security se refere a um conjunto de tecnologias, controles, medidas e políticas adotadas para proteger dados, serviços e aplicativos de uma empresa. O objetivo principal é promover proteção ao ambiente de uma empresa contra ameaças e vulnerabilidades externas e internas.

Em outras palavras, a segurança em cloud se concentra em como criar políticas e usá-las com as tecnologias para garantir a proteção dos dados. Os provedores de serviços em nuvem (CSPs) adotam um modelo de responsabilidade compartilhada, que serve para definir e dividir a responsabilidade entre o provedor e o cliente.

As empresas no mercado se movem rapidamente em direção à transformação digital para agilizar suas operações e, por isso, a adoção do ambiente em nuvem é um movimento comum em todos os segmentos.

Qual é a importância da cloud security?

O cloud security é importante, porque permite que as empresas resguardem as suas operações. Podemos dizer que essa abordagem cria meios para proteger as informações, redes, sistemas e aplicativos — além de ajudar a recuperar dados e identificar a causa de vazamentos.

Para garantir a segurança na nuvem, as empresas devem adotar um servidor que se preocupe com questões de segurança, configurar corretamente seu serviço e adotar hábitos seguros junto aos seus funcionários no uso dos dispositivos de tecnologia.

Quais são os benefícios da cloud security?

A cloud security promove uma série de benefícios para empresas que adotam o modelo de computação em nuvem. O primeiro benefício é a segurança de dados, porque garante que aquilo que está armazenado ficará protegido contra o acesso indevido e ameaças.

Outros benefícios, ao adotar um conjunto de medidas para segurança cloud computing, são a garantia de confiabilidade e integridade, disponibilidade das informações e proteção contra ataques. Veja mais sobre cada um deles:

Confiabilidade

A segurança cloud torna o ambiente de tecnologia mais confiável, porque proporciona um controle maior sobre as configurações dos aplicativos e das infraestruturas. Ao adotar práticas seguras do ambiente em nuvem, a empresa se protege contra problemas que possam afetar a disponibilidade dos serviços.

Disponibilidade

Ao manter o ambiente livre de ataques virtuais por meio de estratégias de segurança, a empresa garante continuidade ou disponibilidade das suas operações — ou seja, seus sistemas e aplicativos continuam operando corretamente, sem afetar os processos de um negócio. 

Proteção contra ataques

O conjunto de tecnologias e medidas adotadas na computação em nuvem ajuda a garantir a proteção contra ataques. É possível usar ferramentas para controlar o acesso aos dados, verificar intrusões e outros tipos de vulnerabilidades. Ao migrar para esse ambiente, é preciso que as empresas garantam a cloud security.

Segurança de dados

A segurança na nuvem ajuda a manter os dados seguros, porque um ambiente cloud oferece para as empresas backups e recuperações fáceis, além das análises integradas que ajudam a verificar de forma automática os incidentes e a respondê-los com agilidade. 

A segurança cloud é fundamental para o crescimento sustentável de um negócio, pois à medida que a busca por soluções digitais aumenta, crescem os riscos quanto aos dados armazenados por uma empresa.

Como funciona a estrutura da nuvem?

A estrutura da nuvem é formada por diferentes componentes que atuam em união, para criar uma plataforma e fornecer os serviços para o usuário. Trata-se de uma rede extensa de servidores remotos, utilizados para armazenar, gerenciar e executar aplicações e dados.

A estrutura cloud é formada pelos seguintes componentes: uma plataforma back-end (abrange todos os recursos e serviços oferecidos por um provedor), uma front-end (interface do lado cliente), uma rede (que conecta os dois lados de front e back) e um modelo de entrega que pode ser um do três abaixo:

  • Infraestrutura como serviço (IaaS): nesse modelo, em vez de uma empresa instalar seu próprio servidor, ela contrata o serviço, que seria um tipo de data center virtual com recursos de armazenamento; 

  • Plataforma como serviço (PaaS): é uma opção muito usada por empresas que desenvolvem softwares. Nesse modelo, a empresa pode implantar e criar seus softwares por ambientes de terceiros;

  • Software como serviço (SaaS): a empresa usa um software hospedado em um servidor e só paga pelo serviço e aplicações que utilizar, como uma assinatura.

Como garantir a segurança na nuvem?

Para garantir a cloud security, é necessário utilizar ferramentas para fazer backup dos dados e para gerenciar acessos dos usuários. Além disso, é recomendado adotar medidas, como educar a equipe com as melhores práticas de segurança; ao definir senhas, ao usar aplicações, dispositivos e escolher um provedor confiável.

Por meio da cloud security, as empresas podem proteger seus dados contra ameaças internas e externas. De forma sucinta, algumas práticas que auxiliam a assegurar a segurança na nuvem são:

  • Realizar backup constante;

  • Usar criptografia em arquivos;

  • Ter políticas de senhas;

  • Gerenciar acesso de usuários;

  • Usar ferramentas para monitorar atividades suspeitas.

A Algar Telecom, por meio do seu serviço cloud backup, oferece cópias de segurança na nuvem para as empresas. É uma solução completa, com painel simples de gerenciamento e pagamento sob demanda. Com isso, a empresa garante uma cópia dos dados para serem recuperados em casos de desastres.

Como funciona o modelo de responsabilidade compartilhada?

No modelo de responsabilidade compartilhada, o fornecedor de nuvem fica responsável pela segurança da infraestrutura subjacente disponibilizada para os seus clientes. Isso inclui hardware, instalações, redes e softwares. Enquanto o contratante se responsabiliza pelas áreas das quais possui controle (dados, configurações, gerenciamento de acesso, e dispositivos conectados na nuvem).

Mas essa divisão pode variar e depende do modelo de nuvem adotado (IaaS, PaaS, SaaS). Mas, de forma resumida, os clientes são responsáveis pelo executado “na” nuvem”, e os provedores são responsáveis pela infraestrutura principal e a nuvem.

Qual é o futuro da cloud security para as empresas?

O futuro da cloud security é bastante promissor. Com base em uma pesquisa realizada pela Gartner, a computação em nuvem deve ser utilizada por até 50% das empresas até 2027, o que vai representar maior atenção nos quesitos de segurança.

Nós, da Algar Telecom, disponibilizamos soluções em nuvem por meio dos nossos serviços, Cloud Plus e Cloud Backup. Com esses produtos, sua empresa pode criar servidores de modo fácil e guardar cópias de segurança dos dados. Conheça agora mesmo todas as soluções de tecnologia que a Algar pode oferecer para o seu negócio!

3/5 - (Total de avaliações: 1)