ISCA: rastreamento de carga por SIMCard com conexão chip M2M

Escrito por humanos

O sistema isca de rastreamento de carga é a solução que garante a segurança de toda a sua operação. O SIMCard auxilia no monitoramento contínuo de qualquer produto e aumenta a segurança das mercadorias.

Além disso, também facilita a identificação e a recuperação da carga em casos de roubo, pois permite a localização em tempo real. Quer entender mais sobre o sistema e como mitigar riscos em sua empresa? Continue a leitura!

O que é o Isca da Algar Telecom?

O Isca da Algar Telecom é a solução de rastreamento de cargas e bens que utiliza SIMCards com tecnologia M2M. Ele é posicionado de forma estratégica entre a carga, onde normalmente o motorista desconhece a sua localização exata, e facilita o gerenciamento da frota. Suas funções envolvem:

  • Monitoramento em tempo real: o chip possibilita o monitoramento contínuo da carga, garantindo melhores condições de transporte;
  • Gestão de cadeia de suprimentos: proporciona ao cliente total ciência sobre o estado de uma entrega, ajudando a manter a transparência, além de otimizar as etapas de rastreamento;
  • Gerenciamento de depósito: outra funcionalidade do chip M2M é a implementação geral de sensores IoT no depósito, para facilitar o controle e monitoramento de acesso, condições ambientais, desempenho dos funcionários em tempo real, além da entrada e saída de carga;

Ainda que os chips tradicionais realizem a comunicação entre máquinas, o chip M2M para rastreador pode transmitir informações diversas de maneira ágil e é mais seguro em relação aos dados criptografados. A ferramenta foi desenvolvida para enfrentar variações intensas, ambientes adversos e outras situações, proporcionando mais controle sobre a carga e tornando a gestão da frota eficiente.

Benefícios do rastreamento de cargas com o Isca

O rastreamento e o monitoramento da carga proporcionam uma série de benefícios ao serviço de logística, onde a precisão de localização é um dos principais. Outros benefícios do SIMCard Isca envolvem:

  • Chip descartável, com duração de até 90 dias;
  • Contratação rápida e prática, sob demanda;
  • Todo gerenciamento é feito diretamente na Plataforma Meu IoT;
  • Melhores preços com pagamento único;
  • Com a redundância de rede do Multi Connect, se uma rede falhar, o SIMCard Multi Connect Isca se conecta à outra rede disponível na área, independentemente da localização.

Veja também: Entenda o que é IoT e como implementar na sua empresa

Como funciona o sistema de rastreamento Isca?

O chip M2M do Isca é adicionado em um equipamento rastreador e, a partir daí, é feito o monitoramento. Para visualizar as informações, é necessário acessar a plataforma de rastreamento, que informa a placa do veículo e outras informações precisas. Em geral, o recurso é bastante utilizado para rastrear bens móveis, bem como para a recuperação de cargas em caso de adversidades. 

O chip M2M funciona por meio da união de tecnologias de comunicação, como a conexão Wi-Fi, e de um software com inteligência para interpretar dados. Desse modo, é possível analisar e até mesmo realizar ajustes necessários em tempo real.

Enquanto os chips tradicionais são mais utilizados para conexões individuais, como o acesso à internet por meio do celular, o chip M2M pode consumir mais dados que os comuns. Isso porque são utilizados em aplicações IoT (Internet das Coisas) e em sistemas de automação industrial, que normalmente exigem monitoramento e gerenciamento à distância com maior eficiência e constância.

A vantagem é que, associando o Isca com outras soluções de IoT da Algar Telecom, não há motivos para se preocupar com a internet, pois se uma rede falhar, a conexão com outra rede disponível é feita na hora.

Boas práticas para utilizar a ISCA de carga da melhor forma

A Isca de carga pode ser utilizada em automóveis de diversos portes e pode facilmente indicar a localização da carga por meio de um software. Por este motivo, o recurso é amplamente utilizado em serviços de transporte de veículos, mas para utilizá-lo da melhor maneira, é necessário adotar medidas práticas como:

  • Realizar treinamentos para a equipe: o treinamento para a equipe é essencial para os colaboradores poderem utilizar o software de maneira eficaz, além de tomarem providências assertivamente, se necessário;
  • Analisar relatórios regularmente: a análise de relatórios permite a tomada de decisões de maneira inteligente e também pode aumentar a segurança do transporte;
  • Integrar o sistema com outros softwares de gestão: a combinação de softwares de gestão contribui diretamente para o reforço da segurança em serviços de logística.

Ao adotar medidas práticas para utilizar a Isca da melhor maneira, seja por integrar outros softwares de gestão, analisar relatórios com frequência e realizar treinamentos para a equipe, a empresa de transporte e os proprietários da carga poderão desfrutar dos benefícios do recurso.

O rastreamento de carga por SIMCard com conexão chip M2M para rastreador chegou para revolucionar o monitoramento de transporte, tornando o processo ainda mais eficaz e seguro para os ativos envolvidos. Se interessou? Acesse nosso site agora mesmo e fale com um consultor!

Avalie este post

Deixe um comentário