É no balanço anual da empresa que você compara informações importantes como despesas, pagamentos, receitas e recebimentos, além de definir qual é o saldo do seu negócio dentro de um período de tempo.
Embora seja primordial para a estabilidade do negócio, pois impede que você caia em ilusões financeiras, o balanço anual da empresa ainda é algo desafiador para muitos empreendedores. E isso não é à toa, pois, de fato, é uma tarefa bastante burocrática.
Para ajudar você nesse desafio, preparamos este artigo mostrando como realizar o balanço anual da empresa e explicando como a ferramenta da Algar Telecom, o Gestão Financeira, consegue tornar o processo muito mais simples. Confira.
Boa leitura!
Como realizar o balanço anual da empresa?
Para realizar o balanço anual da empresa de maneira correta você precisa focar em 3 pontos: Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido. Vamos entender como realizar o processo a partir desses bens.
Ativos
Os Ativos são os bens que ainda “estão na fila” para se tornarem benefícios, por exemplo, as aplicações e o estoque. Existem dois tipos de Ativos: circulantes e não circulantes.
Os circulantes são aqueles que o gestor lida diariamente e que se tornarão recebíveis até a realização do próximo balanço anual da empresa, por exemplo: estoque, caixa financeiro e notas a receber.
Os não circulantes, como o nome pressupõe, são aqueles que não acontecem recorrentemente. Os exemplos são pagamentos anuais e itens utilizados para a execução de tarefas diárias, como veículos, computadores etc.
Passivos
Enquanto os Ativos são os benefícios a receber, os Passivos são os débitos que a empresa precisa pagar. Eles também são definidos como circulantes e não circulantes.
Os circulantes são débitos recorrentes, como contas de água e luz, bem como, salários e impostos mensais.
Os não circulantes são as dívidas de grande período, aquelas que demorarão mais de 1 ano para serem quitadas, tais como: financiamentos e empréstimos.
Patrimônio Líquido
Se você já sabe quais os seus benefícios e os seus débitos, a diferença entre eles é o seu Patrimônio Líquido. É nesse resultado que você conclui, de fato, qual é o capital que o seu negócio detém.
Para não ser surpreendido no balanço anual ou cair em alguma armadilha financeira, o ideal é você acompanhar as informações mês a mês, garantindo que nenhum dado importante passe despercebido.
Como os recursos do Gestão Financeira facilitam o trabalho no balanço anual da empresa?
Como você pôde notar, o modus operandi do balanço anual da empresa não é tão complexo. Você levanta informações sobre os Ativos, Passivos e calcula a diferença para achar o Patrimônio Líquido. Porém, na prática, o levantamento de informações pode dar muita dor de cabeça.
É nesse momento que os recursos do Gestão Financeira facilitam, e muito, o seu trabalho. O software da Algar Telecom permite que você acesse todos os dados de maneira rápida, simples e segura.
Em uma tela intuitiva, você levanta rapidamente informações sobre documentos fiscais, relatórios de vendas, contas a pagar, notas a receber, entre outros.
Além de oferecer um processo dinâmico, o Gestão Financeira conta com o recurso mobile, um diferencial que permite acesso de qualquer lugar. A partir de um login e senha, o gestor realiza o seu trabalho do próprio smartphone ou tablet.
Somado a tudo isso, ainda tem a segurança de alto padrão. Todos os dados são armazenados em servidores espalhados pelo mundo, evitando que as suas informações financeiras sejam encontradas por pessoas não autorizadas.
Enfim, a realização do balanço anual da empresa só é um desafio para quem ainda não abraçou a transformação digital. Com a utilização de ferramentas como o Gestão Financeira, o seu único trabalho será pesquisar pelas informações desejadas. Uma atividade simples, mas essencial para a estabilidade do seu negócio.