Artigos Algar Telecom | 11 de maio de 2020

Liderança: você conhece as características de um líder marcante?

Tempo de leitura: 5 minutos

Não podemos falar em liderança sem citar Jeff Bezos, um dos mais brilhantes jovens empreendedores. Fundador e CEO da Amazon, ele tinha um emprego tradicional antes de se tornar um empreendedor. O upgrade na carreira ocorreu quando ele começou a se autoanalisar e perceber que poderia se arrepender se chegasse na terceira idade e não tivesse, ao menos, tentado novos horizontes.

Jeff afirma que todas as pessoas precisam buscar novos caminhos, pôr no papel os seus projetos, idealizá-los e tomar uma atitude antes que seja tarde demais. Considerado um dos empreendedores mais bem-sucedidos da atualidade, ele tem uma fortuna que já ultrapassa a 150 bilhões de dólares — seguido de Bill Gates, fundador da Microsoft.

Vamos conferir quais são as características de uma liderança jovem, marcante e inovadora? Continue a leitura!

Saiba valorizar o tempo das pessoas

Não há nada mais maçante do que passar horas em uma reunião que poderia ter sido facilmente resolvida por um e-mail, você concorda? Infelizmente, isso é uma prática muito comum nas empresas.

Portanto, uma dica interessante que Jeff traz para nós é saber valorizar o tempo das pessoas. Assim, antes das reuniões, é necessário enviar um memorando contendo todas as pautas a ser discutidas. Dessa maneira, quando os colegas chegam na reunião, eles já trazem soluções prontas ou análises já desenvolvidas.

Não pense pequeno, para ter uma boa liderança tenha uma visão a longo prazo

Jeff Bezos criou o seu e-commerce antes da revolução digital, ou seja, muito tempo antes das pessoas terem o costume de fazer as suas compras pela internet. Portanto, ele sempre teve uma visão mais aguçada quando o assunto é o futuro dos negócios.

Leia também: Benefícios para funcionários – Motivação para sua equipe

Se você quer ter uma boa liderança na sua empresa, não seja mercenário

Bezos afirma que é muito fácil uma pessoa ser mercenária, ou seja, aquela que se empenha ao máximo e dedica todo o seu potencial em concluir uma única tarefa para receber uma determinada recompensa.

O empreendedor explica que é mais importante ser um missionário — aquele que foca os seus esforços em realizar as suas atividades bem-feitas, com muita qualidade, mesmo que isso signifique passar dias em cima da mesma tarefa.

Jamais se esqueça da concorrência

O jovem e líder revolucionário afirma que é importante estar sempre atento ao que a concorrência está fazendo. Ao fazer essa análise é possível copiar o que está funcionando corretamente.

Bezos conta que na Amazon eles têm uma filosofia de preços baixos todos os dias; e você sabe de onde isso foi tirado? A ideia foi inspirada nas campanhas da concorrente Walmart.

Inclusive, na Amazon eles têm um departamento exclusivo para isso, intitulado “inteligência competitiva”. Dessa forma, os funcionários do setor compram mercadorias de outros sites para avaliar a entrega, a logística, a velocidade, a interação, entre outros pontos.

Ponha a satisfação do cliente sempre em primeiro lugar

Bezos acredita que um dos melhores processos para a inovação acontecer é investir na satisfação do cliente. Assim, ele trabalha com a ideia de “trabalhando para trás”.

Isso significa que o ponto de partida é sempre a necessidade do cliente. Somente depois dessa análise é realizado um caminho reverso para ter insights valiosos sobre como inovar e resolver as dores do usuário.

Confie no seu time e ouça o que ele tem para falar

Outra característica marcante do líder inovador é que ele é muito conhecido como o último a falar nas reuniões. Isso porque ele confia no seu time e quer ouvir (sem interferências) a opinião de seus funcionários.

Isso proporciona uma análise ampla sobre os processos sem influenciar ninguém a se posicionar em uma determinada reunião. Dessa maneira, ele confia no seu time e os deixa livre para analisar e propor as melhores soluções para a Amazon.

Jeff Bezos é uma inspiração quando o assunto é inovação, sucesso nos negócios e lucratividade. Fundador e CEO da Amazon, Bezos traz diversos ensinamentos sobre liderança e como se tornar um profissional marcante. Neste post, você conheceu os principais para se inspirar e implementar essas ideias na sua empresa.

Você gostou do nosso conteúdo sobre liderança? Se sim, vamos continuar o aprendizado? Leia agora mesmo 5 problemas de comunicação empresarial mais comuns e como resolvê-los!

https://www.algartelecom.com.br/empresas?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=algarempresa

Deixe seu comentário