AIOps: o que é, como funciona e benefícios

A AIOPs trata-se de uma abordagem que recorre à Inteligência Artificial para melhorar e automatizar a gestão e monitoramento de infraestruturas de TI. Entre tantos benefícios, destaca-se o aumento da eficiência operacional, a redução de tempo de inatividade e melhoria na experiência do usuário.

A operação funciona a partir da integração de dados de diferentes fontes, como os logs, métricas e eventos. Ela é usada para identificar padrões, anomalias ou até mesmo tendências. Desta forma, permite uma resposta mais rápida e eficaz em relação a incidentes e problemas, entenda.

O que é AIOps?

A AIOPs é uma abordagem inovadora usada para o gerenciamento e operação das Tecnologias da Informação. As operações utilizam as técnicas avançadas de IA, como o aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, com dados e análises de sistemas.

A partir dessa integração, é possível automatizar tarefas operacionais da área de TI e, até mesmo, lidar com a complexidade e a escala de infraestruturas modernas. De forma eficaz e eficiente, é possível analisar um grande volume de dados de várias fontes e também informações contextuais de negócios.

Esse tipo de abordagem proativa garante que as equipes de operações de TI possam identificar e resolver problemas rapidamente. Além disso, a técnica contribui para análises de problemas que podem ocorrer futuramente.

Como funciona a AIOps?

A AIOps funciona a partir da integração de dados de várias fontes que existem no ambiente de TI. Isso pode incluir logs, métricas de desempenho, aplicativos, eventos de sistemas, tickets de suporte e, até mesmo, dados de negócios.

Por meio de análises inteligentes, é possível que os sistemas se mantenham em funcionamento de maneira eficiente e confiável. Por isso, é uma técnica consideravelmente excelente para o monitoramento e gerenciamento de TI.

Quais são os principais elementos da AIOps?

Para entender AIOPs é necessário também entender seus principais elementos. Eles envolvem a coleta, análise, normalização e enriquecimento de dados, a percepção de erros e problemas, além da automatização de respostas.

  • Coleta de dados: esse é o primeiro passo fundamental do método, envolvendo a coleta de dados de várias fontes no ambiente de TI, como logs, métricas, tickets de suporte e dados de negócios;

  • Normalização e enriquecimento de dados: após a coleta, os dados são normalizados para garantir consistência. Depois, eles são enriquecidos com informações contextuais relevantes, como metadados de aplicativos, informações de configuração e contexto de negócios, o que facilita a análise posterior dos dados;

  • Análise de dados: a análise de dados é a parte central da técnica. Nela, os algoritmos de inteligência artificial são aplicados para identificar padrões normais de operação, relações entre diferentes conjuntos de dados e anomalias que podem indicar problemas potenciais;

  • Detecção de erros e problemas: com base na análise dos dados, as operações conseguem detectar erros e problemas em tempo real. Isso pode incluir desde pequenas flutuações de desempenho até falhas críticas nos sistemas;

  • Priorização e ações recomendadas: uma vez detectados os problemas, é a vez de priorizar com base em sua gravidade e impacto nos serviços de TI. Além disso, ela pode recomendar ações corretivas ou mitigadoras para resolver os problemas de forma rápida e eficaz;

  • Automatização de respostas: em muitos casos, a AIOps pode automatizar completamente a resposta a problemas comuns, executando ações corretivas sem intervenção humana. Isso pode incluir reinicialização de servidores, realocação de recursos de nuvem, escalonamento de incidentes e muito mais.

É importante entender sobre o que é AIOPs e também que todos os elementos trabalham em conjunto, ou seja, não tem como aplicar apenas alguns e esperar um resultado completo e que seja eficiente para a sua empresa de TI.

Que tipos de recursos a AIOps possuem?

Os recursos deste método que permitem automatizar e aprimorar as operações são: monitoramento inteligente, detecção de problemas em tempo real, análise preventiva, correlação de dados, automação de respostas, visualizações e dashboards e integração de sistemas já existentes.

Todos eles proporcionam uma melhora significativa no todo do sistema. A AIOPs possui influência positiva nos processos realizados na empresa de TI, assim como também na experiência do usuário, veja.

Monitoramento inteligente

Capacidade de monitorar o desempenho e a integridade de todo o sistema. Com isso, identifica padrões normais de operação e erros que podem indicar problemas mais sérios.

Detecção de problemas em tempo real

A AIOps é capaz de identificar problemas como picos de tráfego, falhas de servidores e erros nos aplicativos, em tempo real. Desta forma, proporciona uma resposta rápida e eficaz.

Análise preventiva

Ao utilizar algoritmos de aprendizado de máquina para prever problemas futuros, permite que todo o sistema conte com uma abordagem proativa para a manutenção e resolução de problemas.

Correlação de dados

A operação possui capacidade e facilidade em relacionar diferentes dados como logs, métricas e eventos. Todos esses dados são usados para identificar relações causais entre eventos não relacionados, facilitando a resolução de um problema mais complexo.

Automação de respostas

O método oferece ações corretivas em resposta a problemas detectados. Com isso, é possível reduzir a necessidade de intervenção humana e proporcionar o mínimo de tempo inativo possível.

Visualizações e dashboards

Toda a técnica envolve o fornecimento de visualizações intuitivas e dashboards personalizados. Por meio deles, as equipes de operações podem monitorar o estado dos sistemas e identificar tendências positivas ou negativas.

Integração com sistemas já existentes

A AIOPs o que é proporciona a integração entre ferramentas de gerenciamento de incidentes, ferramentas de monitoramento de infraestrutura, sistemas de ticketing e outros tantos sistemas de TI, necessários para o andamento e desenvolvimento do negócio.

Quais são os benefícios da AIOps?

Os benefícios da AIOps estão ligados a uma eficiência operacional aprimorada, redução do tempo de inatividade, previsão de problemas, otimização de recursos e tomada de decisão informada.

Ao automatizar tarefas, é possível aumentar a eficiência das equipes, já que é possível tornar a concentração mais efetiva. Além disso, o tempo de inatividade é reduzido consideravelmente quando o sistema permite uma resposta mais rápida contra incidentes e problemas.

A análise preventiva que o método oferece permite às organizações antecipar e prevenir problemas antes mesmo que eles ocorram. Com isso, há a otimização dos recursos e, também, a tomada de decisões com base em dados reais.

Como utilizar e implementar a AIOps?

Para utilizar e implementar a AIOPs, é necessário seguir alguns passos que envolvem a avaliação da necessidade, seleção de ferramentas e plataformas, coleta e integração de dados, configuração e treinamento de modelos de IA e implementação de automatização.

É importante que cada etapa seja bem estudada para que o uso das operações não sejam feitas de forma errônea ou, até mesmo, inadequada. Por isso, é importante ter o auxílio de empresas especializadas como a Algar para tirar dúvidas e encontrar a melhor opção para cada projeto.

Como o Copilot pode deixar esse processo ainda melhor?

O Copilot é uma ferramenta que aprimora o processo de implementação por meio da assistência personalizada, desenvolvimento de modelos de IA, otimização de código e configuração e identificação de problemas e soluções.

Em geral, o Copilot pode atuar como um parceiro inteligente e colaborativo durante todo o processo de implementação das operações, que contribui ao maximizar os benefícios da abordagem para o gerenciamento e operações de TI.

É importante destacar que a AIOPs oferece vantagens significativas para as organizações de TI e os benefícios não são apenas para a própria empresa como também para os usuários dela.

Além de todas as ferramentas que podem melhorar a aplicação e o desenvolvimento das operações de IA, a Algar também pode contribuir para melhorar ainda mais os resultados da sua empresa. Os profissionais especializados da Algar estão prontos para oferecer o melhor da tecnologia para o seu negócio!

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Deixe um comentário