Always On: uma estratégia para empresas no cenário digital de 2025
Algo nato do mercado de trabalho atual é a constante transformação e evolução das tecnologias e tendências de funcionamento no âmbito empresarial. Afinal, para que uma empresa se mantenha em destaque, é de extrema importância acompanhar essas atualizações e aperfeiçoar seu funcionamento.
A estratégia always on chega como uma forma de possibilitar isso. Sendo uma das tendências atuais mais populares em meios corporativos, essa ferramenta é a chave para garantir o impulsionamento de seu negócio.
Sabendo dessa relevância, a Algar preparou um guia com tudo o que você precisa saber sobre a estratégia always on. Continue conosco e descubra como essa estratégia funciona, seus benefícios e como implementá-la.
O que é a estratégia always on?
Tendo em vista a necessidade de estar em constante evolução, a always on surge como uma estratégia para garantir que as empresas se mantenham conectadas o tempo todo. Isso permite que ela esteja sempre disponível e preparada para se adaptar tanto às demandas do mercado quanto às demandas dos clientes.
Esse processo é realizado através da implementação de tecnologias, processos e infraestrutura que possibilitam à empresa operar constantemente, sem nenhum tipo de interrupção.
Em outras palavras, assim como o próprio nome sugere, trata-se de estar sempre ligado, sempre ativo. Isso significa para as empresas estar constantemente disponíveis para atender seus clientes, analisar dados e garantir a produtividade de seus funcionários.
Por que adotar a estratégia Always On na sua empresa?
Se o seu objetivo é alavancar seus negócios através do aumento de produtividade, a estratégia always on é para você. Esse método possibilita melhoria nas comunicações, aumento de produtividade e prontidão para lidar com crises e oportunidades. Entenda melhor que forma isso ocorre.
1. Melhora na comunicação interna e externa
A comunicação efetiva é uma das chaves para a produtividade. Ainda mais nos dias atuais, a urgência em ser atendido e respondido de modo imediato tem se intensificado.
Imagine o quão benéfico seria conseguir suprir a necessidade de resposta rápida e constante das pessoas no ramo dos negócios. É exatamente isso que a always on faz.
Através da adoção do método always on, o processo de comunicação se torna mais eficiente e rápido. Isso vale tanto internamente, ou seja, entre os funcionários, quanto externamente, com os clientes.
Estar conectado o tempo todo faz com que você esteja sempre disponível para seus clientes e que sua equipe desenvolva uma comunicação fluida e eficaz.
2. Aumento da produtividade e competitividade
Com o aperfeiçoamento da comunicação interna e externa, o aumento dos níveis de produtividade é certo. Uma vez que seus funcionários estiverem conectados uns com os outros, trabalhando com uma mentalidade de equipe, os níveis de desempenho tendem a aumentar.
Além disso, com a facilidade ao acesso de informações importantes a qualquer momento, a eficiência das operações aumenta. Dessa forma, a empresa se mantém competitiva em um mercado que exige agilidade e inovação constante.
3. Resposta rápida a crises e oportunidades
Além de ganhar velocidade nas comunicações e na produção, as empresas que adotam o always on se equipam para responder de forma rápida a crises e oportunidades.
No mercado atual, tudo gira em torno de agilidade. Muitas vezes, os clientes optam por um serviço mais rápido ao invés de um que ofereça a qualidade que eles procuram.
Diante disso, estar atento a responder às oportunidades de forma rápida é crucial. Isso fará com que, ao aparecer uma oportunidade promissora, você esteja na frente de seus concorrentes ao aceitá-la.
Do mesmo modo, diante de algum tipo de crise, você também consegue agir rapidamente e se precaver contra consequências mais graves, matando o mal pela raiz.
Veja também: Avanços da inteligência artificial em 2025: o que esperar?
Como implementar a estratégia always on na sua empresa?
Como você pôde observar, implementar a estratégia always on é a chave para alavancar seu negócio. Agora que você conheceu mais sobre esse conceito e como ele funciona, entenda também como implementar essa tática.
1. Adote tecnologias de comunicação e colaboração em tempo real
Comunicar em tempo real é fundamental para aumentar a conexão entre empresa e cliente e entre membros das equipes. Para isso, a empresa deve adotar tecnologias de comunicação instantânea, como ferramentas de chat, videoconferências e plataformas de colaboração. Dessa forma, a empresa garante um funcionamento eficaz das funções internas e externas da organização.
2. Invista em infraestrutura robusta de TI
Para garantir que a estratégia always on seja eficaz, é essencial ter uma infraestrutura de TI de alta qualidade. Isso inclui conexões de internet rápidas e estáveis, servidores de dados confiáveis e uma rede de segurança cibernética que proteja todas as informações da empresa. A infraestrutura deve ser preparada para suportar a demanda de conectividade constante e facilitar o fluxo de dados.
3. Automação de processos
Algumas atividades demandam um tempo maior dos funcionários e outros encarregados quando precisam ser configuradas manualmente. Aderir à automação de funcionalidades de uma organização é um processo fundamental para garantir velocidade e praticidade.
Assim, com a automação de tarefas simples ou processos mais complexos, como gestão de estoque ou atendimento ao cliente, a automação libera tempo e recursos, permitindo que a empresa funcione de forma contínua sem sobrecarregar as equipes.
4. Gestão de dados em tempo real
Ao gerir informações em tempo real, você garante uma tomada de ação agilizada. Isso significa que a empresa deve coletar, analisar e tomar decisões instantâneas. Dessa forma, além de garantir decisões rápidas e assertivas, a análise de dados em tempo real ajuda a identificar oportunidades de melhoria e corrigir falhas operacionais rapidamente.
Benefícios de adotar o modelo Always On
Depois de entender sobre a estratégia always on, você certamente notou o quão benéfico para os seus negócios seria adotá-la. Para exemplificar melhor o modo como essa técnica atua no dia a dia de sua empresa, separamos algumas funcionalidades que ela pode desempenhar. Confira!
1. Atendimento ao cliente 24/7
Oferecer um atendimento 24/7 aos seus clientes é, além de um grande atrativo, um diferencial. Além disso, dispor a atender seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, é fundamental para sanar todas as suas necessidades, o que é extremamente importante na configuração atual do mercado.
2. Aumento da satisfação da equipe
Quando as equipes têm acesso contínuo a informações e ferramentas necessárias para o seu trabalho, isso resulta em maior satisfação. A estratégia always on proporciona a flexibilidade para os colaboradores trabalharem de forma mais eficiente, permitindo um ambiente de trabalho mais dinâmico e menos suscetível a falhas e interrupções.
3. Flexibilidade e escalabilidade
O modelo always on também permite maior flexibilidade para a empresa se adaptar às mudanças do mercado e crescer de forma escalável. Como a operação está sempre disponível, a empresa pode expandir suas atividades sem interrupções e garantir que os recursos estejam sempre otimizados, tanto para grandes como para pequenas demandas.
Como a Algar pode ajudar a sua empresa a adotar a estratégia Always On
Para você que está pronto para adotar uma estratégia always on e melhorar a eficiência da sua empresa, a Algar oferece soluções de conectividade e infraestrutura. Com planos de internet para empresas, soluções de cloud computing e suporte técnico especializado, a Algar pode garantir que sua empresa esteja sempre conectada, produtiva e pronta para qualquer desafio.
Entre em contato agora mesmo com a Algar e descubra como nossas soluções podem ajudar sua empresa a se manter competitiva e ágil no cenário digital de 2025.