O trabalho da Algar Telecom gira em torno do propósito de servir e oferecer um serviço de qualidade. Para isso, a empresa sempre procura inovar e melhorar suas soluções e entregas para os clientes. Por isso, busca ferramentas e métodos que auxiliem no trabalho de seus associados e gerem qualidade de trabalho. Com o projeto Algar SOM (Service Order Management), aplicativo criado para uso dos técnicos de campo, o objetivo é tornar ágil e autônomo o atendimento às ordens de serviço.
Leia também: MULTICLOUD ALGAR TELECOM – CONHEÇA OS SEUS DIFERENCIAIS!
A função dos técnicos de campo é instalar os cabos, testar se está tudo funcionando nas centrais de internet e telefonia e fazer reparos sempre que algum cliente solicita. Em sua rotina, é preciso que os técnicos entrem constantemente em contato com a central de atendimento da Algar Telecom para que os problemas sejam resolvidos e as ordens de serviço sejam executadas. Esse trabalho geralmente leva algum tempo, além de tirar a autonomia do funcionário, e é por isso que, baseado no pilar de Eficiência Operacional da empresa, foi criado o SOM. De acordo com Renato Vandré, analista de operações e serviços, a ferramenta serve para que o técnico realize suas atividades em alguns passos simples e sem depender de outra pessoa: “Este aplicativo está proporcionando várias melhorias nas nossas atividades executadas”, diz.
O sistema, que é um aplicativo via internet, foi implantado em mais de 12 regionais da Algar Telecom e mais de 200 técnicos foram treinados para o utilizarem corretamente. O SOM foi desenvolvido em parceria pelas áreas de TI, segurança da informação, infra, processos, operação field e centro de operações e os técnicos podem atender e tratar suas ordens de serviço por meio de seus smartphones. Para o coordenador de operação integrada, Marcos Rodrigues, esse será um grande passo para a Algar Telecom: “Estamos partindo para uma automação inteligente voltada para a parte de configurações. Nosso centro de operações sai de um modelo tradicional para se transformar em um centro moderno e dinâmico”, diz.
O Algar SOM possui as seguintes funcionalidades para uso dos técnicos:
Configuração da banda larga: Troca de porta, Desbloqueio de porta, Reset de porta, Certificação ADSL/VDSL
Configuração telefonia fixa: Troca de posição, Desbloqueio de posição, Verificar Programação.
[mc_newsletter tipo=”clean”]