Você concorda que o advento da internet trouxe uma série de benefícios para a população? O rápido acesso à informação, a melhoria na comunicação e as oportunidades das novas tecnologias são alguns exemplos. Nesse cenário, precisamos conversar sobre a inclusão digital; afinal, nem todos têm acesso à tecnologia.
A inclusão digital é uma ação que visa garantir que todas as pessoas possam se beneficiar das vantagens que a tecnologia traz. Tornar as tecnologias da informação e da comunicação mais acessíveis é essencial para que as pessoas não fiquem à margem dos fenômenos, das mudanças, das oportunidades e das facilidades que a tecnologia traz em larga escala.
Então, vamos refletir mais sobre esse assunto? Continue a leitura!
Afinal, quais são os benefícios da inclusão digital?
Primeiramente, precisamos conversar sobre a importância de ter responsabilidade social. Na área corporativa ela acontece quando você investe, de forma voluntária, em ações que promovem o bem comum para mudar o mundo.
Uma empresa que investe na responsabilidade social trabalha com mais ética, transparência e impulsiona o desenvolvimento sustentável daquela região. Isso acontece porque são criadas ações para preservar os recursos naturais e também diminuir as desigualdades sociais.
Nesse aspecto, a acessibilidade e a inclusão digital são alternativas para promover a responsabilidade social na empresa, além de trazerem diversos benefícios. Vamos analisar: uma pessoa que está incluída no universo digital tem a oportunidade de realizar diversas ações, por exemplo:
- fazer cursos profissionalizantes;
- denunciar problemas sociais;
- conferir oportunidades de emprego;
- realizar diversas operações bancárias;
- realizar compras on-line;
- estudar e pesquisar sobre diversos assuntos;
- transmitir o seu conhecimento com facilidade.
Portanto, promover a acessibilidade e compreender a importância da inclusão digital é essencial para que todas as pessoas, incluindo as de baixa renda, possam ter acesso às informações e às facilidades trazidas pelo uso da tecnologia. Assim, é possível criar um mundo mais solidário, com cultura e mais humano.
Leia também: Por que a transformação digital deve garantir a segurança de dados?
Como promover a inclusão digital?
Como vimos, a inclusão digital é um esforço para que mais pessoas tenham acesso à tecnologia. Muitas empresas têm os seus próprios programas e ações para promover a acessibilidade na sua região. Diversas ações interessantes podem ser realizadas nesse sentido, tais como:
- baratear computadores;
- fazer campanhas de arrecadação de computadores para doar para entidades carentes;
- facilitar o acesso aos dispositivos e às conexões com a internet;
- encontrar alternativas para inserir a população de baixa renda em uma cultura tecnológica;
- contratar pessoas com deficiência;
- oferecer as condições necessárias para que pessoas com deficiência possam ter uma boa experiência com a empresa (tanto os clientes quanto os colaboradores);
- oferecer oficinas para que pessoas com deficiência possam ser incluídas no mundo digital;
- promover cursos para idosos.
Vale ressaltar que a inclusão digital não se resume somente em promover a acessibilidade para pessoas de baixa renda. Aqui, podemos citar também os idosos e as pessoas com deficiência.
Como a Algar Telecom apoia a inclusão digital?
Com o objetivo de contribuir para a melhoria da comunidade, a Algar Telecom apoia essa ideia e oferece algumas possibilidades, como o programa de inclusão digital.
Somos parceiros do Governo Federal na implementação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e também do Governo Estadual de São Paulo e de Goiás na implementação do Plano Banda Larga Popular (PBLP) para atender clientes residenciais.
Por meio desses programas, oferecemos planos e condições bem acessíveis. Além disso, temos ótimos planos para micro e pequenas empresas.
Você gostou de aprender sobre a acessibilidade e a importância da inclusão digital? Então, aproveite também para entender sobre o impacto digital nos pequenos negócios. Boa leitura!